A PRODUÇÃO DAS CATEGORIAS DO JUÍZO PROFESSORAL
UM ESTUDO SOBRE AS PERCEPÇÕES E APRECIAÇÕES DO MAGISTÉRIO CARIOCA
DOI:
https://doi.org/10.29327/2283237.8.1-2Palavras-chave:
Professor, Escola, Educação, Precarização, ClassificaçõesResumo
EEste artigo tem como objetivo discutir as categorias do juízo professoral na escola, ou seja, quando o magistério transforma classificações sociais em classificações escolares a partir de suas percepções e apreciações. Por meio da pesquisa qualitativa frente ao trabalho de campo, se tornou possível entrevistas doze professoras que lecionaram ou exerceram atividade pedagógica na Escola Municipal Expedicionário Aquino de Araújo, instituição localizada em Duque de Caxias, na Baixada Fluminense. Este trabalho trouxe como resultados a importância de o professor exercer o seu poder de fala na escola, a partir da reflexão de sua própria carreira. Temáticas como a relação entre a família e a escola, as origens sociais, a violência escolar e a precarização do trabalho do professor foram abordagens suscitadas pelos depoentes ao longo das entrevistas. Esperamos que novos estudos possam trazer em cena a figura do educador, que se reinventa em seu cotidiano para driblar com as diferenças dificuldades de natureza material até a simbólica existentes em seu campo de trabalho. Estas professoras, necessitavam serem ouvidos e justamente por isso, almejamos que novos trabalhos possam levantar a bandeira da educação e do trabalho docente, como um grito dos esquecidos e silenciados socialmente, mesmo diante de um ofício de tamanha importância para a socialização e a escolarização dos indivíduos.
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