ESCRITA ACADÊMICA
CONTEÚDO E ATIVIDADE NA PÓS-GRADUAÇÃO
Resumo
A escrita acadêmica é uma atividade complexa. Inúmeras dificuldades interpõem-se entre o pesquisador e o texto, tornando a atividade de escrita desafiadora. Nesse sentido, para contribuir no processo de escrita acadêmica, o Programa de Pós-Graduação em Educação - Mestrado/PPGEFB, da Universidade Estadual do Oeste do Paraná - UNIOESTE, campus de Francisco Beltrão, ofertou aos acadêmicos ingressantes das turmas 2020/2021 e 2021/2022 a disciplina de: Tópicos especiais em cultura, processos educativos e formação de professores: escrita acadêmica. Dessa forma, concomitante aos encontros remotos-síncronos foi proposto aos acadêmicos, como trabalho final, a produção de um relato de experiência. Esse trabalho foi sendo desenvolvido processualmente no decurso da disciplina e representa a concretização dos textos analisados e discutidos, respeitando a ordem cronológica dos eventos. Portanto, o objetivo desse trabalho é relatar a experiência das autoras em uma disciplina ofertada no ano de 2021, voltada ao desenvolvimento da escrita acadêmica. Nessa perspectiva, o texto fundamenta-se substancialmente em: Carlino (2003); Aquino (2010); Moura C. e Moura W. (2017); e Upegui (2011). Tornar a escrita clara, desenvolver análises consistentes, estabelecer a relação entre as ideias, direcionalidade do texto e objetividade foram indicadas como dificuldades pelos estudantes cursistas da disciplina. Assim, os encontros oportunizados pela disciplina e o conteúdo analisado a partir do referencial teórico apresentaram-se como uma estratégia para superar algumas dessas dificuldades. Finalmente, escrever é uma atividade desafiadora e intensa para a qual dificilmente o pesquisador terá a seu dispor as condições ideais, por isso, lançar-se a escrever é trabalho complexo, mas não impossível.
Referências
CARLINO, Paula. Alfabetización académica: un cambio necesario, algunas alternativas posibles. Educere, v. 6, n. 20, p. 409-420, ene./mar. 2003.
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UPEGUI, Alexánder Arbey Sánchez. Manual de redacción académica e investigativa: cómo escribir, evaluar y publicar artículos. Medellín: Católica del Norte Fundación Universitaria, 2011. 226 p.

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