O Professor- designer de experiências de aprendizagem: autoria docente e uso de recursos lúdicos na formação de professores
DOI:
https://doi.org/10.17648/2596-058X-recite-v2n1-9Palavras-chave:
Design; práticas pedagógicas; formação de professores; cotidiano escolar; currículoResumo
O artigo discute a preparação e a vivência de uma prática lúdica de ensinoaprendizagem elaborada em parceria por uma designer e um professor regular do curso de Pedagogia. Tal experiência foi produzida/ aplicada no contexto de uma disciplina do curso de Pedagogia da UERJ. A imersão no curso em questão
fez parte de uma pesquisa mais ampla que visava compreender os benefícios do uso de recursos do Design (linguagem visual, processo projetual, processo criativo, configuração de artefatos e mediação cultural, etc.) na formação de professores. A experiência da imersão em um ambiente com sujeitos e situações específicas proporcionou um rico aprendizado e uma perspectiva crítica contextualizada pela experiência vivida. Participar do planejamento ousado de uma disciplina da Pedagogia e implementá-la com o professor, conviver com os futuros docentes e partilhar de suas inquietações e esperanças possibilitou a revisão de conceitos a respeito da relevância da aprendizagem do Design na formação de professores.
O resultado da vivência põe em evidência os benefícios do uso de estratégias lúdicas de aprendizagem que respeitam diferenças e preferências como forma de atrair a atenção e a motivação dos estudantes para o conhecimento construído.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
O autor vem por meio desta declarar que o artigo, aprovado para publicação na Revista Carioca de Ciência, Tecnologia e Educação é um trabalho original, que não foi publicado ou está sendo considerado para publicação em outra revista, que seja no formato impresso ou no eletrônico. O autor do manuscrito em questão, também:
- Declara que participei suficientemente do artigo para tornar pública minha responsabilidade pelo conteúdo.
- Declara que o uso de qualquer marca registrada ou direito autoral dentro do manuscrito foi creditado a seu proprietário ou a permissão para usar o nome foi concedida, caso seja necessário.
- Declara que todas as afirmações contidas no manuscrito, são fatos, são verdadeiras ou baseadas em pesquisa com razoável exatidão.
- Declara que concordo que os direitos autorais referentes o artigo acima referenciado se tornarão propriedade exclusiva da Revista Carioca de Ciência, Tecnologia e Educação.