A UTILIZAÇÃO DO CICLO PDCA COMO METODOLOGIA ATIVA NA EDUCAÇÃO

UMA VISÃO SISTÊMICA E FREIRIANA

Autores

DOI:

https://doi.org/10.29327/2283237.8.2-3

Palavras-chave:

Educação contemporânea; ciclo PDCA; teoria sistêmica. teoria freiriana.

Resumo

O presente estudo visou compreender e analisar o ciclo PDCA como metodologia ativa e eficiente a ser aplicada em sala de aula, sob à luz das teorias freiriana e sistêmica. Pois, é sabido que apesar das exigências contemporâneas da escola adaptar-se às transformações tecnológicas, ainda há dificuldade das instituições de ensino se adequarem à metodologia ativa de ensino-aprendizagem exigida na contemporaneidade. Assim, esse trabalho categorizou aspectos favoráveis e desfavoráveis da aplicação do ciclo PDCA, no intuito de entendê-lo como metodologia ativa e eficaz para o ensino-aprendizagem. Para isso, foram analisados dois artigos científicos que versavam sobre o tema estudado. Dessa forma, foi possível entender que o ciclo PDCA possui tanto aspectos das teorias freiriana, como da sistêmica nas categorias positivas encontradas nos dois artigos analisados, mostrando que o ciclo PDCA atende a necessidade da educação contemporânea que exige da escola a formação libertadora, crítica, reflexiva, sistêmica, holística, inovadora e única

Biografia do Autor

Priscila de Lima, Must University

Must University

Bruno da Silva Evangelista, UEPA

UEPA

Referências

Capra, F. A teia da vida: uma nova compreensão cientifica dos sistemas vivos(1ª ed.).São Paulo:Cultrix. 2006

Curonice, C; McCulloch, P.(1997).Psicólogos e professores: um ponto de vista sistêmico sobre as dificuldades escolares(1ªed.).São Paulo: EDUSC.

Freire, P. Pedagogia da Autonomia: Saberes necessários à prática educativa (33ª ed.). São Paulo: Paz e Terra,2006.

Pacheco, etal. O ciclo PDCA na gestão do conhecimento: uma abordagem sistêmica. Recuperado em 27 setembro,2022 de:http://www.isssbrasil.usp.br/artigos/ana.pdf. ,2010

Corrêa,V.A;Santos, R.A.R; Arduino, L.G. Aplicação da ferramenta PDCA como metodologia ativa em uma disciplina de lógica no curso de engenharia. Revista Interdisciplinar de Tecnologias e Educação - Vol. 5 nº 1 Ed. Especial: VI SEC Simpósio de Ensino de Ciências,2019

Magnago, R.F; Cubas, A.L.V; Aguiar, A.R, Rossato, I.F & Moecke.E.H.S. Ensino Médio Inovador e o Estudo dos Problemas Ambientais. Ciência e Natura, Santa Maria, v. 37 n. 3 set-dez. 2015, p. 849-861 Revista do Centro de Ciências Naturais e Exatas – UFSM ISSN impressa: 0100-8307 ISSN on-line: 2179-4601,2015.

Filho, J.G.S. A utilização do ciclo PDCA e da ferramenta online tuctor na preparação de concursos para clarinetistas: um plano estratégico. Trabalho de conclusão final, Universidade Federal da Bahia, Bahia, BA, Brasil,2018.

Publicado

2024-04-26

Como Citar

de Lima, P., & da Silva Evangelista, B. (2024). A UTILIZAÇÃO DO CICLO PDCA COMO METODOLOGIA ATIVA NA EDUCAÇÃO: UMA VISÃO SISTÊMICA E FREIRIANA. REVISTA CARIOCA DE CIÊNCIA, TECNOLOGIA E EDUCAÇÃO, 8(2), 33–43. https://doi.org/10.29327/2283237.8.2-3