O ESPERANÇAR FREIRIANO NA EDIFICAÇÃO DE VIDA DAS ALUNAS DO PROEJA DURANTE A PANDEMIA DE COVID-19
Palavras-chave:
Esperança, ; Ensino Remoto Emergencial, Proeja, PandemiaResumo
O objetivo do presente artigo foi traçar uma noção do esperançar freiriano no decorrer do uso do Ensino Remoto Emergencial (ERE) no Brasil no auge da pandemia de Covid-19, quando as aulas presenciais das instituições escolares estavam suspensas. Para tanto, buscou-se exemplificar o esperançar freiriano através das narrativas de alunas do Programa Nacional de Integração da Educação Profissional com a Educação Básica na Modalidade de Educação de Jovens e Adultos (Proeja). O período eleito para trazer a realidade destas alunas foi o de maior impacto nesta crise sanitária, julho de 2021. A metodologia adotada foi pesquisa do tipo exploratória descritiva, calcada em entrevistas como procedimento de coleta de dados, estabelecendo, assim, ordem qualitativa ao estudo. Como conclusão, a pesquisa conferiu a existência do esperançar freiriano na vida das alunas do Proeja no decorrer de uma situação-limite, a suspenção das aulas presenciais. Constatando-se, que foi a esperança que as fez alcançar o inédito viável, o ERE, levando-as ao enfrentamento de obstáculos conexos as aulas em meio digital. Sendo a esperança um componente motivador na edificação de suas vidas.
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