ENSINO REMOTO OU HIBRIDO EM UMA ESCOLA TÉCNICA DO RIO DE JANEIRO COM METODOLOGIAS ATIVAS NA DISCIPLINA DE ESPANHOL

Autores

  • Sátira Maria Pereira Dos Santos UNICARIOCA https://orcid.org/0000-0002-7180-0705
  • Regina Celia Pereira de Moraes Professora do MPNTDE/UNICARIOCA; Pós Doutora em Ciência da Informação; Bacharel em Direito
  • André Cotelli Santo Professor no Centro Universitário UniCarioca e Doutorando no Programa de Pós-Graduação em Informática da Universidade do Rio de Janeiro (PPGI-UFRJ)

DOI:

https://doi.org/10.29327/2283237.8.1-3

Palavras-chave:

Ensino Híbrido, Ensino Remoto, Metodologias Ativas

Resumo

O ensino hoje precisa privilegiar uma metodologia que utilize plataformas presenciais e híbridas. Nesta pesquisa, buscou-se apresentar e analisar os resultados coletados acerca de estratégias, conteúdos e tecnologias digitais a serem utilizadas para criação de sequências didáticas capazes de motivar os alunos e melhorar o aprendizado das disciplinas de Língua Estrangeira Moderna a partir de uma plataforma digital de ensino em uma escola técnica do Rio de Janeiro, com o uso de metodologias ativas que são recursos importantes na educação desse alunado. Foi realizada uma Roda de Conversa no Google Meet com professores de diversas disciplinas lecionadas na E.T.E.T.E. Silva Freire, para promover discussões acerca da realidade dos estudantes durante a pandemia; boas práticas para o ensino de língua espanhola; uso de metodologias ativas no ensino; como propiciar uma abordagem interdisciplinar e recursos digitais voltados para a interatividade na aprendizagem. Após a conversa com os professores, foram elaboradas duas sequências didáticas (SD) permeadas por tecnologia: uma para a turma de Logística e outra para a turma de Manutenção de Sistemas Metroferroviários, tendo como finalidade trabalhar interdisciplinarmente as demais disciplinas do curso. As SDs foram avaliadas pelos docentes da escola através do Google Forms buscando adequar as práticas pedagógicas sob a ótica dos desafios impostos pela pandemia de COVID-19, a fim de que possam ser implementadas novas formas híbridas de ensinar e aprender, a partir das tecnologias digitais de informação, comunicação e metodologias ativas. A avaliação desta proposta sugere que as SDs são um bom recurso para o ensino destes alunados.

Biografia do Autor

Sátira Maria Pereira Dos Santos, UNICARIOCA

Mestre em Novas Tecnologias Digitais na Educação pela UniCarioca (2021), Especializada em Gestão Escolar Integrada e Práticas Pedagógica pela Cândido Mendes (2015) e graduada em Licenciatura Plena em Letras (Português/ Espanhol) pela Fundação Educacional Unificada Campograndense (2001). Atualmente é professora da Fundação de Apoio à Escola Técnica do Estado do Rio de Janeiro, atuando na Escola Técnica Estadual de Transporte Engenheiro Silva Freire como professora de espanhol para fins específicos nos cursos de ensino médio técnico subsequente e concomitante em Logística e Manutenção de Sistemas Metroferroviários, nos cursos do Centro de Idiomas, nos cursos do Projeto Novos Caminhos (antigo PRONATEC) e no projeto Soldado Cidadão. Tem experiência na área de Letras, com ênfase em Ensino de Espanhol para Centros de Idiomas, Ensino de Espanhol para Fins Específicos, Língua Portuguesa, Literatura Brasileira, Literatura Portuguesa e Literatura Espanhola, além de possuir vivências em ensino híbrido e ensino remoto, adquiridas durante os anos de 2020 e 2021. Desenvolve pesquisas relacionadas a Ensino de Espanhol para Fins Específicos, Ensino Remoto, Ensino Híbrido, Desenvolvimento de Sequências Didáticas e Uso de Metodologias Ativas e Tecnologias Digitais na Educação. 

Regina Celia Pereira de Moraes, Professora do MPNTDE/UNICARIOCA; Pós Doutora em Ciência da Informação; Bacharel em Direito

Possuo uma formação interdisciplinar intensificada no Mestrado e Pós Doutorado em Ciência da Informação no Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia, com ênfase em Comunicação Científica. Com um bacharelado em Direito, apliquei e fui aceita para fazer o Doutorado em Engenharia de Sistemas e Computação no programa de Engenharia de Sistemas e Computação da COPPE/UFRJ. Continuei na mesma linha abrangente de uma visão coletiva da Ciência ao me candidatar e ser aceita para o Pós-Doutorado em Ciência da Informação, Tecnologia e Inovação, no Instituto Brasileiro de Informação em Ciência, Tecnologia - IBICT- MCTI, em 2009, com os estudos e pesquisa sobre Comunicação Científica em comunidade de vulneráveis e consolidei estes estudos, com um Pós-Doutorado em Ciências Sociais pela PUC - Rio, 2011, porque a comunicação científica é um Direito Público. Participo como pesquisadora do projeto Comunicação e Divulgação Científicas coordenado pela professora Doutora Lena Vânia Ribeiro Pinheiro , do IBICT. Possuo experiência na área de Planejamento de Tecnologias, Padrões, Normas e Metodologias, desenvolvidas como gerente de metodologias e normas no IBGE - DI e subgerente no Departamento de Suporte Técnico do IBGE - DI. Fui professora 10 anos na Secretaria de Educação e trabalhei com crianças com necessidades especiais e também trabalhei 4 anos como professora na Escola Padre Severino e Escola João Luiz Alves, atual Fundação casa, de adolescentes e crianças encarceradas. Fundei em parceria com a UFRJ e a EDUCAFRO um Pré-vestibular para pessoas pobres , com ênfase nos critérios de pobreza afrodescendentes. Na época fiz parceria com mais de 30 professores e com o Instituto de Psicologia da UFRJ de 1999 a 2003. Em 4 anos conseguimos com esta parceria colocar em universidades em torno de 250 alunos em situações de vulnerabilidade. Fui designada coordenadora do Comitê de Ética em pesquisa do Centro Universitário Carioca e venho trabalhando, de forma conjunta, com o colegiado do Comitê. Sou professora Titular do Centro Universitário Unicarioca e leciono Disciplinas nas Áreas de Administração e Direito. Atualmente centro os estudos em Direito Digital e em Comunicação e Divulgação Científicas para Popularização da Ciência e aspectos relacionados ao conhecimento e cognição a partir do princípio de uma forma de pensar inclusiva e coletiva. Neste contexto estou liderando atualmente um grupo no CNPq sobre Tecnologias Sociais para Popularização da Ciência, certificado pela Unicarioca, com 19 pesquisadores entre Mestres e Doutores. Tenho experiência em Educação à Distância, certificada pela Unicarioca. Atualmente sou professora do Mestrado da Unicarioca, e leciona a Disciplina obrigatória: Neurociência Aplicada à Educação. Para além, estou coordenando um projeto de Popularização da Ciência - Diálogos Reflexivos na Comunidade de Vila Canoas, em São Conrado, no Rio de Janeiro, numa parceria com a Associação de Mulheres de Vila Canoas. São palestras com médicos e professores sobre saúde, educação e cidadania. Atualmente atuo como Editora Científica da RECITE _Revista de Ciência Tecnologia e Educação do Mestrado da Unicarioca e venho consolidando uma visão da educação e do Direito Digital como fatores primordiais para o desenvolvimento de uma cultura, para o crescimento integral dos indivíduos. À frente da Revista trabalho com uma equipe comprometida com os ideais da educação pública e particular, pois toda a criança e todo jovem devem aprender uma forma de viver em sociedade, humana, ética e solidária. Queremos como Revista Científica consolidar uma visão da educação como caminho para o exercício da cidadania e acesso às novas tecnologias digitais.

André Cotelli Santo, Professor no Centro Universitário UniCarioca e Doutorando no Programa de Pós-Graduação em Informática da Universidade do Rio de Janeiro (PPGI-UFRJ)

Possui graduação em Ciência da Computação pela Universidade Gama Filho (2010) e mestrado em Mestrado em Ciência e Tecnologia Nucleares pelo Instituto de Engenharia Nuclear (2013). Tem experiência na área de Ciência da Computação, com ênfase em Sistemas de Computação e em Sistemas de Realidade Virtual. No Instituto de Engenharia Nuclear, utilizou tecnologias de realidade virtual na criação de ambientes virtuais como ferramenta de auxílio para estudo e definição de estratégias de segurança física e nuclear, avaliação e correção dessas estratégias e treinamento da equipe que irá colocá-la em prática na instalação real. Atualmente, no IEN, trabalha como colaborador na criação de ambientes virtuais para planejamento de circulação em áreas de sujeitas a radiação (realidade virtual). No Centro Universitário Carioca (UNICARIOCA), atuo como professor no curso de mestrado profissional em Novas Tecnologias Digitais na Educação, no curso superior de graduação de Ciência da Computação, de Engenharia de Computação e de Redes de Computadores, ministro aulas no curso de Pós-Graduação em Jogos e Animação Digital, e também no curso Técnico de Jogos Digitais e de Informática. Também na UNICARIOCA, é pesquisador no Núcleo de Computação Aplicada (NuCAp, núcleo multidisciplinar envolvendo os cursos de Pedagogia, Design e Computação) onde desenvolve pesquisas aplicando Tecnologias de Realidade Virtual no Ensino.

Referências

ALMEIDA, Maria Elizabeth Bianconcini. Tecnologia na Escola: Criação de Redes de Conhecimento. In: ALMEIDA, Maria Elizabeth Bianconcini; MORAN, José Manuel (Org.). Integração das tecnologias educacionais. Brasília: MEC/SEED, 2005.

BACICH, Lilian. MORAN, José. Metodologias Ativas para uma Educação Inovadora: Uma Abordagem Teórico-Prática. Porto Alegre: Editora Penso. 2018.

BACICH, Lilian. TANZI NETO, A.; TREVISAN, F. de M. Ensino Híbrido: personalização e tecnologia na educação. Porto Alegre: Editora Penso, 2015.

BEHAR, Patricia Alejandra. O Ensino Remoto Emergencial e a Educação a Distância. Rio Grande do Sul: UFRGS, 2020. Disponível em: <https://www.ufrgs.br/coronavirus/base/artigo-o-ensino-remoto-emergencial-e-a-educacao-a--distancia/>. Acesso em 10 jul. 2020.

BERGMANN, Jonathan. Sala de aula invertida: uma metodologia ativa de aprendizagem. Rio de Janeiro: LTC, 2019.

BRASIL. Ministério da Educação e do Desporto Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros curriculares nacionais (PCN): terceiro e quarto ciclos do ensino fundamental: língua estrangeira. Brasília: Ministério da Educação e do Desporto, 1998.

BRASIL. Ministério da Educação. Catálogo Nacional de Cursos Técnicos 2021. 4ª Edição. Brasília: Ministério da Educação, 2021.

BRASIL Ministério da Educação Secretaria de Educação Básica. Orientações curriculares para o ensino médio (OCEM). Brasília: Ministério da Educação, 2006.

BRASIL. Parâmetros Curriculares Nacionais. Disponível em: <portal.mec.gov.br> Acesso em: 01 mar. 2020.

BRASIL. Nova Base Nacional Comum Curricular. Disponível em: <http://basenacionalcomum.mec.gov.br/base>. Acesso em: 20 fev. 2020.

BRASIL. MEC. Guia de Tecnologias Educacionais – Brasília, 2008.

BRASIL. Orientações Curriculares Para O Ensino Médio. Disponível em: <http://portal.mec.gov.br/component/content/article?id=40361>. Acesso em: 20 fev. 2020.

BRASIL. Medida Provisória nº 934, de 1º de abril de 2020. Presidência da República. Brasília/DF, 2020.

BRASIL. Base Nacional Comum Curricular: Ensino Médio. Brasília: MEC/Secretaria de Educação Básica, 2018.

BRASIL. Base Nacional Comum Curricular: Educação Infantil e Ensino Fundamental. Brasília: MEC/Secretaria de Educação Básica, 2017.

BRASIL. Parâmetros Curriculares Nacionais (PCNs) - Parâmetros de Língua Espanhola. Ensino Fundamental. Brasília: MEC/SEF. 2000.

DOLZ, Joaquim; NOVERRAZ, Michele; SCHNEUWLY, Bernard. Sequências didáticas para o oral e a escrita: apresentação de um procedimento. In: SCHNEUWLY, Bernard.;

DOLZ, Joaquim. e colaboradores. Gêneros orais e escritos na escola. Roxane Rojo e Glaís Sales Cordeiro (Trad., Org.). Campinas-SP: Mercado de Letras, 2004.

ENSP, Escola Nacional de Saúde Pública. Coronavírus faz educação à distância esbarrar no desafio do acesso à internet e da inexperiência dos alunos. Boletim Eletrônico da Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca. Março, 2020. Disponível em: <http://www.ensp.fiocruz.br/ portal- ensp/informe/site/matéria/detalhe/48741>. Acesso em: 10 jun. 2020.

FAVA, Rui. Educação 3.0: aplicando o PDCA nas instituições de ensino. São Paulo: Saraiva, 2014.

FAVA, Rui. Educação para o século 21: a era do indivíduo digital. São Paulo: Saraiva, 2016.

FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. 28ed. São Paulo: Paz e Terra, 2003.

FREIRE, Paulo. Pedagogia do Oprimido. 47ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2008.

FREIRE, Paulo. Educação e Mudança. 12ª Edição. Paz e Terra. Rio de Janeiro, 1979.

FILATRO, Andrea; CAVALCANTI, Ana Costa. Metodologias inovativas: na educação presencial, a distância e corporativa. São Paulo: Saraiva, 2018.

FURTADO, M. N; OLIVEIRA, G. L. M; PADE, I. M; BRITO, C. A. F. Desafios e oportunidades do uso da tecnologia na prática docente: uma revisão em torno do TPACK no Brasil. Tear – Revista de Educação, Ciência e Tecnologia, 2021. Disponível em: https://periodicos.ifrs.edu.br/index.php/tear/article/view/4792

GADOTTI, Moacir. Boniteza de um sonho: ensinar e aprender com sentido. Novo Hamburgo, RS: Feevale, 2003.

HARARI, Y. 'Guru' dos nossos tempos, Yuval Harari aponta os cenários pós-pandemia. [Entrevista cedida à] Luiza Sahd, Do Tab. TV Cultura/ Programa Roda Viva, mar, 2020. Disponível em: <https://tab.uol.com.br/noticias/redacao/2020/03/28/guru-dos-nossos-tempos-yuval-harari-aponta-os-cenarios-pos-pandemia.htm>. Acesso em: 15 jun. 2020.

HODGES, Charles et al. The difference between emergency remote teaching and online learning. EDUCAUSE. Review. 27 mar. 2020. Disponível em:
<https://er.educause.edu/articles/2020/3/the-difference-between-emergency-remote-teaching-and-online-learning>. Acesso em:15 de outubro de 2020

KENSKI, Vani Moreira. O ensino e os recursos didáticos em uma sociedade cheia de tecnologias. In: VEIGA, Ilma P. A. Didática: o ensino e suas relações. Campinas, SP: Papirus, 1996.

KENSKI, Vani Moreira. Tecnologias e ensino presencial e a distância. São Paulo: Papirus, 2010.

LIBÂNEO, José C. Adeus professor, adeus professora? 13ª ed. São Paulo: Cortez, 2015.

LIBÂNEO, José C. Didática. São Paulo, Cortez, 1995.

LIBÂNEO, José C. Pedagogia e modernidade: Presente e futuro da escola. In:

GHIRALDELLI Jr., Paulo (org.). Infância, escola e modernidade. São Paulo, Cortez, 1996.

MARTÍN SÁNCHEZ, Miguel A. Apuntes a la historia de la enseñaza de lenguas extranjeras. Tejuelo, n. 8, 2010.

MASETTO, Marcos T. Mediação pedagógica e o uso da tecnologia. In: MORAN, José Manuel; MASETTO, Marcos T.; BEHRENS, Marilda Aparecida. Novas tecnologias e mediação pedagógica. 10ª ed. Campinas, SP: Papirus Editora, 2006.
Metodologias e recursos para o ensino da Língua Espanhola. 2009. Disponível em: <http://www.partes.com.br/educacao/ensinolinguaespanhoa.asp>. Acesso em: 11 fev. 2018.

MORAN, José Manuel. A educação que desejamos. São Paulo: Papirus,2014.

MORAN, José Manuel; MASETTO, Marcos T.; BEHRENS, Marilda Aparecida. Novas tecnologias e mediação pedagógica. 10ª ed. Campinas, SP: Papirus Editora, 2006.

MORAN, José. Educação híbrida: Um conceito-chave para a educação, hoje. In. Ensino Híbrido: Personalização e Tecnologia na Educação. Bacich, Tanzi & Trevisani (Org.). p. 27-45. Porto Alegre: PENSO, 2015.

MORAN, José. Coleção Mídias Contemporâneas. Mudando a educação com metodologias ativas. Vol. II. Foca Foto-PROEX/UEPG, 2015.

NASCIMENTO, Emerson dos Santos. VASCONCELOS, Carlos Alberto. Ensinar em Tempos de Pandemia: (In)Formações de Professores com Tecnologias. In. Tecnologias Educacionais: Uma Abordagem Contemporânea. Maringá, Paraná. Págs. 175-190. 2020. Disponível em: <https://www.uniedusul.com.br/wp-content/uploads/2020/11/E-BOOK-TECNOLOGIAS-EDUCACIONAIS.pdf>. Acesso em: 09 mar. 2021.

OLIVEIRA, Maria Marly de. Sequência Didática Interativa no Processo de Formação de Professores. Cidade: Vozes, 2013.

PERRENOUD, P. Dez novas competências para ensinar: convite à viagem. Porto Alegre: Artmed, 2000.

ROBINSON, K. Somos todos criativos: os desafios para desenvolver uma das principais habilidades do futuro. São Paulo: Benvirá: São José dos Campos, 2019.

SÁNCHEZ, Pérez Aquilino. Los métodos en la Enseñanza de Idiomas. 2ª ed. Madrid: SGEL, S.A., 2000.

SANTOS, Paula Jucá de Sousa. Contingências da realidade virtual: um protótipo digital para o ensino e aprendizagem de língua espanhola para o ensino médio / Paula Jucá de Sousa Santos. - Rio de Janeiro, 2019. 93 f.

SANTOS, Sátira Maria Pereira dos. Um estudo de caso com plataforma digital: ensino remoto ou híbrido com metodologia ativa em escola técnica do Rio de Janeiro / Sátira Maria Pereira dos Santos – Rio de Janeiro, 2021. 131 f.

SEVERINO, Antonio Joaquim. Metodologia do trabalho científico. 24ª ed. São Paulo: Cortez, 2018.

SILVA, J. M. da. Coronavírus e fragilidade humana: O homem é menor do que o vírus? Correio do Povo. Porto Alegre, mar. 2020. Disponível em: <https://www.correiodopovo.com.br/blogs/juremirmachado/coronav%C3%ADrus-e-fragilidade-humana-1.405858>. Acesso em: 17 jun. 2020.

SOUZA, Andressa de; FORTES, Clarissa Corrêa; OLEQUES, Rose Carla Mendes. Metodologias e recursos para o ensino da Língua Espanhola. 2009. Disponível em: <http://www.partes.com.br/educacao/ensinolinguaespanhoa.asp>. Acesso em: 29 out. 2021.

SOUZA, F.; SOUZA, A. Uso da Plataforma Google Classroom como ferramenta de apoio ao processo de ensino e aprendizagem: relato de aplicação no ensino médio. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Ciência da Computação) – Centro de Ciências Aplicadas e Educação, Universidade Federal da Paraíba (UFPB), Rio Tinto, 2017.

UNESCO. Relatório De Monitoramento Global da Educação - América Latina e Caribe. Inclusão e Educação. Todos, Sem Exceção. Paris, França. 2020. Disponível em: <https://unesdoc.unesco.org/ark:/48223/pf0000374790_por/PDF/374790por.pdf.multi>. Acesso em: 01 nov. 2021.

ZABALA, Antoni. A Prática Educativa: como ensinar. Porto Alegre: Artmed, 1998.

ZANINI, F. Isolamento em massa dá impulso a adeptos do Ensino Domiciliar. Folha de São Paulo. São Paulo, mar. 2020. Disponível em: <https://www1.folha.uol.com.br/educacao/2020/03/isolamento-em-massa-da-impulso-a-adeptos-do-ensino-domiciliar.shtml>. Acesso em: 21 jun. 2020.

Publicado

2023-08-21

Como Citar

Dos Santos, S. M. P., de Moraes, R. C. P., & Santo, A. C. (2023). ENSINO REMOTO OU HIBRIDO EM UMA ESCOLA TÉCNICA DO RIO DE JANEIRO COM METODOLOGIAS ATIVAS NA DISCIPLINA DE ESPANHOL. REVISTA CARIOCA DE CIÊNCIA, TECNOLOGIA E EDUCAÇÃO, 8(1), 35–44. https://doi.org/10.29327/2283237.8.1-3