ENSINO REMOTO OU HIBRIDO EM UMA ESCOLA TÉCNICA DO RIO DE JANEIRO COM METODOLOGIAS ATIVAS NA DISCIPLINA DE ESPANHOL
DOI:
https://doi.org/10.29327/2283237.8.1-3Palavras-chave:
Ensino Híbrido, Ensino Remoto, Metodologias AtivasResumo
O ensino hoje precisa privilegiar uma metodologia que utilize plataformas presenciais e híbridas. Nesta pesquisa, buscou-se apresentar e analisar os resultados coletados acerca de estratégias, conteúdos e tecnologias digitais a serem utilizadas para criação de sequências didáticas capazes de motivar os alunos e melhorar o aprendizado das disciplinas de Língua Estrangeira Moderna a partir de uma plataforma digital de ensino em uma escola técnica do Rio de Janeiro, com o uso de metodologias ativas que são recursos importantes na educação desse alunado. Foi realizada uma Roda de Conversa no Google Meet com professores de diversas disciplinas lecionadas na E.T.E.T.E. Silva Freire, para promover discussões acerca da realidade dos estudantes durante a pandemia; boas práticas para o ensino de língua espanhola; uso de metodologias ativas no ensino; como propiciar uma abordagem interdisciplinar e recursos digitais voltados para a interatividade na aprendizagem. Após a conversa com os professores, foram elaboradas duas sequências didáticas (SD) permeadas por tecnologia: uma para a turma de Logística e outra para a turma de Manutenção de Sistemas Metroferroviários, tendo como finalidade trabalhar interdisciplinarmente as demais disciplinas do curso. As SDs foram avaliadas pelos docentes da escola através do Google Forms buscando adequar as práticas pedagógicas sob a ótica dos desafios impostos pela pandemia de COVID-19, a fim de que possam ser implementadas novas formas híbridas de ensinar e aprender, a partir das tecnologias digitais de informação, comunicação e metodologias ativas. A avaliação desta proposta sugere que as SDs são um bom recurso para o ensino destes alunados.
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