ESCOLA EM COMUNIDADE COM SOCIABILIDADE VIOLENTA

A INSERÇÃO DAS NOVAS TECNOLOGIAS DIGITAIS DA EDUCAÇÃO PELA GARANTIA DO DIA LETIVO

Autores

Palavras-chave:

escola pública, sociabilidade violenta, ensino remoto, novas tecnologias digitais.

Resumo

Tomando como panorama as comunidades com sociabilidade violenta do município do Rio de Janeiro, a pesquisa descrita neste artigo apresenta os impactos do impedimento dos direitos educacionais garantidos por lei a milhares de escolares inseridos em comunidades com sociabilidade violenta. Impedidas de frequentar aulas presenciais em dias de confronto armado, as crianças veem o seu desenvolvimento curricular paralisado e os seus dias de escola abreviados. Diante desta grave situação, as Novas Tecnologias Digitais assumem um papel preponderante na promoção do Projeto "Desculpe a Violência, Quero Estudar!" que propõe um Modelo de "Plano de Aula de Emergência" e o integra com aulas presenciais e remotas para gerenciar a interação e comunicação entre a escola, professores, alunos e tutores. Para tanto, a E. M. Zilda Nunes da Costa abriu suas portas para o desenvolvimento da Pesquisa Qualitativa (Indutiva), caracterizada por um estudo descritivo, exploratório e etnográfico. As Novas Tecnologias Digitais na Educação geraram um produto que atendeu à demanda exigida pela situação que a Unidade Escolar vivenciava, permitindo que os alunos nos dias em que as aulas presenciais não fossem possíveis continuar desenvolvendo as competências presentes no Currículo. E foi além, aliaram-se ao corpo docente em prol de práticas pedagógicas assertivas tanto para as aulas a distância quanto para as presenciais. A continuação dos estudos sobre o tema da Pesquisa certamente proporá novos desdobramentos, levantará outras perspectivas, além de pesquisas futuras que contribuirão inexoravelmente para responder às questões relevantes que envolvem a situação de milhares de alunos pertencentes a escolas inseridas em comunidades com sociabilidade violenta.

Biografia do Autor

Alexandra Evangelista de Lima, Escola Municipal Zilda Nunes da Costa, Centro Universitário Unicarioca

Coordenadora Acadêmica da Escola Municipal Zilda Nunes da Costa,

Mestre em Novas Tecnologias Digitais em Educação no Centro Universitário Unicarioca

Regina Celia Pereira de Moraes, Centro Universitário Unicarioca; GP-COMDICI/IBICT

Bacharel em direito (UERJ – Universidade do estado do Rio de Janeiro), 1970. Extensão em ciência da computação (IBM), 1974.  Mestrado em ciência da informação (MCT/IBICT – Instituto Brasileiro de informação em ciência e tecnologia), 1999. Doutora em engenharia de sistemas e computação (UFRJ – Universidade Federal do Rio de Janeiro), 2005. Pós-doutorado em ciência da informação (MCT/IBICT – Instituto Brasileiro de informação em ciência e tecnologia), 2009. Pós-doutorado em ciências sociais (PUC – Rio), 2011.  

No início trabalhou como professor (por 10 anos) para a Secretaria de educação da cidade do Rio de Janeiro ensinando crianças com necessidades especiais e também trabalhou com crianças em situação de vulnerabilidade (encarceradas) em medida sócio educativa. Depois, abraçou trabalhos corporativos: trabalhou para a IBM, SERPRO e IBGE. Adquiriu grande experiência (por quase 13 anos) como subgerente de suporte técnico em tecnologia e metodologias.

Marcos Silva, Doutorando em Políticas Públicas e Formação Humana (PPFH/UERJ); Unicarioca

Doutorando em Políticas Públicas e Formação Humana ? PPFH/UERJ Mestre em Educação em Ciências e Saúde ? NUTES/UFRJ Especialista em Designer Instrucional para EAD -FACEL/PR Especialista em Psicopedagogia Clínica e Institucional ? UCAM Graduado em pedagogia pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro - UERJ (2002). Coordenador dos cursos de pós-graduação na área de educação e aprendizagem do Centro Universitário Unicarioca Coordenador do Núcleo de Educação e Aprendizagem para os cursos de Licenciatura em Pedagogia, História e Letras da Unicarioca. Professor do Mestrado profissional em Novas Tecnologias Digitais do Centro Universitário Carioca - UNICARIOCA Consultor do sistema SESI NACIONAL, área de linguagens, códigos e suas tecnologias na modalidade de Educação de Jovens e Adultos. Atua há mais de 20 anos em diferentes segmentos educacionais: da educação em ambientes não formais ao ensino superior. Atua no ensino superior desde 2003 em propostas de educação presencial e EAD em diferentes funções como docência, tutoria, coordenação, produção e avaliação de materiais didáticos e estratégias pedagógicas, formação de profissionais e avaliação de equipes. Professor com histórico de atuação em diversos cursos de graduação, pós-graduação e colaboração em grupos de pesquisa, em instituições públicas e privadas nas áreas de educação, saúde e gestão. Áreas de interesse: formação humana mediada por tecnologias digitais, formação de professores, educação a distância, projetos inovadores em educação, neurociência aplicada a educação, psicanálise aplicada a educação, ensino híbrido, metodologias ativas, dificuldades e transtornos de aprendizagem, tecnologias assistivas, desenvolvimento humano, estilos e estratégias de aprendizagem. 

Referências

ABREU, Maurício de; VAZ, Lilian Fessler. Sobre a origem das favelas. Trabalho apresentado ao IV Encontro Nacional da ANPUR, Salvador, 1991.

BRASIL. Base Nacional Comum Curricular. Disponível em: <http://basenacionalcomum.mec.gov.br/> Acesso em: 26 de abr. 2022.

________. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB). Lei n. 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Disponível em: < "http://portal.mec.gov.br/cne/arquivos/pdf/CEB0038.pdf" > Acesso em: 18 out. 2020.

________. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Básica. Caderno 1 - Conselhos Escolares: democratização da escola e construção da cidadania. Brasília – DF, 2004 Disponível em: < //efaidnbmnnnibpcajpcglclefindmkaj/http://portal.mec.gov.br/seb/arquivos/pdf/Consescol/ce_cad1.pdf > Acesso em: 20 nov. 2020.

________ Estatuto da Criança e do Adolescente. LEI Nº 8.069, DE 13 DE JULHO DE 1990. Disponível em: < https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l8069.htm> Acesso em: 29 jun. 2021.

COSTA, S. M.. A influência dos recursos tecnológicos no processo de ensino aprendizagem. 2014. 43f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Fundamentos da Educação: Práticas Pedagógicas Interdisciplinares)- Universidade Estadual da Paraíba, Sousa, 2014.

FARIAS, Isabel Maria Sabino de et al. Pesquisa em rede: diálogos de formação em contextos coletivos de conhecimento. Fortaleza: EDUECE, 2018.

FREIRE, P. Pedagogia da Autonomia. 36. ed. São Paulo: Paz e Terra, 2009.

GIL, A. C. Como elaborar projetos de pesquisa. 4. ed. São Paulo: Atlas, 2007.

GARCIA, E. G. Veiga, E.C. e (2006). Psicopedagogia e a teoria modular da mente. São José dos Campos: Pulso.

KENSKI, Vani Moreira. Aprendizagem Mediada pela Tecnologia. Revista Diálogo Educacional. Curitiba, v. 4, n.10, p.47-56, set./dez. 2003.

KENSKI, V. M.. Educação e tecnologias: O novo ritmo da informação. Campinas: Papirus, 2007.

LALUEZA, José Luis; SILVA CAMPS, Isabel Crespo. As tecnologias da informação e da comunicação. Porto Alegre: Artmed, 2010.

LIBÂNEO, José Carlos. Pedagogia e Pedagogos: inquietações e buscas. Educar em Revista. Curitiba, 18 abr. 2019. Disponível em: <http://www.educaremrevista.ufpr.br/arquivos_17/libaneo.pdf"> Acesso em: 28 mar. 2021.

LOPES, Alice Casimiro; MACEDO, Elizabeth. Teorias de currículo. São Paulo: Cortez, 2011.

NONATO, Emanuel do Rosário Santos. Novas tecnologias, educação e contemporaneidade. Práxis Educativa, v. 1, n. 1, p. 77-86, 2006.

NOVAES, Henrique T.; DIAS, Rafael de B. Construção do marco analítico-conceitual da Tecnologia Social. In: Tecnologia social: ferramenta para construir outra sociedade. Campinas, SP: Komedi, 2010.

SECRETÁRIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO. Resolução 333. Rio de Janeiro, 2022. Disponível em: <https://doweb.rio.rj.gov.br/portal/visualizacoes/pdf/4538> Acesso em: 17 agost. 2022.

SILVEIRA, Patrícia Aparecida Lopes. Com a palavra, os professores alfabetizadores: produção e troca de saberes em um curso de extensão. Rio de Janeiro, 2018. Monografia (Licenciatura em Pedagogia) – Faculdade de Educação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2018.

WALLON, Henri. Prefácio. In: MERANI, A. A psicologia infantil. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1972.

Publicado

2023-08-21

Como Citar

Evangelista de Lima , A., Pereira de Moraes, R. C., & Silva, M. A. (2023). ESCOLA EM COMUNIDADE COM SOCIABILIDADE VIOLENTA: A INSERÇÃO DAS NOVAS TECNOLOGIAS DIGITAIS DA EDUCAÇÃO PELA GARANTIA DO DIA LETIVO. REVISTA CARIOCA DE CIÊNCIA, TECNOLOGIA E EDUCAÇÃO, 8(1), 86–107. Recuperado de https://recite.unicarioca.edu.br/rccte/index.php/rccte/article/view/271

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

1 2 > >>