APLICAÇÃO DE TECNOLOGIAS DIGITAIS ENQUANTO POLÍTICAS EDUCACIONAIS PARA INTERMEDIAR AS PRÁTICAS EDUCATIVAS NA REDE DE ENSINO DE QUIXERAMOBIM EM TEMPOS DE ISOLAMENTO SOCIAL
EXPERIÊNCIA COM ENSINO REMOTO EMERGENCIAL
Resumo
O presente trabalho tem por objetivo descrever as principais intervenções que culminaram em políticas educacionais emergenciais que foram adotadas no sistema de ensino público do município de Quixeramobim, localizado na região do Sertão Central do estado do Ceará. As iniciativas priorizaram a continuidade das práticas educativas por meio dos recursos tecnológicos nesse período de isolamento social e suspensão das aulas presenciais por conta da COVID-19, em meados de março de 2020. Refletindo sobre as características do ensino remoto emergencial, utilizou-se a metodologia de pesquisa-ação, colhendo dados a partir de entrevistas online com os atores educacionais e analisando-os qualitativamente, tomando notas sobre os principais acontecimentos nos quais os sujeitos da pesquisa envolveram-se, elencando as principais ações e recursos utilizados durante essa experiência. Destacam-se os principais impactos obtidos no trabalho docente e no cotidiano da comunidade escolar e seus desfechos demonstraram ser oportunos a continuidade e ampliação do emprego das Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC), no apoio das escolas junto ao trabalho presencial, quando este for normalizado, bem como, destacam que no cenário de isolamento social instaurado, as políticas públicas educacionais implementadas foram capazes de manter a aprendizagem dos discentes da rede de ensino, diagnosticando pontos estratégicos que devem ser futuramente tratados pelos gestores locais.
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