O Professor- designer de experiências de aprendizagem: autoria docente e uso de recursos lúdicos na formação de professores

Autores

  • Bianca Martins (UniCarioca/PUC-Rio)
  • Leonardo Nolasco-Silva (UERJ)

DOI:

https://doi.org/10.17648/2596-058X-recite-v2n1-9

Palavras-chave:

Design; práticas pedagógicas; formação de professores; cotidiano escolar; currículo

Resumo

O artigo discute a preparação e a vivência de uma prática lúdica de ensinoaprendizagem elaborada em parceria por uma designer e um professor regular do curso de Pedagogia. Tal experiência foi produzida/ aplicada no contexto de uma disciplina do curso de Pedagogia da UERJ. A imersão no curso em questão
fez parte de uma pesquisa mais ampla que visava compreender os benefícios do uso de recursos do Design (linguagem visual, processo projetual, processo criativo, configuração de artefatos e mediação cultural, etc.) na formação de professores. A experiência da imersão em um ambiente com sujeitos e situações específicas proporcionou um rico aprendizado e uma perspectiva crítica contextualizada pela experiência vivida. Participar do planejamento ousado de uma disciplina da Pedagogia e implementá-la com o professor, conviver com os futuros docentes e partilhar de suas inquietações e esperanças possibilitou a revisão de conceitos a respeito da relevância da aprendizagem do Design na formação de professores.

O resultado da vivência põe em evidência os benefícios do uso de estratégias lúdicas de aprendizagem que respeitam diferenças e preferências como forma de atrair a atenção e a motivação dos estudantes para o conhecimento construído.

Downloads

Publicado

2018-03-21

Como Citar

(UniCarioca/PUC-Rio), B. M., & (UERJ), L. N.-S. (2018). O Professor- designer de experiências de aprendizagem: autoria docente e uso de recursos lúdicos na formação de professores. REVISTA CARIOCA DE CIÊNCIA, TECNOLOGIA E EDUCAÇÃO, 2(1). https://doi.org/10.17648/2596-058X-recite-v2n1-9