Produção de vídeo educativo para sensibilizar profissionais de equipe de enfermagem quanto ao uso de EPIs
DOI:
https://doi.org/10.17648/2596-058X-recite-v2n1-2Palavras-chave:
Biossegurança; Vídeo Educativo; Equipamento de Proteção IndividualResumo
O presente estudo teve como objetivo produzir um vídeo educativo para sensibilizar os profissionais que compõem equipes de enfermagem quanto ao uso de equipamentos de proteção individual. Para tal, foram realizadas oficinas com profissionais que trabalham em uma unidade de emergência em um hospital do
município do Rio de Janeiro para identificar os EPIs não utilizados e os motivos dessa decisão. As falas dos profissionais foram gravadas em áudio, transcritas e analisadas para compor o roteiro do vídeo. O motivo mais significativo elencado pelo não uso dos EPIs foi o desconforto que causam aos profissionais da equipe
de enfermagem. Os enfermeiros avaliaram positivamente o vídeo quanto à qualidade da imagem, som e mensagem proposta. Espera-se que este material educativo seja utilizado em oficinas de educação permanente, permitindo uma reflexão quanto aos riscos a que os profissionais de enfermagem estão expostos no setor de emergência hospitalar.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
O autor vem por meio desta declarar que o artigo, aprovado para publicação na Revista Carioca de Ciência, Tecnologia e Educação é um trabalho original, que não foi publicado ou está sendo considerado para publicação em outra revista, que seja no formato impresso ou no eletrônico. O autor do manuscrito em questão, também:
- Declara que participei suficientemente do artigo para tornar pública minha responsabilidade pelo conteúdo.
- Declara que o uso de qualquer marca registrada ou direito autoral dentro do manuscrito foi creditado a seu proprietário ou a permissão para usar o nome foi concedida, caso seja necessário.
- Declara que todas as afirmações contidas no manuscrito, são fatos, são verdadeiras ou baseadas em pesquisa com razoável exatidão.
- Declara que concordo que os direitos autorais referentes o artigo acima referenciado se tornarão propriedade exclusiva da Revista Carioca de Ciência, Tecnologia e Educação.