O ESPERANÇAR FREIRIANO NA EDIFICAÇÃO DE VIDA DAS ALUNAS DO PROEJA DURANTE A PANDEMIA DE COVID-19

Autores

Palavras-chave:

Esperança, ; Ensino Remoto Emergencial, Proeja, Pandemia

Resumo

O objetivo do presente artigo foi traçar uma noção do esperançar freiriano no decorrer do uso do Ensino Remoto Emergencial (ERE) no Brasil no auge da pandemia de Covid-19, quando as aulas presenciais das instituições escolares estavam suspensas. Para tanto, buscou-se exemplificar o esperançar freiriano através das narrativas de alunas do Programa Nacional de Integração da Educação Profissional com a Educação Básica na Modalidade de Educação de Jovens e Adultos (Proeja). O período eleito para trazer a realidade destas alunas foi o de maior impacto nesta crise sanitária, julho de 2021. A metodologia adotada foi pesquisa do tipo exploratória descritiva, calcada em entrevistas como procedimento de coleta de dados, estabelecendo, assim, ordem qualitativa ao estudo. Como conclusão, a pesquisa conferiu a existência do esperançar freiriano na vida das alunas do Proeja no decorrer de uma situação-limite, a suspenção das aulas presenciais. Constatando-se, que foi a esperança que as fez alcançar o inédito viável, o ERE, levando-as ao enfrentamento de obstáculos conexos as aulas em meio digital. Sendo a esperança um componente motivador na edificação de suas vidas.

Biografia do Autor

Aline Rocha Santana da Silva, UNIGRANRIO

Administradora, docente efetiva (EBTT) do Colégio Pedro II e doutoranda em Administração pelo PPGA - Unigranrio. Interesses de pesquisa: Educação Profissional, Ensino de Administração, Educação de Jovens e Adultos, Qualidade de vida e vulnerabilidade. Doutoranda em Administração PPGA/ UNIGRANRIO.

Patricia Cipriano Barcellos da Silva, UNIGRANRIO

Doutoranda em Administração pela UNIGRANRIO e Mestre em Desenvolvimento Territorial e Políticas Públicas pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ). Especialista em Recursos Humanos pela Universidade Federal Fluminense (UFF). Bacharel em Administração pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ). Foi aluna especial em nível de mestrado/doutorado pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Foi professora substituta em diversas disciplinas no curso de Administração de Empresas na UFRRJ em 2018/2019. Foi bolsista CAPES atuando como pesquisadora no edital Memórias Brasileiras: Biografias, da Fundação Getúlio Vargas(FGV). Atualmente exerce a função de professora susbstituta na UFRRJ (Campus SEDE) e de tutora a distância no curso de Administração de Empresas na fundação CECIERJ (Consórcio Cederj) mediando disciplinas da UFRRJ. Carreira desenvolvida na área administrativa com experiências em compras, licitações e contratos. E docência nas áreas de teorias da administração, administração estratégica, gestão de pessoas, marketing, qualidade na prestação de serviços, comportamento humano, métodos de pesquisa, Educação a Distância e orientações acadêmicas.

Ana Carolina de Gouvea Dantas Motta, Universidade Santa Úrsula

Universidade Santa Úrsula

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Publicado

2024-12-13

Como Citar

Silva, A. R. S. da, Silva, P. . C. B. da, & Motta, A. C. de G. D. (2024). O ESPERANÇAR FREIRIANO NA EDIFICAÇÃO DE VIDA DAS ALUNAS DO PROEJA DURANTE A PANDEMIA DE COVID-19. REVISTA CARIOCA DE CIÊNCIA, TECNOLOGIA E EDUCAÇÃO, 9(1), 45–61. Recuperado de https://recite.unicarioca.edu.br/rccte/index.php/rccte/article/view/298