USO DE NOVAS TECNOLOGIAS DIGITAIS PARA DISSEMINAÇÃO DO ENSINO DA CORROSÃO E PROTEÇÃO ANTICORROSIVA

Autores

DOI:

https://doi.org/10.17648/2596-058X-recite-v6n1-3

Palavras-chave:

Novas tecnologias digitais, Qualificação Profissional, Ensino à Distância

Resumo

O presente artigo aborda a implementação de cursos de Ensino à Distância (EaD) com o uso de novas tecnologias digitais da informação e comunicação (TDIC) na qualificação profissional durante a pandemia da COVID-19. Tendo como objetivo avaliar o uso das novas tecnologias digitais na adaptação de um curso na temática de Pintura Industrial da modalidade presencial para o EaD, aplicado pela coordenação de cursos de uma associação brasileira, durante o período de março de 2020 a março de 2021. Diante do objetivo foi elaborada uma pesquisa exploratória, com a utilização de uma pesquisa de opinião para capturar dados sobre a eficácia do novo método de EaD. Um novo método foi implementado com sucesso em oito turmas alcançando a eficácia desejada. A Associação Brasileira de Corrosão (ABRACO) identificou um conjunto de vantagens, principalmente relacionadas a operacionalização e a qualidade dos cursos realizados. A pesquisa possibilitou concluir que a adaptação da modalidade de ensino presencial para o EaD confirmou a eficácia do uso das novas tecnologias da informação para auxiliar na disseminação de conhecimentos relativos à qualificação profissional no âmbito da indústria nacional.

Biografia do Autor

Caroline Sousa dos Santos Xavier, Associação Brasileira de Corrosão

Coordenadora de Marketing e Cursos.

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Publicado

2021-06-24

Como Citar

dos Santos Xavier, C. S. (2021). USO DE NOVAS TECNOLOGIAS DIGITAIS PARA DISSEMINAÇÃO DO ENSINO DA CORROSÃO E PROTEÇÃO ANTICORROSIVA. REVISTA CARIOCA DE CIÊNCIA, TECNOLOGIA E EDUCAÇÃO, 6(1), 37–52. https://doi.org/10.17648/2596-058X-recite-v6n1-3