UM MAPEAMENTO SISTEMÁTICO SOBRE APONTAMENTOS DE INCLUSÃO NO BRASIL DURANTE O PERÍODO PANDÊMICO

Palavras-chave: Integração, Deficiência, COVID-19, Ensino remoto emergencial

Resumo

Objetivou-se descrever, no presente artigo, o que a literatura aborda acerca da inclusão no Ensino Remoto Emergencial (ERE). Para tanto, a metodologia utilizada foi o mapeamento sistemático da literatura, cujas bases de dados Scielo, Google Acadêmico e Portal de Periódicos da CAPES foram acessadas utilizando os descritores: "ensino remoto" "deficiência" "inclusão", levando-se em consideração os seguintes critérios de inclusão: artigos científicos devidamente publicados em periódicos, entre janeiro a agosto de 2020, escritos em português e que sua abordagem central fosse sobre medidas de inclusão no ERE. Enquanto critérios de exclusão: aqueles que não fossem artigos científicos, escritos em língua estrangeira ou que não tratassem de medidas de inclusão no ERE. A busca retornou o total de 37 trabalhos, em que, depois de serem passados pelos critérios de elegibilidade, o total selecionado para compor o corpus deste estudo foram apenas 4 artigos. Observou-se que os trabalhos retornados se preocupam em abordar, sobremaneira, meios de viabilizar o acesso à educação quanto a deficiência visual, auditiva e outras perspectivas de inclusão com a utilização de recursos tecnológicos, apesar de algumas limitações, além de apresentarem entraves relacionados ao aspecto financeiro da família dos estudantes, a falta de acompanhamento dos pais, o despreparado docente frente às tecnologias, as especificidades que cada deficiência demanda e o próprio isolamento. Contudo, os resultados mostraram-se incipientes para se ter uma visão mais aprofundada sobre a inclusão no ERE, ensejando futuras pesquisas com um número maior de bases

Biografia do Autor

José Gomes da Silva Filho, Especialista em Docência e Gestão do Ensino Superior pela Universidade Estácio de Sá (UNESA). Aluno do curso de Pedagogia da Universidade Federal do Piauí (UFPI).

Bacharel em Design pela Faculdade Piauiense - FAP. Graduando em Pedagogia pela Universidade Federal do Piauí - UFPI. Aluno de Iniciação Científica Voluntária (ICV/UFPI). Integra o Núcleo de Estudos e Pesquisas em "Gênero, Educação e Cidadania" (NEPEGECI/UFPI), o Observatório das Juventudes e Violências na Escola (OBJUVE/UFPI) e o Núcleo de Estudos e Pesquisas em Neurociências e Educação (NEPNE/UFPI). No Design interessa-se pela: Relação entre Moda e Artesanato, Ergonomia, Teoria do Design e Orientação de TCC. Na Pedagogia: Educação Especial, Autismo, tendo como métodos de pesquisa a Sociopoética e a Cartografia.

Jayne de Sousa Silva, Faculdade Evangélica do Piauí - FAEPI

Graduanda em Pedagogia pela Faculdade Evangélica do Piauí - FAEPI. Atualmente é professora de Atendimento Educacional Especializado - AEE da Prefeitura de Piracuruca. Tem como interesse de estudo: Educação Especial.

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Publicado
2020-12-11