COMPETÊNCIAS ESSENCIAIS DO TUTOR NOS SISTEMAS DE TUTORIAS E TECNOLOGIAS
DOI:
https://doi.org/10.29327/2283237.8.2-1Palavras-chave:
Socioafetividad, tecnologia, educação a distânciaResumo
Este trabalho tem como objetivo investigar as competências essenciais do tutor ao bom desempenho do aluno no Ambiente Virtuais de Aprendizagem (AVAs). Descrever de que modo as habilidades socioafetivas e de manuseio de tecnologias podem interferir no processo ensino aprendizagem dos alunos que estudam em instituições de ensino superior que oferecem cursos na modalidade de educação a distância (EAD). Para tal foi realizada uma pesquisa bibliográfica para analisar o atual conhecimento em tutoria com foco em identificar lacunas e áreas para futuros estudos. Por meio do desenvolvimento do presente estudo, foi possível observar que a melhoria na educação pode se dar através do uso da cibercultura no dia a dia do tutor; da implementação de uma comunicação mais adequada que busque, por intermédio de relatórios, uma prévia análise de dados e do perfil dos alunos matriculados, uma vez que, no AVA, não existe a possibilidade do contato “olho no olho” do mesmo modo como ele se concebe presencialmente; e da aplicação do uso de tecnologias pedagogicamente corretas com o auxílio das ferramentas tecnológicas disponíveis dentro e fora dos AVAs.
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