A LEITURA & ESCRITA ACADÊMICA E AS NOVAS TECNOLOGIAS

Autores

DOI:

https://doi.org/10.29327/2283237.8.2-6

Palavras-chave:

vida acadêmica, Chat GPT, compreensão de textos técnicos

Resumo

No presente trabalho, abordaremos a relevância do texto acadêmico nas universidades, especialmente em relação à disciplina de Leitura e Letramento Acadêmico. Essa disciplina tem como objetivo preparar os estudantes para a vida universitária, capacitando-os a lidar com os desafios recorrentes dessa esfera educacional. O foco principal será a apresentação do texto acadêmico em si, incluindo sua estrutura, normas e referências utilizadas, bem como a forma adequada de produzi-lo. Além disso, exploraremos a relação entre o texto acadêmico e a Inteligência Artificial, com ênfase na autoria e utilização do Chat GPT em trabalhos acadêmicos. A metodologia empregada para a realização deste estudo envolveu uma pesquisa bibliográfica com base nos referenciais teóricos indicados na disciplina, além da participação ativa em sala de aula. Essa abordagem resultou em uma pesquisa qualitativa, focada na interpretação dos conteúdos estudados. Os resultados obtidos indicam uma melhoria significativa na habilidade dos alunos em produzir textos acadêmicos seguindo os procedimentos adequados. Além disso, a pesquisa proporcionou um maior entendimento sobre a Inteligência Artificial mencionada anteriormente, em particular, o Chat GPT. Por fim, ficou evidente o valor dos trabalhos acadêmicos no âmbito da educação universitária, uma vez que eles são fundamentais em todas as etapas do ensino. Além disso, percebemos como as novas tecnologias, como a Inteligência Artificial, tornam o processo de criação e pesquisa mais acessível.

Biografia do Autor

Andre Carlos Bernardi Cozer, UTFPR

...

Ane Aghata Risso da Silva, UTFPR

UTFPR

Dionel Sebastião de Moraes, UTFPR

UTFPR

Lenon Felipe Schmitz da Silva , UTFPR

UTFPR

Referências

ALVES, M. B. M.; ARRUDA, S. M. Como fazer referências bibliográficas. Biblioteca Universitária. UFSC, Florianópolis, 2008.

BOA SORTE, P.; FARIAS, M. A. F.; SANTOS, A. E.; SANTOS, J. C. A.; DIAS, J. S. S. R. Inteligência artificial e escrita acadêmica: o que nos reserva o algoritmo GPT-3? Rev. Entre Línguas, Araraquara, v. 7, n. 00, e021035, 2021.

CHIBENI, S. S. O texto acadêmico. Via Moderna, 2010.

FELTRIM, V. D. Um levantamento bibliográfico sobre a estruturação de textos acadêmicos. Maringá: Ed. UEM, 2007.

GALLO, S. M. L. ChatGPT: hiperautor ou não autor? Traços de Linguagem - Revista de Estudos Linguísticos, [S. l.], v. 7, n. 1, 2023. DOI: 10.30681/2594.9063.2023v7n1id11199. Disponível em: https://periodicos.unemat.br/index.php/tracos/article/view/11199 . Acesso em: 23 jun. 2023.

MATTAR, J.; RAMOS, D. K. Metodologia da pesquisa em educação: abordagens qualitativas, quantitativas e mistas. Grupo Almedina, 2021.

PALHANO, J. M. P. Leitura e produção de texto acadêmico (livro eletrônico). Natal: IFRN Editora, 2021.

Publicado

2024-04-26

Como Citar

Bernardi Cozer, A. C., Risso da Silva, A. A., de Moraes, D. S., Schmitz da Silva , L. F., & Lingnau, C. (2024). A LEITURA & ESCRITA ACADÊMICA E AS NOVAS TECNOLOGIAS. REVISTA CARIOCA DE CIÊNCIA, TECNOLOGIA E EDUCAÇÃO, 8(2), 75–84. https://doi.org/10.29327/2283237.8.2-6