UMA INVESTIGAÇÃO SOBRE O PROCESSO DE MODELAGEM MATEMÁTICA E A RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS EM UMA ATIVIDADE DE MATEMÁTICA FINANCEIRA NA 3ª SÉRIE DO ENSINO MÉDIO

Autores

  • Claudia de Oliveira Lozada UNIVERSIDADE FEDERAL DE ALAGOAS
  • Felipe Miranda Mota Docente da Escola de Referência em Ensino Médio Padre Antônio Barbosa Júnior (Jurema - PE) https://orcid.org/0000-0002-2394-099X

Palavras-chave:

Metodologias Ativas; Sala de Aula Invertida; Ensino de Matemática.

Resumo

O presente estudo é um recorte de uma pesquisa que está sendo desenvolvida no âmbito do Programa de Mestrado em Ensino de Ciências e Matemática da Universidade Federal de Alagoas com o objetivo de investigar a prática da modelagem matemática na Educação Básica sob diferentes aspectos. Assim, este recorte da pesquisa de abordagem qualitativa teve por objetivo investigar os processos e as estratégias utilizadas pelos estudantes em uma atividade envolvendo a Modelagem Matemática somada à Resolução de Problemas com conteúdos de Matemática Financeira numa turma de 3ª série do Ensino Médio. Os resultados apontaram que os alunos conseguiram construir os modelos matemáticos utilizando diferentes formas de representação relacionando a realidade com a Matemática, desenvolvendo diversas competências e habilidades previstas na BNCC. 

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Publicado

2023-08-21

Como Citar

Lozada, C. de O., & Mota , F. M. (2023). UMA INVESTIGAÇÃO SOBRE O PROCESSO DE MODELAGEM MATEMÁTICA E A RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS EM UMA ATIVIDADE DE MATEMÁTICA FINANCEIRA NA 3ª SÉRIE DO ENSINO MÉDIO. REVISTA CARIOCA DE CIÊNCIA, TECNOLOGIA E EDUCAÇÃO, 8(1), 3–13. Recuperado de https://recite.unicarioca.edu.br/rccte/index.php/rccte/article/view/249