UMA INVESTIGAÇÃO SOBRE O PROCESSO DE MODELAGEM MATEMÁTICA E A RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS EM UMA ATIVIDADE DE MATEMÁTICA FINANCEIRA NA 3ª SÉRIE DO ENSINO MÉDIO
Palavras-chave:
Metodologias Ativas; Sala de Aula Invertida; Ensino de Matemática.Resumo
O presente estudo é um recorte de uma pesquisa que está sendo desenvolvida no âmbito do Programa de Mestrado em Ensino de Ciências e Matemática da Universidade Federal de Alagoas com o objetivo de investigar a prática da modelagem matemática na Educação Básica sob diferentes aspectos. Assim, este recorte da pesquisa de abordagem qualitativa teve por objetivo investigar os processos e as estratégias utilizadas pelos estudantes em uma atividade envolvendo a Modelagem Matemática somada à Resolução de Problemas com conteúdos de Matemática Financeira numa turma de 3ª série do Ensino Médio. Os resultados apontaram que os alunos conseguiram construir os modelos matemáticos utilizando diferentes formas de representação relacionando a realidade com a Matemática, desenvolvendo diversas competências e habilidades previstas na BNCC.
Referências
ALMEIDA, L. W.; SILVA. K. P.; VERTUAN, R. E. A modelagem matemática na educação básica. São Paulo: Contexto, 2012.
BARBOSA, J. C. Modelagem e modelos matemáticos na Educação Científica. Revista de Educação em Ciência e Tecnologia, v. 2, n. 2, p. 69-85, 2009.
BARDIN, L. Análise de conteúdo. São Paulo: Edições 70, 2016.
BASSANEZI, R. C. Modelagem Matemática: teoria e prática. São Paulo: Contexto, 2015.
BIEMBENGUT, M. S.; HEIN, N. Modelagem matemática no ensino. 4. ed. São Paulo: Contexto, 2007.
BRASIL. Base Nacional Comum Curricular. Brasília: MEC/SEB, 2018.
BLUM, W. et al. ICMI 14: Applications and modelling in mathematics education – discussiondocument. Educational Studies in Mathematics, v. 51, p. 149-171, 2002.
BRITO, M. R. F. Alguns aspectos teóricos e conceituais da solução de problemas matemáticos. In: BRITO, M. R. F. (Org.). 2. ed. Solução de problemas e a matemática escolar. Campinas: Alínea, 2010.
D’AMBRÓSIO, U. Mathematical modeling: cognitive, pedagogical, historical and politicaldimensions. Journal of mathematical modelling and application, v. 1, n. 1, p. 89-98, 2009.
HEINEN, C. A. et al. Atividades experimentais e modelagem matemática: uma prática realizada com alunos do ensino médio politécnico. Revista Caderno Pedagógico, v. 13, n. 1, p. 139-155, 2016.
YIN, R. K. Estudo de caso: planejamento e métodos. 3. ed. Porto Alegre: Bookman, 2005.
YUSUF, M. et al. Solving Mathematical Problems among College Students: Process or Strategy?. Internacional Journal of Academic Research in Business & Social Sciences, v. 11, n. 4, p. 1144-1152, 2021.
MAYER, R. E. Thinking, problem solving, cognition. 2. ed. New York: WH Freeman and Company, 1992.
MENDES, I. A. Matemática e Investigação em Sala de Aula. São Paulo: Editora Livraria da Física, 2009.
MINAYO, M. C. S. O desafio do conhecimento: Pesquisa qualitativa em saúde. São Paulo: Hucitec, 2013.
NCTM. An agenda for action. Reston. VA: NCTM, 1980.
PROENÇA, M. C. Resolução de Problemas: encaminhamentos para o ensino e a aprendizagem de Matemática em sala de aula. Maringá: Eduem, 2018.
SZABO, Z. K. et al. Examples of Problem-Solving Strategies in Mathematics Education Supporting the Sustainability of 21st-Century Skills. Revista Sustainability, v. 12, p. 1-28, 2020.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Claudia de Oliveira Lozada, Lucas de Morais Carlos

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
O autor vem por meio desta declarar que o artigo, aprovado para publicação na Revista Carioca de Ciência, Tecnologia e Educação é um trabalho original, que não foi publicado ou está sendo considerado para publicação em outra revista, que seja no formato impresso ou no eletrônico. O autor do manuscrito em questão, também:
- Declara que participei suficientemente do artigo para tornar pública minha responsabilidade pelo conteúdo.
- Declara que o uso de qualquer marca registrada ou direito autoral dentro do manuscrito foi creditado a seu proprietário ou a permissão para usar o nome foi concedida, caso seja necessário.
- Declara que todas as afirmações contidas no manuscrito, são fatos, são verdadeiras ou baseadas em pesquisa com razoável exatidão.
- Declara que concordo que os direitos autorais referentes o artigo acima referenciado se tornarão propriedade exclusiva da Revista Carioca de Ciência, Tecnologia e Educação.