A EDUCAÇÃO BÁSICA EM ÉPOCA DE PANDEMIA

Palavras-chave: Educação básica, Pandemia, Covid-19, Tecnologia na Educação

Resumo

Este relato descreve experiência de docência em tempos de pandemia do COVID-19 na Educação Básica, na Escola X – em Vila Kosmos – RJ. Com escolas fechadas, por conta da necessidade de isolamento social como forma de controle a pandemia, assurgiu a necessidade de discutir novos caminhos e técnicas para envolver o aluno, utilizando tecnologia. O objetivo das ações que foram tomadas pela Instituição e a utilização da tecnologia como ferramenta viável para dar continuidade na rotina de estudos. Tendo paralisado a rotina escolar a aprendizagem foi viabilizada de maneira remota, o modelo proposto configurou-se de forma gradativa, de maneira que podemos perceber a participação e o envolvimento das famílias e alunos nas ações propostas. A partir dos dados obtidos de presença e interação nas plataformas e aulas síncronas, fica notória a excelência das ações tomadas pela presente Instituição de Ensino.

Referências

BRASIL. Ministério da Educação. Portaria nº 343, de 17 de março de 2020. Dispõe sobre a substituição das aulas presenciais por aulas em meios digitais enquanto durar a situação de pandemia do Novo Coronavírus – COVID-19. Diário Oficial da União, Brasília, DF, 18 mar. 2020. p. 39. Disponível em: http://www.in.gov.br/en/web/dou/-/portaria-n-343-de-17-de-marco-de-2020-248564376
Acesso em: 27 junho. 2020.

JUNQUEIRA, Eduardo. Não se pode confundir educação […].https://mais.opovo.com.br/jornal/opiniao/2020/03/27/eduardo-junqueira–atividade-escolar-remota-nao-e-ead.html. Acesso em: 27 junho. 2020.

SANTOS, Edméa. Educação online para além da EAD: um fenômeno da cibercultura. Anais do Congresso Internacional Galego-Português de Psicopedagogia. Universidade do Minho, Braga, Portugal, 2009, p. 5658-5671.
Publicado
2020-09-30