A UTILIZAÇÃO DO CICLO PDCA COMO METODOLOGIA ATIVA NA EDUCAÇÃO
UMA VISÃO SISTÊMICA E FREIRIANA
DOI:
https://doi.org/10.29327/2283237.8.2-3Palavras-chave:
Educação contemporânea; ciclo PDCA; teoria sistêmica. teoria freiriana.Resumo
O presente estudo visou compreender e analisar o ciclo PDCA como metodologia ativa e eficiente a ser aplicada em sala de aula, sob à luz das teorias freiriana e sistêmica. Pois, é sabido que apesar das exigências contemporâneas da escola adaptar-se às transformações tecnológicas, ainda há dificuldade das instituições de ensino se adequarem à metodologia ativa de ensino-aprendizagem exigida na contemporaneidade. Assim, esse trabalho categorizou aspectos favoráveis e desfavoráveis da aplicação do ciclo PDCA, no intuito de entendê-lo como metodologia ativa e eficaz para o ensino-aprendizagem. Para isso, foram analisados dois artigos científicos que versavam sobre o tema estudado. Dessa forma, foi possível entender que o ciclo PDCA possui tanto aspectos das teorias freiriana, como da sistêmica nas categorias positivas encontradas nos dois artigos analisados, mostrando que o ciclo PDCA atende a necessidade da educação contemporânea que exige da escola a formação libertadora, crítica, reflexiva, sistêmica, holística, inovadora e única
Referências
Capra, F. A teia da vida: uma nova compreensão cientifica dos sistemas vivos(1ª ed.).São Paulo:Cultrix. 2006
Curonice, C; McCulloch, P.(1997).Psicólogos e professores: um ponto de vista sistêmico sobre as dificuldades escolares(1ªed.).São Paulo: EDUSC.
Freire, P. Pedagogia da Autonomia: Saberes necessários à prática educativa (33ª ed.). São Paulo: Paz e Terra,2006.
Pacheco, etal. O ciclo PDCA na gestão do conhecimento: uma abordagem sistêmica. Recuperado em 27 setembro,2022 de:http://www.isssbrasil.usp.br/artigos/ana.pdf. ,2010
Corrêa,V.A;Santos, R.A.R; Arduino, L.G. Aplicação da ferramenta PDCA como metodologia ativa em uma disciplina de lógica no curso de engenharia. Revista Interdisciplinar de Tecnologias e Educação - Vol. 5 nº 1 Ed. Especial: VI SEC Simpósio de Ensino de Ciências,2019
Magnago, R.F; Cubas, A.L.V; Aguiar, A.R, Rossato, I.F & Moecke.E.H.S. Ensino Médio Inovador e o Estudo dos Problemas Ambientais. Ciência e Natura, Santa Maria, v. 37 n. 3 set-dez. 2015, p. 849-861 Revista do Centro de Ciências Naturais e Exatas – UFSM ISSN impressa: 0100-8307 ISSN on-line: 2179-4601,2015.
Filho, J.G.S. A utilização do ciclo PDCA e da ferramenta online tuctor na preparação de concursos para clarinetistas: um plano estratégico. Trabalho de conclusão final, Universidade Federal da Bahia, Bahia, BA, Brasil,2018.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 PRISCILA DE LIMA, Sr. Bruno
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
O autor vem por meio desta declarar que o artigo, aprovado para publicação na Revista Carioca de Ciência, Tecnologia e Educação é um trabalho original, que não foi publicado ou está sendo considerado para publicação em outra revista, que seja no formato impresso ou no eletrônico. O autor do manuscrito em questão, também:
- Declara que participei suficientemente do artigo para tornar pública minha responsabilidade pelo conteúdo.
- Declara que o uso de qualquer marca registrada ou direito autoral dentro do manuscrito foi creditado a seu proprietário ou a permissão para usar o nome foi concedida, caso seja necessário.
- Declara que todas as afirmações contidas no manuscrito, são fatos, são verdadeiras ou baseadas em pesquisa com razoável exatidão.
- Declara que concordo que os direitos autorais referentes o artigo acima referenciado se tornarão propriedade exclusiva da Revista Carioca de Ciência, Tecnologia e Educação.