APRENDIZADO DE ALGORITMOS MEDIADO PELAS NOVAS TECNOLOGIAS DIGITAIS

  • Cleber de Freitas Maia Professor e Coordenador no Instituto Infnet e Instrutor na Firjan SENAI. Especialista em Jogos e Animação Digital e Mestre em Novas Tecnologias Digitais na Educação pela UNICARIOCA. https://orcid.org/0000-0003-4199-0859
  • André Cotelli Do Espírito Santo Colaborador de Projetos no Instituto de Engenharia Nuclear. Professor no Centro Universitário Carioca. Mestre em Ciência e Tecnologia Nucleares pelo IEN. https://orcid.org/0000-0002-6593-5259
  • Victor Gonçalves Gloria Freitas CEO na AresVR. Professor no Centro Universitário Carioca. Doutor em Engenharia Nuclear pela COPPE/UFRJ. Mestre em Engenharia de Reatores pelo Instituto de Engenharia Nuclear. https://orcid.org/0000-0002-0154-606X
Palavras-chave: Algoritmos; Tecnologias Digitais; Jogos Educacionais; Jogos Sérios;

Resumo

Este presente artigo buscou abordar as dificuldades encontradas pelos alunos na compreensão do ensino de algoritmos avaliando-se como  a utilização de um recurso digital poderia auxiliar na aprendizagem de alunos no ensino de programação. Deste modo, foi realizado um questionário inicial junto aos professores das disciplinas de Algoritmos para identificar e descrever as dificuldades que os alunos têm em entender a disciplina e as principais dificuldades encontradas pelos professores.  Considerando os dados levantados por meio deste questionário inicial, foi desenvolvido um aplicativo voltado para o ensino das disciplinas de Algoritmos, como ferramenta facilitadora do aprendizado e avaliado junto aos professores sua capacidade de auxiliar a aprendizagem de alunos no ensino de programação. A conclusão deste trabalho foi que o uso do aplicativo proposto que foi utilizado pelos professores entrevistados, e que segundo eles, foi capaz de potencializar o aprendizado de Algoritmos.

Referências

ARAÚJO, Fabrício Viero de; FALKEMBACH, Gilse Antoninha Morgental. Experiências no Aprendizado de Algoritmos Utilizando um Ambiente de Aprendizagem. RENOTE, v. 4, n. 1, 2006. Disponível em:
< https://www.seer.ufrgs.br/renote/article/download/13865/7785 >
MENTONE, Emilia Cristina Pinheiro. A Tecnologia Digital no Auxílio à Educação de Autistas: Os Aplicativos Abc Autismo, Aiello E Scai Autismo - 2019. Disponível em:
NUNES, Andréia Nascimento Bezerra de Abreu. O uso do tablet como ferramenta de apoio a inclusão e alfabetização de crianças autistas. Universidade de Brasília (UNB) – Pós-Graduação em Gestão Escolar. Disponível em:
, Acesso em: 07-11-2016.
PONTES, Herleson Paiva. Desenvolvimento de Jogos no Processo de Aprendizado em Algoritmos e Programação de Computadores - Universidade de Fortaleza (UNIFOR) - Fortaleza, Ceará, Brasil. 2013 - Disponível em:

PRENSKY, Marc. Digital Natives, Digital Immigrants. On the Orizon, NCB University Press, vol. 9, n. 5, oct. 2001. Disponível em:
. Acesso 30 jun. 2020
PRENSKY, M. Brain gain: Technology and the quest for digital wisdom. New York, NY: Palgrave Macmillan. 2012.
RAPKIEWICZ, Clevi Elena. ESTRATÉGIAS PEDAGÓGICAS NO ENSINO DE ALGORITMOS E PROGRAMAÇÃO ASSOCIADAS AO USO DE JOGOS EDUCACIONAIS - RENOTE - Revista Novas Tecnologias na Educação - Edição regular - Dezembro de 2006. Disponível em:

ROSINI, Alessandro Marco. O uso da tecnologia da informática na educação: Uma reflexão no ensino com crianças. São Paulo: PUC/SP, 2001. Disponível em:
< http://www.ipv.pt/millenium/Millenium27/15.htm > , Acesso em: 12 out, 2004.
Publicado
2021-12-11