Bullying e cyberbullying no ambiente escolar: a utilização de jogos como instrumento de conscientização, prevenção e combate a essas práticas
DOI:
https://doi.org/10.17648/2596-058X-recite-v3n1-1Palavras-chave:
Bullying; Cyberbullying; Violência; Ambiente escolar; EducaçãoResumo
A violência ocorre de diferentes formas na sociedade e pode ser caracterizada como uma das grandes problemáticas da
atualidade. Levando em consideração as abordagens e as características de atos violentos, este artigo visa abordar os fenômenos
sociais conhecidos atualmente como bullying e cyberbullying em duas escolas públicas, uma localizada no Rio de
Janeiro e outra em Tocantins. O objetivo principal foi averiguar se as tecnologias podem contribuir como instrumento
de conscientização, prevenção e combate ao bullying nas escolas. Assim, foi elaborada e aplicada, nas duas instituições,
uma sequência didática utilizando o jogo Estrela do Saber elaborado pelo Núcleo de Computação Aplicada da UniCarioca
(Nucap) O público-alvo do estudo foram adolescentes da faixa etária entre 14 e 17 anos e cerca de 78 professores. A fim de
obter dados, utilizou-se a pesquisa quantitativa, e, para a interpretação destes, empregou-se como base a técnica descritiva.
Como resultado, verificou-se que os recursos tecnológicos aliados a metodologias de socialização podem amenizar os
índices de violência escolar caracterizados como bullying e cyberbullying.
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