EDUCAÇÃO EM TEMPOS DE PANDEMIA

UMA EXPERIÊNCIA DE ENSINO REMOTO EM AULAS DE GEOGRAFIA

Autores

Palavras-chave:

Educação, Geografia, Tecnologias, Ensino Remoto, Pandemia

Resumo

O baixo desempenho (cumprimento de obrigações) em geografia dos alunos do sexto ano do ensino fundamental é o problema que constato como professor da Disciplina e que me mobiliza para a pesquisa no campo do ensino fundamental. Trago como crença que as novas tecnologias digitais de informação e comunicação podem mudar o comportamento do aluno e influenciá-lo a um melhor desempenho em Geografia. Nesse sentido estou desenvolvendo um estudo com alunos do sexto ano do ensino fundamental, a partir de um modelo de aulas ancorado em tecnologias digitais e interação que visa estimular a aprendizagem. É nesse escopo de estudos que  escrevo este Relato,  vivendo os efeitos da Pandemia do Coronavirus sentidos no Brasil, e quero mostrar a metodologia de aulas remotas que estamos implementando e que tem dado resultados com os alunos envolvidos nesta pesquisa.

Referências

INTERNET NO BRASIL: Estatisticas e projeções. Nielsen-IBOPE. 12/2019. Disponível em: https://www.nielsen.com/br/pt/press-releases/2019/68-milhoes-usam-a-internet-pelo-smartphone-no-brasil/ Acesso em: 24/05/2020.
SCHNEUWLY, B; DOLZ. Gêneros e tipos de discurso: considerações psicológicas e ontológicas. In: Gêneros orais e escritos na escola. Tradução e organização de Roxane Rojo e Glaís Sales Cordeiro. Campinas: Mercado das Letras, 2004.

Publicado

2020-09-25

Como Citar

Fortunato, J. C. G. (2020). EDUCAÇÃO EM TEMPOS DE PANDEMIA: UMA EXPERIÊNCIA DE ENSINO REMOTO EM AULAS DE GEOGRAFIA. REVISTA CARIOCA DE CIÊNCIA, TECNOLOGIA E EDUCAÇÃO, 5(especial), 35–37. Recuperado de https://recite.unicarioca.edu.br/rccte/index.php/rccte/article/view/102