MULTILETRAMENTOS E ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA NA CONTEMPORANEIDADE

Autores

  • Luana Gomes Pereira Bacharel e licenciada em Letras Português/Inglês pela UFRJ. Mestre e doutora em Linguística pela UFRJ. Mediadora pedagógica presencial do CEDERJ. https://orcid.org/0000-0002-1709-781X

DOI:

https://doi.org/10.17648/2596-058X-recite-v6n1-7

Palavras-chave:

Multiletramentos, Gêneros textuais, Ensino, BNCC, Língua Portuguesa

Resumo

A vivência em um mundo multicultural, com a integração de diversas semioses, leva-nos a repensar o ensino de língua na escola e as inevitáveis mudanças emergentes para adequá-lo às necessidades atuais. Neste sentido, este trabalho busca apresentar considerações sobre os desdobramentos dos multiletramentos com o uso das Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDIC) e sua relação com o ensino de língua portuguesa na Educação Básica. Faremos uma exposição de levantamento bibliográfico, tendo em vista a utilização dos gêneros textuais discursivos contemporâneos prevista na BNCC (Base Nacional Comum Curricular) e a abordagem de ensino de multiletramentos, buscando refletir sobre como as novas tecnologias podem influenciar nossa prática institucional de ensinar e aprender no século XXI. Com esta análise, concluímos que é necessária uma postura reflexiva do educador que atua como um facilitador da aprendizagem significativa, tornando o aluno um sujeito ativo na construção do conhecimento da língua ao demonstrar domínio na produção e utilização dessas linguagens.

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Publicado

2021-07-01

Como Citar

Pereira, L. G. (2021). MULTILETRAMENTOS E ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA NA CONTEMPORANEIDADE. REVISTA CARIOCA DE CIÊNCIA, TECNOLOGIA E EDUCAÇÃO, 6(1), 100–110. https://doi.org/10.17648/2596-058X-recite-v6n1-7