APOIO ESPECIALIZADO PARA ESTUDANTES COM DEFICIÊNCIA VISUAL EM TEMPOS DE PANDEMIA
A EXPERIÊNCIA DA UNIVERSIDADE DE BRASÍLIA
Resumo
O texto objetiva relatar o trabalho de apoio especializado desenvolvido com auxílio de tecnologias digitais para os estudantes com deficiência visual da Universidade de Brasília. As ações foram realizadas pelo Laboratório de Apoio às Pessoas com Deficiência Visual da Faculdade de Educação. Metodologicamente, o apoio especializado foi assim organizado: identificação do estudante e dos recursos de acessibilidade de preferência; orientação para utilização de recursos de informática acessível e consultoria; e produção de material informacional acessível. As ações desenvolvidas foram fundamentais para a continuidade do processo formativo e para a permanência do vínculo dos estudantes com a universidade durante a pandemia.
Referências
BRASIL. Lei Nº 13.146, de 6 de julho de 2015. Institui a Lei Brasileira de Inclusão da Pessoa com Deficiência (Estatuto da Pessoa com Deficiência).
BRASIL. Portaria no 544, de 16 de junho de 2020. Dispõe sobre a substituição das aulas presenciais por aulas em meios digitais, enquanto durar a situação de pandemia do novo coronavírus - Covid-19, e revoga as Portarias MEC no 343, de 17 de março de 2020, no 345, de 19 de março de 2020, e no 473, de 12 de maio de 2020. Diário Oficial da União, Brasília, DF. 114 ed., 17 jun. de 2020. Seção 1, p. 62.
DISTRITO FEDERAL. Decreto n.º 40.509, de 11 de março de 2020. Dispõe sobre as medidas para enfrentamento da emergência de saúde pública de importância internacional decorrente do novo coronavírus, e dá outras providências. Diário Oficial do Distrito Federal, Brasília, DF. nº. 25, 11 de mar. 2020. Edição Extra, p. 3.
UNIVERSIDADE DE BRASÍLIA. Resolução do conselho de ensino, pesquisa e extensão n.º 0015/2020. Suspende o calendário acadêmico do primeiro semestre letivo de 2020 da Universidade de Brasília.
ZARDO, Sinara Pollom. Direito à educação: a inclusão de alunos com deficiência no ensino médio e a organização dos sistemas de ensino. 2012. 378 f., il. Tese (Doutorado em Educação)—Universidade de Brasília, Brasília, 2012.

This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
O autor vem por meio desta declarar que o artigo, aprovado para publicação na Revista Carioca de Ciência, Tecnologia e Educação é um trabalho original, que não foi publicado ou está sendo considerado para publicação em outra revista, que seja no formato impresso ou no eletrônico. O autor do manuscrito em questão, também:
- Declara que participei suficientemente do artigo para tornar pública minha responsabilidade pelo conteúdo.
- Declara que o uso de qualquer marca registrada ou direito autoral dentro do manuscrito foi creditado a seu proprietário ou a permissão para usar o nome foi concedida, caso seja necessário.
- Declara que todas as afirmações contidas no manuscrito, são fatos, são verdadeiras ou baseadas em pesquisa com razoável exatidão.
- Declara que concordo que os direitos autorais referentes o artigo acima referenciado se tornarão propriedade exclusiva da Revista Carioca de Ciência, Tecnologia e Educação.