A LEITURA & ESCRITA ACADÊMICA E AS NOVAS TECNOLOGIAS
DOI:
https://doi.org/10.29327/2283237.8.2-6Palavras-chave:
vida acadêmica, Chat GPT, compreensão de textos técnicosResumo
No presente trabalho, abordaremos a relevância do texto acadêmico nas universidades, especialmente em relação à disciplina de Leitura e Letramento Acadêmico. Essa disciplina tem como objetivo preparar os estudantes para a vida universitária, capacitando-os a lidar com os desafios recorrentes dessa esfera educacional. O foco principal será a apresentação do texto acadêmico em si, incluindo sua estrutura, normas e referências utilizadas, bem como a forma adequada de produzi-lo. Além disso, exploraremos a relação entre o texto acadêmico e a Inteligência Artificial, com ênfase na autoria e utilização do Chat GPT em trabalhos acadêmicos. A metodologia empregada para a realização deste estudo envolveu uma pesquisa bibliográfica com base nos referenciais teóricos indicados na disciplina, além da participação ativa em sala de aula. Essa abordagem resultou em uma pesquisa qualitativa, focada na interpretação dos conteúdos estudados. Os resultados obtidos indicam uma melhoria significativa na habilidade dos alunos em produzir textos acadêmicos seguindo os procedimentos adequados. Além disso, a pesquisa proporcionou um maior entendimento sobre a Inteligência Artificial mencionada anteriormente, em particular, o Chat GPT. Por fim, ficou evidente o valor dos trabalhos acadêmicos no âmbito da educação universitária, uma vez que eles são fundamentais em todas as etapas do ensino. Além disso, percebemos como as novas tecnologias, como a Inteligência Artificial, tornam o processo de criação e pesquisa mais acessível.
Referências
ALVES, M. B. M.; ARRUDA, S. M. Como fazer referências bibliográficas. Biblioteca Universitária. UFSC, Florianópolis, 2008.
BOA SORTE, P.; FARIAS, M. A. F.; SANTOS, A. E.; SANTOS, J. C. A.; DIAS, J. S. S. R. Inteligência artificial e escrita acadêmica: o que nos reserva o algoritmo GPT-3? Rev. Entre Línguas, Araraquara, v. 7, n. 00, e021035, 2021.
CHIBENI, S. S. O texto acadêmico. Via Moderna, 2010.
FELTRIM, V. D. Um levantamento bibliográfico sobre a estruturação de textos acadêmicos. Maringá: Ed. UEM, 2007.
GALLO, S. M. L. ChatGPT: hiperautor ou não autor? Traços de Linguagem - Revista de Estudos Linguísticos, [S. l.], v. 7, n. 1, 2023. DOI: 10.30681/2594.9063.2023v7n1id11199. Disponível em: https://periodicos.unemat.br/index.php/tracos/article/view/11199 . Acesso em: 23 jun. 2023.
MATTAR, J.; RAMOS, D. K. Metodologia da pesquisa em educação: abordagens qualitativas, quantitativas e mistas. Grupo Almedina, 2021.
PALHANO, J. M. P. Leitura e produção de texto acadêmico (livro eletrônico). Natal: IFRN Editora, 2021.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 André, Ane, Dionel, Lenon, Carina Lingnau
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
O autor vem por meio desta declarar que o artigo, aprovado para publicação na Revista Carioca de Ciência, Tecnologia e Educação é um trabalho original, que não foi publicado ou está sendo considerado para publicação em outra revista, que seja no formato impresso ou no eletrônico. O autor do manuscrito em questão, também:
- Declara que participei suficientemente do artigo para tornar pública minha responsabilidade pelo conteúdo.
- Declara que o uso de qualquer marca registrada ou direito autoral dentro do manuscrito foi creditado a seu proprietário ou a permissão para usar o nome foi concedida, caso seja necessário.
- Declara que todas as afirmações contidas no manuscrito, são fatos, são verdadeiras ou baseadas em pesquisa com razoável exatidão.
- Declara que concordo que os direitos autorais referentes o artigo acima referenciado se tornarão propriedade exclusiva da Revista Carioca de Ciência, Tecnologia e Educação.