DIVULGAÇÃO CIENTÍFICA NA LUTA CONTRA NOTÍCIAS FALSAS EM TEMPOS DE COVID-19

  • Raiane Araujo Brandão Discente do curso Integrado técnico em informática. Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia (IFBA) Campus Seabra. https://orcid.org/0000-0002-6042-4679
  • Rafaelle da Silva Souza Doutora em Ensino, Filosofia e História das Ciências. Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia (IFBA) Campus Seabra. https://orcid.org/0000-0001-6713-2292
Palavras-chave: Covid-19, Fake News, Divulgação Científica

Resumo

Este artigo tem o propósito de apresentar o projeto Checker News, bem como analisar a relevância da divulgação científica como mecanismo para minorar as consequências deletérias da veiculação de notícias falsas sobre a Covid-19, através do compartilhamento de conteúdo com linguagem acessível e científica no perfil do Instagram @fisica_contextualizada. A escolha desse perfil deu-se por já constar um número inicial de seguidores (n=435), o que facilitaria o conhecimento inicial das ações do projeto. A pesquisa de caráter descritivo avaliou o perfil do Instagram cadastrado na área de Educação com categorias definidas na rede social. Apresentamos e discutimos as ações do projeto que ocorreu no período de junho a agosto de 2020, que se refere à prestação de serviços de informação. Para tanto, dialogamos com a literatura sobre a divulgação científica, bem como sobre os processos, recursos e técnicas para a veiculação de informações científicas, tecnológicas ou associadas a inovações ao público leigo observando como potencializa os processos de ensino e aprendizagem. Em seguida, trazemos os resultados iniciais do projeto na perspectiva de compreender o impacto da divulgação científica em perfil no Instagram para o combate às Fake News em época da pandemia do coronavírus. Finalmente, argumentamos que o desenvolvimento de projetos dessa natureza possibilita um trabalho de educação científica, que tem por consequência a compreensão da importância da ciência para a sociedade.

Referências

ALLCOTT, H.; GENTZKOW, M. Social Media and Fake News in the 2016 Election. Journal of Economic Perspectives, Pitsburgh, American Economic Association, v. 31, n. 2, p. 211-236, 2017.
BENETTI, M. Revista e jornalismo: conceitos e particularidades. In: TAVARES, Frederico de Mello B.; SCHWAAB, Reges (Orgs.). A revista e seu jornalismo: Porto Alegre: Penso, 2013.
BRAGA, R. M. C. A Indústria das Fake News e o Discurso de Ódio. In: PEREIRA, R. V. (org.) Direitos Políticos, Liberdade de Expressão e Discurso de Ódio. Belo Horizonte: IDDE, 2018. p. 203-220.
BRANCO, S. Fake News e os Caminhos para Fora da Bolha: Efeitos do feed de notícias do Facebook e a necessidade de alfabetização digital. Instituto de Tecnologia Social, 2017.
BRASIL. Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Educação é a Base. Brasília, MEC/CONSED/UNDIME, 2018.
BUENO, W. C. Comunicação científica e divulgação científica: aproximações e rupturas conceituais. Inf. Inf., Londrina, v. 15, n. esp, p. 1 - 12, 2010.
CALY, L.; DRUCE, D. J.; CATTON, G. M.; JANS, D. A.; WAGSTAFF, K. M. The FDA-approved drug ivermectin inhibits the replication of SARS-CoV-2 in vitro. Biotechnology & Biotechnological Equipment. Antiviral Research. v. 178, June 2020.
CASTELLS, M. A Sociedade em Rede: do Conhecimento à Política. In: CASTELLS, Manuel; CARDOSO, Gustavo (Orgs.). A Sociedade em Rede: Do Conhecimento à Acção Política. __: Imprensa Nacional -Casa da Moeda, 2006, p. 17-30.
CHAPARRO, L. A medicina não é suficiente: por que precisamos das ciências sociais para acabar com essa pandemia. Tradução de Bruno Leal. In: Café História – História feita com clique. Disponível em: https://www.cafehistoria.com.br/ciencias-sociais-novo-coronavirus-pandemia/. ISSN: 2674-5917. Acesso em: 20 abr. 2020.
CHICRALA, K. A física por trás das soluções ao novo coronavírus. São Carlos agora, 2020. Disponível em: https://www.saocarlosagora.com.br/coluna-sca/scarlos-no-mundo-da-ciencia-e-da-tecnologia/124867. Acesso em: 08 set. 2020.
CONTAIFER, J. Cientista encontra “ponto fraco” que pode inativar o coronavírus. Metrópoles, 2020. Disponível em: https://www.metropoles.com/saude/cientista-encontra-ponto-fraco-que-pode-inativar-o-coronavirus Acesso em: 15 out. 2020.
FIDALGO, A. A. Fake News e a Cidadania Digital. 2018. Disponível em: https://www.tiespecialistas.com.br/?s=Fake+NEWS. Acesso em: 10 set. 2020.
GAROFALO, G. Covid-19 – Doença do novo coronavírus. Unicef, 2020. Disponível em: . Acesso em: 08 set. 2020.
GRAGNANI, J. Pesquisa inédita identifica grupos de família como principal vetor de notícias falsas no WhatsApp. BBC. 2018. Disponível em: https://www.bbc.com/portuguese/brasil-43797257. Acesso em: 28 abr. 2020.
KLEIN, G. H.; GUIDI NETO, P.; TEZZA, R. Big Data e mídias sociais: monitoramento das redes como ferramenta de gestão. Saúde e Soc., São Paulo, v. 26, n. 1, p. 208-217, Mar. 2017.
LEÃO, C. F.; SERAFIM, L. S.; NUNES, D. M.; PEREIRA, G. C. Covid-19 em revistas no Instagram: uma análise de conteúdo relacionada às orientações do UNICEF e da OMS. Paradoxos, Uberlândia, v. 5, n. 1, p. 20-35, jan./jun. 2020.
LORENZO, E. M. A Utilização das Redes Sociais na Educação: A Importância das Redes Sociais na Educação. 3 ed. São Paulo: Clube de Autores, 2013.126p.
LUPA. Lupa fecha parceria com Facebook e vai checar posts feitos na plataforma. Piauí/Folha de S. Paulo, Rio de Janeiro, 10 de mai. de 2018. Disponível em: https://piaui.folha.uol.com.br/lupa/2018/05/10/verificacao-de-noticias-lupa-facebook/ Acesso em: 15 out. 2020.
MATSUKI, E. boatos.org/, 2013. Disponível em: https://www.boatos.org/. Acesso em: 15 out. 2020.
MCCOMBS, M.; VALENZUELA, S. The Agenda-Setting Theory. Cuadernos de Información. n. 20, 2007, p. 44-50. ISSN: 0716-162x. Disponível em: file:///C:/Users/USUARIO/Dropbox/My%20PC%20(DESKTOP-0T39A9F)/Downloads/The_Agenda_Setting_Theory.pdf Acesso em: 15 out. 2020.
MERELES, C. Notícias falsas e pós-verdade: o mundo das fake news e da (des)informação. 2017. Disponível em: http://www.politize.com.br/noticias-falsas-pos-verdade Acesso em: 28 abr. 2020.
MIRANDA, G. V. Jovens e tecnologia: a consolidação de uma nova geração para a mudança dos meios tradicionais. Comunicação & Mercado, v. 04, n. 10, 2015. p. 43-55.
MOMAKOV, G.; MOMAKOVA, D. Ivermectin as a potential COVID-19 treatment from the pharmacokinetic point of view: antiviral levels are not likely attainable with known dosing regimens. MedRxiv, May 22, 2020.
NEVES, M. C. P.; COUTINHO, R. E. T. O Instagram como ferramenta de divulgação de conteúdo: Análise das postagens da Espanha na fase de grupos da EURO 2016. In: CONGRESSO BRASILEIRO DE CIÊNCIAS DA COMUNICAÇÃO, 39., São Paulo, Anais..., São Paulo, 2016.


NOVIKOFF, C. (orgs.). Dimensões Novikoff: um constructo para o ensino um constructo para o ensino-aprendizado da pesquisa. In: ROCHA, J.G. Desafios da práxis educacional à promoção humana na contemporaneidade. Rio de Janeiro: Espalhafato Comunicação, p. 211- 242, 2010.
OLIVEIRA, C. I. C. A educação científica como elemento de desenvolvimento humano: uma perspectiva de construção discursiva. Revista Ensaio: Belo Horizonte, v.15, n. 02, p. 105-122, 2013. DOI: https://doi.org/10.1590/1983-21172013150207
PASTERNAK, N. Ivermectina é o novo bezerro de ouro da pandemia. Revista Questão de Ciência, 2020.
PILATI, R. Ciência e pseudociência: por que acreditamos naquilo em que queremos acreditar. São Paulo: Editora Contexto, 2018.
PIZA, M. V. O fenômeno Instagram: considerações sob a perspectiva tecnológica. Brasília: 2012.
QIAO, B. e CRUZ, M. O. Enhanced Binding of SARS-CoV-2 Spike Protein to Receptor by Distal Polybasic Cleavage Sites. ACS Nano 2020, v. 14, n. 8, p. 10616–10623. 2020.
QUAN-XIN LONG et al., Clinical and immunological assessment of asymptomatic SARS-CoV-2 infections. Nature Medicine, v. 26, p. 1200–1204. 2020.
RECUERO, R. C. Redes Sociais na Internet. Porto Alegre: 2ª Ed. Sulina, 2009.
RECUERO, R. C. A conversação em rede: comunicação mediada pelo computador e redes sociais na internet. Porto Alegre: Sulina, 2014. (Coleção Cibercultura).
ROBBIANI, F. D.; GAEBLER, M.; NUSSENZWEIG, M. C. Convergent antibody responses to SARS-CoV-2 in convalescent individuals. Nature. v. 584, p. 437–442. 2020.
SCALZO, M. Jornalismo de revista. São Paulo: Contexto, 2011.
SELTZER, E.K. et al. The content of social media's shared images about Ebola: a retrospective study. Public Health (129.9). p. 1273-1277, setembro, 2015. Reino Unido. DOI: https://doi.org/10.1016/j.puhe.2015.07.025
SENHORAS, E. M. Coronavírus e o papel das pandemias na história humana. Revista Boca. ano II, v. 1, n. 1, Boa Vista, 2020.
SILVA, A. J. D.; MACEDO, I. M F. Fake News: Leitura em múltiplas fontes de formação continuada. In: Anais do XVI CONGRESSO INTERNACIONAL DE TECNOLOGIA NA EDUCAÇÃO, 16., 2018, Pernambuco. Anais... Olinda: SENAC-PE, 2018.
SOUSA JÚNIOR, J. H.; RAASCH, M. SOARES, J. C.; RIBEIRO, L. V. H. A. S. Da Desinformação ao Caos: uma análise das Fake News frente à pandemia do Coronavírus (COVID-19) no Brasil. Cadernos de Prospecção – Salvador, v. 13, n. 2, Edição Especial, p. 331-346, abril, 2020.
TARDÁGUILA, C. Instagram tem 1 bilhão de usuários, mas não oferece sistema de denúncia de fake News. Época – Globo.com, 2019. Disponível em: https://epoca.globo.com/instagram-tem-1-bilhao-de-usuarios-mas-nao-oferece-sistema-de-denuncia-de-fake-news-23370668#:~:text=Instagram%20tem%201%20bilh%C3%A3o%20de,den%C3%BAncia%20de%20fake%20news%20%2D%20%C3%89poca Acesso em: 21 jun. 2020.
UNICEF. Coronavirus disease (COVID-19): What parents should know. UNICEF. 2020. Disponível em: https://www.unicef.org/stories/novel-coronavirus-outbreak-what-parents-should-know Acesso em: 21 jun. 2020.
VASQUES, D. O uso do Instagram como ferramenta de reposicionamento de marca: uma análise do wok side bar. Universidade Federaldo Rio Grande do Sul. Faculdade de Biblioteconomia e Comunicação, 2019.
VOSOUGHI, S.; ROY, D.; ARAL, S. The spread of true and false news online. Social Science, v. 359, n. 6380, p. 1146-1151, 2018.
ZHAO Y.; CHENG S.; YU X.; XU H. Chinese Public's Attention to the COVID-19 Epidemic on Social Media: Observational Descriptive Study. J Med Internet. Res 2020. 4 de maio; 22(5):e18825. DOI: 10.2196/18825
Publicado
2020-12-11