TRÍADE PARA AS PRÁTICAS (SOCIO)EDUCATIVAS EM TEMPOS DE PANDEMIA

UMA REFLEXÃO NA DOCÊNCIA DO ENSINO SUPERIOR

Palavras-chave: Acessibilidade, Amorosidade, Assistencialidade

Resumo

Este ensaio nasce das reflexões, em tempos de Pandemia (im)postos pelo avançar do COVID-19, sobre a importância de se organizar as práticas (socio)educativas desenvolvidas em ambientes escolares e não escolares. Para esta finalidade, por meio de um relato de experiência, em construção no Ensino Superior, este texto traz uma discussão sobre três pilares que devem sustentar as práticas (socio)educativas, a saber: acessibilidade, amorosidade e assistencialidade.

Biografia do Autor

Marcio Bernardino Sirino, Professor da Universidade Castelo Branco (UCB)

Professor da Universidade Castelo Branco (UCB); Doutorando em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (ProPEd/UERJ); Mestre em Educação (UNIRIO); Especialista em Gestão da Educação Pública (UNIFESP); Especialista em Alfabetização dos Estudantes das Classes Populares (UFF/Angra dos Reis); Pedagogo (UCB); Gestor, Pesquisador e Tutor em EaD do Grupo de Estudos, Pesquisas e Extensão Fora da Sala de Aula (FFP/UERJ); Líder do Coletivo de Leituras e Investigações em Pedagogia Social (CLIPS/UCB); Membro do Núcleo de Estudos – Tempos, Espaços e Educação Integral (NEEPHI/UNIRIO) e Integrante do Grupo de Pesquisa Currículo: conhecimento & cultura (UERJ). E-mail: pedagogomarcio@gmail.com.

Referências

FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. São Paulo: Paz e Terra, 1996.
OTTO, Hans-Uwe. Origens da pedagogia social. In: MOURA, Rogério; SILVA, Roberto da; SOUSA NETO, João Clemente de (Orgs.). Pedagogia social. São Paulo: Expressão e Arte, 2011. V.1
SIRINO, M. B.; FERREIRA, A. V.; MOTA, P. F. A autonomia, a convivência e a hospitalidade como formas de construção de práticas socioeducativas na Educação Integral e(m) Tempo Integral. In.: FERREIRA, A. F; SIRINO, M. B; MOTA, P. F. (Orgs.). Pedagogia social e educação integral: campos educacionais em construção no Brasil. São Paulo: Pimenta Cultural, 2018.
Publicado
2020-09-13