JUVENTUDES, EDUCAÇÃO E MERCADO DE TRABALHO
UM ENSAIO TEÓRICO
Resumo
Este ensaio teórico discorre sobre juventudes, educação e trabalho no contexto contemporâneo brasileiro. Foi constituído numa abordagem qualitativa, produzido por meio de pesquisa bibliográfica e análise documental envolvendo autores como Dayrell (2003), Guarnieri e Melo-Silva (2010), Martins e Carrano (2011), Moura (2013), Jardim e Almeida (2016), Silva e Silva (2015), entre outros. O corpus de análise teórica e documental envolveu publicações em periódicos, trabalhos acadêmicos e documentos oficiais que abordam o tema. Deseja-se aqui ampliar a reflexão acerca do papel atribuído às juventudes ao longo da história brasileira e de como se dá o acesso desses ao ensino superior. Como repercussões, destaca-se que, muito embora tenha havido a ampliação de ofertas de vagas em universidades já existentes, com a abertura de novas universidades e a criação da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (RFEPCT), atendendo também à educação superior, o Brasil ainda enfrenta problemas para garantir o acesso, a permanência e o êxito de jovens das classes menos privilegiadas na educação superior.
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