ESCOLA EM COMUNIDADE COM SOCIABILIDADE VIOLENTA
A INSERÇÃO DAS NOVAS TECNOLOGIAS DIGITAIS DA EDUCAÇÃO PELA GARANTIA DO DIA LETIVO
Palavras-chave:
escola pública, sociabilidade violenta, ensino remoto, novas tecnologias digitais.Resumo
Tomando como panorama as comunidades com sociabilidade violenta do município do Rio de Janeiro, a pesquisa descrita neste artigo apresenta os impactos do impedimento dos direitos educacionais garantidos por lei a milhares de escolares inseridos em comunidades com sociabilidade violenta. Impedidas de frequentar aulas presenciais em dias de confronto armado, as crianças veem o seu desenvolvimento curricular paralisado e os seus dias de escola abreviados. Diante desta grave situação, as Novas Tecnologias Digitais assumem um papel preponderante na promoção do Projeto "Desculpe a Violência, Quero Estudar!" que propõe um Modelo de "Plano de Aula de Emergência" e o integra com aulas presenciais e remotas para gerenciar a interação e comunicação entre a escola, professores, alunos e tutores. Para tanto, a E. M. Zilda Nunes da Costa abriu suas portas para o desenvolvimento da Pesquisa Qualitativa (Indutiva), caracterizada por um estudo descritivo, exploratório e etnográfico. As Novas Tecnologias Digitais na Educação geraram um produto que atendeu à demanda exigida pela situação que a Unidade Escolar vivenciava, permitindo que os alunos nos dias em que as aulas presenciais não fossem possíveis continuar desenvolvendo as competências presentes no Currículo. E foi além, aliaram-se ao corpo docente em prol de práticas pedagógicas assertivas tanto para as aulas a distância quanto para as presenciais. A continuação dos estudos sobre o tema da Pesquisa certamente proporá novos desdobramentos, levantará outras perspectivas, além de pesquisas futuras que contribuirão inexoravelmente para responder às questões relevantes que envolvem a situação de milhares de alunos pertencentes a escolas inseridas em comunidades com sociabilidade violenta.
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