OS TALENTOS NA TELA: PROFESSORES DE INGLÊS PRODUZINDO CONTEÚDO AUDIOVISUAL

Autores

Palavras-chave:

Formação Continuada, Tecnologias Digitais na Educação, Produção Audiovisual, Práticas Pedagógicas, Inovação

Resumo

Neste artigo, apresenta-se a análise da formação continuada oferecida aos professores de Língua Inglesa do Ensino Fundamental II e da Educação de Jovens e Adultos do município de São Gonçalo/RJ, com foco na produção de conteúdo audiovisual. O objetivo da pesquisa foi avaliar o impacto da oficina intitulada ‘The on-screen talents’ (Os talentos na tela) na prática pedagógica dos docentes, a partir da troca de experiências, da visualização de vídeos produzidos pela formadora e por seus alunos da escola pública, bem como da produção de conteúdo audiovisual integrando Língua Inglesa e TDE, em um ambiente de sala de aula de escola pública municipal com recursos limitados. A metodologia utilizada para coletar os dados da pesquisa foi exploratória, de abordagem qualitativa, realizada por meio de um questionário on-line. Os resultados evidenciaram que a experiência foi desafiadora, empolgante e estimulante, levando à conclusão de que a oficina pôde contribuir significativamente para a inovação da práxis pedagógica dos participantes da formação, podendo trazer inúmeros benefícios para o ensino-aprendizagem.

Biografia do Autor

Neuza Siqueira de Souza, Centro Universitário UniCarioca

Doutoranda em Novas Tecnologias Digitais na Educação, pelo Centro Universitário Carioca - UniCarioca (2024). Mestra em Novas Tecnologias Digitais na Educação, pelo Centro Universitário Carioca - UniCarioca (2023). Graduada em Letras - Português/Inglês, pela Universidade Estadual do Rio de Janeiro - UERJ (1991). Especialista em Informática Educativa, pela Universidade Plínio Leite - UNIPLI (2003). Especialista em Língua Inglesa, pelo Instituto Superior Anísio Teixeira - ISAT (2008). Atuou como professora de Inglês na Secretaria de Educação do Estado do Rio de Janeiro - SEEDUC e na Rede Municipal de São Gonçalo/RJ - SEMED. Na SEEDUC, também atuou como professora multiplicadora no Núcleo de Tecnologia Educacional - NTE (2005 a 2015) e é professora aposentada desde 2019. Na SEMED, atuou como professora multiplicadora na área de Tecnologia na Educação no Centro Interescolar Ulysses Guimarães - CIUG (2002 a 2015) e atua como professora multiplicadora no Núcleo de Tecnologia Municipal - NTM, que é integrado ao Centro Municipal de Formação Continuada Prefeito Hairson Monteiro dos Santos - CREFCON, desde 2015. ORCID: 0000-0002-7240-849X.

Luciane Medeiros de Souza Conrado, Centro Universitário UniCarioca

Possui graduação em Ciências Sociais pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1999) e Formação Pedagógica em Artes Visuais, mestrado em Ciências da Arte pela Universidade Federal Fluminense (2003), doutorado em Letras pela Universidade Federal Fluminense (2009) e Pós Doutorado em História da Arte (UERJ). Luciane Conrado é Jornalista, Atriz, Cientista Social e Diretora de Produção. Pesquisadora e Dramaturgista, tem experiência na área de Artes, com ênfase em Produção Cultural, Educação para as Artes, Fundamentos e História da Comunicação, História e Teorias da Arte e da Leitura, Legislação Cultural, Planejamento e Produção (Eventos, Culturais), Planejamento Estratégico de Publicidade e Publicidade, bem como avaliação e enquadramento/modulação de projetos socioculturais e esportivos. Atua também na Docência do Ensino Superior, Graduação e Pós-Graduação, gestão no Terceiro Setor e pesquisa em Cultura e Arte. Atualmente é Professora Adjunta do Centro Universitário Unicarioca e Coordenadora do MBA em Produção e Gestão Cultural. Professora responsável pelo conteúdo de Criatividade e Dança no EAD . Na orientação do curso, trabalha especialmente com trabalhos técnicos e memorais: produções de produtos audiovisuais (videoclipes, documentários, programas de TV, curtas-metragens), produções culturais, sites e eventos. Professora permanente do Mestrado em Novas Tecnologias Digitais na Educação, da UniCarioca trabalha, especialmente, nas pesquisas que vinculam Comunicação e suas Tecnologias, Cultura e Arte para Educação. É pesquisadora na área de História da Arte e Carnaval (Pós Doc Uerj), Consultora para Mapeamento e Diagnóstico do Carnaval de Niterói no termo de cooperação Prefeitura de Niterói/ Unesco e Produtora Executiva da Renato Vieira Cia de Dança.

Rosa Lidice de Moraes Valim, Centro Universitário UniCarioca

Doutora em Psicossociologia (pelo Programa EICOS/UFRJ), Mestre em Design e Sociedade (pela PUC-Rio), Bacharel em Comunicação Social (pela PUC-Rio) com extensão em Empreendedorismo (também pela PUC-Rio) e Especialista em interpretação de conferências no par linguístico português-inglês (pela PUC-Rio). Atua como Professora de Ética da Graduação da Unicarioca, Professora de Liderança da Pós-graduação em Gestão de Projetos da Unicarioca, e Professora de Metodologia do Mestrado Profissional em Novas Tecnologias Digitais na Educação da UniCarioca (MPNTDE). Pesquisadora associada do GT/DGP/CNPq de Tecnologias sociais para popularização da ciência. Editora de seção de ensaios da revista acadêmica RECITE. Integrante do Núcleo Docente Estruturante da Unicarioca. Prática orientando projetos finais (TCCs) para cursos os cursos de Marketing e Administração. Integrante do GT Tecnologias sociais para popularização da ciência (CNPq - Coordenado pela Professora Doutora Regina Celia P. de Moraes). Visão sistêmica de ambientes organizacionais, favorecida por formação interdisciplinar. Consultorias organizacionais (via Valor Treinamentos Empreendimentos LTDA).

Referências

ALMEIDA, T. de A.; SIQUEIRA, A. P. L.; CONRADO, L. Comunicação audiovisual em tempos de pandemia: as mídias sociais na educação infantil. Revista Carioca de Ciência, Tecnologia e Educação, [S. l.], v. 5, n. especial, p. 83–85, 2020. Disponível em: https://recite.unicarioca.edu.br/rccte/index.php/rccte/article/view/135. Acesso em: 15 fev. 2024.

ANDRADE, J. M. S.de et al. Avanços científico-tecnológicos e auto (trans) formação de professores: novos tempos... velhos desafios?! Educação, Ciência e Cultura, v. 24, n. 2, p. 153-164, 2019. Disponível em: https://revistas.unilasalle.edu.br/index.php/Educacao/article/view/4508. Acesso em: 14 fev. 2024.

BARDIN, L. Análise de conteúdo. ed.rev. e atual. Lisboa – Portugal: Edições 70, uma chancela de Edições Almedina, S.A., 2021.

COSTA, C. R.; FERREIRA, R. S. Revisão sistemática sobre letramento digital na formação de professores: desafios e possibilidades. In: SIMPÓSIO BRASILEIRO DE INFORMÁTICA NA EDUCAÇÃO (SBIE), 31. 2020, Online. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2020. p. 282-291. DOI: https://doi.org/10.5753/cbie.sbie.2020.282.

NASCIMENTO, A.; SANTOS, L. S. Novos letramentos e formação de professores de inglês: refletindo sobre letramentos digitais. Revista (Con) Textos Linguísticos, v. 14, n. 29, p. 739-758, 2020. Disponível em: Novos-letramentos-e-formacao-de-professores-de-ingles-refletindo-sobre-letramentos-digitais.pdf (researchgate.net). Acesso em: 15 fev. 2024.

VALENTE, J. A. As tecnologias digitais e os diferentes letramentos. Pátio. Revista Pedagógica. Porto Alegre, v. 11, p. 12-15, 2007.

VIEIRA, A. M. da S.; LOURES, D. A. M.; BRANDÃO, P. M. F.; LEGEY, A. P.; MOL, A. C.; SILVA, M. A. S.; FREITAS, V. G.; Formação continuada dos professores e o uso das novas tecnologias em escolas públicas do Rio de Janeiro. Revista Carioca de Ciência, Tecnologia e Educação, [S. l.], v. 3, n. 1, 2018. DOI: 10.17648/2596-058X-recite-v3n1-8. Disponível em: https://recite.unicarioca.edu.br/rccte/index.php/rccte/article/view/35. Acesso em: 15 fev. 2024.

Downloads

Publicado

2024-12-13

Como Citar

Souza, N. S. de, Conrado, L. M. de S., & Valim, R. L. de M. (2024). OS TALENTOS NA TELA: PROFESSORES DE INGLÊS PRODUZINDO CONTEÚDO AUDIOVISUAL . REVISTA CARIOCA DE CIÊNCIA, TECNOLOGIA E EDUCAÇÃO, 9(1), 3–15. Recuperado de https://recite.unicarioca.edu.br/rccte/index.php/rccte/article/view/305