Avaliação escolar: ressignificação do instrumento prova presencial tradicional com a utilização de uma ferramenta digital para testes rápidos

  • Adriano Barbosa Lima (MPNTDE | UniCarioca)
  • Heloisa Elaine da Silva Carvalho Lopes (MPNTDE | UniCarioca)
  • Marcelo Queres de Oliveira (MPNTDE | UniCarioca)
  • Victor Gonçalves Freitas (NUCAP | MPNTDE | UniCarioca)
  • Alessandro Jatobá (NUCAP | MPNTDE | FIOCRUZ)
  • Verônica Elói (MPNTDE | UniCarioca)
  • Bianca Martins (NUCAP | MPNTDE | UniCarioca | PUC-Rio)
Palavras-chave: Avaliação Escolar; Ferramenta Digital; Testes Rápidos; Design e Produção de Sentido

Resumo

O objeto deste estudo é a ressignificação da prática de avaliação com o instrumento prova presencial tradicional, utilizando
a ferramenta Plickers. O estudo baseou-se em uma pesquisa bibliográfica e documental. Foi feita uma análise detalhada
da prática a ser ressignificada a partir da observação da experiência de uso da mesma, além de uma análise de oportunidades
de ressignificação a partir de uma visão de Design e produção de sentidos com identificação de sujeitos praticantes e
análise do relato da experiência de um professor com a utilização da ferramenta proposta. Conclui-se com a pesquisa que
a mudança da avaliação de resultados para uma avaliação de processo é possível com a utilização da ferramenta Plickers.

Publicado
2018-09-20