O cadastro no sistema e posterior acesso, por meio de login e senha, são obrigatórios para a submissão de trabalhos, bem como para acompanhar o processo editorial em curso. Acesso em uma conta existente ou Registrar uma nova conta.

Condições para submissão

Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.
  • O assunto deve ser relacionado ao campo da Ciência, Tecnologia e Educação. Sugerimos aos autores que leiam os artigos publicados em outros volumes/números, para entender o foco e o escopo desta revista, e conceba seu artigo a partir das finalidades que nos propomos.
  • O artigo apresentado à RECITE é original e inédito, e não está sendo avaliado para publicação em outros eventos ou periódicos. Ele pode ser oriundo de Tese, Dissertação, Monografias ou trabalho apresentado em congressos, desde que significativamente modificados. Caso contrário, deve-se justificar em "Comentários ao editor".
  • As imagens reproduzidas no trabalho são liberadas para reprodução por seus autores e/ou herdeiros (anexar documento que comprove). A responsabilidade por danos que porventura sejam causados pela ausência dessa providência é do autor.
  • Ao submeter o trabalho, automaticamente autorizo a Revista Carioca de Ciência, Tecnologia e Educação publicá-lo, concedendo-lhe os direitos autorais.
  • Os artigos a serem avaliados para publicação na RECITE devem estar de acordo e seguir as recomendações da LGPD – Lei Geral de Proteção a Dados – Lei 13.709/2018. Informe no artigo que sua pesquisa está de acordo com a LGPD e que os dados estatísticos de crianças e jovens possuem o consentimento dos pais para divulgação da pesquisa, bem como a Anuência da Direção da escola e que estes dados integram a curadoria da escola, em drive por ela mantido.

Diretrizes para Autores

1) Envio de trabalho:

- O artigo deve estar formatado de acordo com o Modelo de formatação de artigo e deve ser submetido, para a Revista RECITE, na extensão “.doc” ou “docx” (Word for Windows);

- O texto não deverá conter a identificação do(s) autor(es), bem como no nome do arquivo;

- O trabalho deve ser remetido à revista pelo seu autor (ou por um dos autores) pelo sistema de submissão online, o Sistema de Editoração Eletrônica de Revistas (SEER/OJS), disponível a partir da página da revista RECITE;

- O cadastro e login são necessários tanto para a submissão online, quanto para o acompanhamento da submissão até sua aprovação. Se o autor ainda não tiver cadastro no sistema, será preciso criar um usuário e senha, clicando em “cadastro” no menu superior;

- O cadastro do autor no ORCID é necessário. Se o(s) autor(es) ainda não tiver(em) cadastro no ORCID, será preciso registrar no ORCID;

-  Todos os campos dos metadados no sistema deverão ser preenchidosOs trabalhos serão associados aos metadados preenchidos no momento da submissão e serão reconhecidos pelo sistema. Por essa razão, é imprescindível atenção para a correção no preenchimento dessas informações no momento da submissão.

1.1) Avaliação da Supervisão Editorial

O arquivo da Declaração de Direitos autorais deve ser encaminhado com todos os dados de autor principal e coautores, bem com as suas respectivas assinaturas. Somente, enviar para e-mail da RECITE, após a avaliação da Supervisão Editorial em relação se o trabalho está adequado às normas da Revista. Acesse aqui o Modelo da Declaração de direitos autorais do trabalho submetido na Revista RECITE.

2) Prazo

Revista Carioca de Ciência Tecnologia e Educação :: 2021 - v.6 - n.2

  ITEM                                                                                                            RESPONSAVEL      DATA 

Deadline para submissões de artigos                                                  AUTOR                01/10/2021 

Revisão editorial de layout                                                                     DESIGNER          20/12/2021

Lançamento                                                                                              EDITOR               30/12/2021

 

3) Fluxo de trabalho

O processo de desenvolvimento de cada edição da Revista segue um cronograma rígido e específico. Conheça o Fluxo de Trabalho.

  1. A Supervisão Editorial recebe o trabalho e em tempo ideal responde ao autor comentando se o mesmo está adequado às normas da Revista.
  2. Em caso de adequação às normas o trabalho é enviado a dois pareceristas ad hoc que terão um prazo determinado para encaminhar seus pareceres a supervisão editorial da Revista.
  3. Após recebidos, os pareceres são enviados aos autores do trabalho que dispõem de um prazo determinado pela Supervisão Editorial para especificar como cada sugestão dos pareceristas foi ou não implementada no trabalho.
  4. Após o término do prazo determinado pela Supervisão Editorial: Caso os autores atendam as modificações, o artigo segue para revisões e editoração final e por fim para publicação. Caso os autores não atendam as modificações sugeridas, os mesmos serão notificados da rejeição do trabalho o qual será desconsiderado para publicação.

4) Lei Geral de Proteção a Dados 

A Lei Geral de Proteção a Dados (LGDP) - LEI 13.709/2018 chega em boa hora, como salvaguarda da subjetividade do jovem e da criança. É neste sentido que a equipe da Recite está em consonância com o artigo 14 da Lei, para proteger os dados de ações que possam violar suas privacidades.

A LGPD recomenda que dados de pesquisas e artigos que divulguem informações de crianças e jovens precisam ter o consentimento de seus pais para serem contabilizados, bem como a anuência da Direção da escola. 

Por exemplo, os dados estatísticos de pesquisa não podem ser publicados se não houver o consentimento dos pais e assentimento das crianças e jovens. Mesmo que não divulgue os nomes dos participantes da pesquisa, os critérios de exclusão recomendam que os dados não podem ser contabilizados. Pelos critérios de inclusão, as crianças e jovens devem fazer os exercícios de sua pesquisa, mas os dados estatísticos referentes a estas somente poderão ser contabilizados, a partir dos Termos de Consentimento assinados pelos pais.

O conceito de dados brutos em pesquisas realizadas em ambientes escolares, deve ser acompanhado de TCLE's - Termo de Consentimento Livre e Esclarecido, no qual a família dá o consentimento sobre a inclusão dos dados estatísticos de seus filhos na pesquisa que está sendo realizada na escola. Sendo assim, os artigos para serem publicados na RECITE devem informar que a publicação de dados está respeitando a LGPD e que os protocolos e Termos de Aceite da escola e dos pais estão em drive mantidos pela escola.

Lembre-se de que seus artigos devem estar disponíveis na escola onde se realizou a pesquisa e na Secretaria de Educação, para consulta da comunidade, pesquisadores e outros professores.

A LGPD pode ser implantada com sucesso, mas é preciso entender os riscos da não proteção aos dados das crianças e jovens. O problema não está na burocracia da lei, que até existe, mas sim no campo ético, pois é preciso medir as consequências das publicações destes dados e publicar com proteção aos dados. Lembre-se de que dados transformam-se em informações e não sabemos que tratamento será dado aos dados que está publicando. Assim a RECITE está junto com você par proteger os dados estatísticos que deseja publicar.

O Direito Digital é uma conquista de todos, sendo assim, busque conhecer na sua escola e no seu CEP - Comitê de Ética em Pesquisa os Termos de Consentimento dos pais e Assentimento dos alunos, obtenha o Aceite da escola, as assinaturas dos pais nos Termos de Consentimento da pesquisa e guarde os Termos e protocolos por 5 anos. Tome conhecimento das Portarias publicadas pela sua Secretaria de Educação sobre a realização de pesquisas nas escolas.

Por outro lado, nós da equipe da RECITE estaremos aqui orientando e dando o suporte para que sua publicação esteja dentro da LGPD - Lei 13.709/2018, para que possamos oferecer dados estatísticos relevantes e consentidos.

 

Política de Privacidade

Os nomes e endereços informados nesta revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.