METODOLOGIA ÁGIL PARA O DESENVOLVIMENTO DE PROJETO DE EDUCAÇÃO CORPORATIVA POR EQUIPE MULTIDISCIPLINAR

Autores

Palavras-chave:

Equipes multidisciplinares, Desenvolvimento de projeto com metodologia ágil, Desenvolvimento de curso de educação corporativa, Parceria empresa-universidade, equipes multidisciplinares; desenvolvimento de projeto com metodologia ágil; desenvolvimento de curso de educação corporativa; parceria empresa-universidade.

Resumo

Objetiva-se aqui reportar o processo de desenvolvimento de um curso de Educação Corporativa por Doutorandos de Educação em disciplina de empreendedorismo da UniCarioca. A equipe multidisciplinar envolvida no projeto trabalhou com metodologia ágil para dar conta do desenvolvimento do curso. O processo de construção do curso, bem como a apreciação final de cada membro da equipe a respeito dos sucessos e desafios vivenciados durante o desenvolvimento do projeto, encontra-se apresentados neste artigo. Para a análise dos resultados, utilizou-se a técnica da análise de conteúdo de Bardin. Identificou-se, entre outras coisas, que o comprometimento da equipe é fundamental para o desenvolvimento de projetos pautados por metodologias ágeis (particularmente Scrum e Kanban).

Biografia do Autor

Marco Cruz, ISERJ, Unicarioca

Doutor em Mestre em Novas Tecnologias Digitais na Educação (Unicarioca); Novas Tecnologias Digitais na Educação (Unicarioca); Bacharel em Matemática Aplicada - Modalidade Informática (curso atualmente denominado Bacharelado em Ciência da Computação) pela UFRJ; Licenciatura em Matemática pela Universidade Castelo Branco. Atua como professor de Informática e de Matemática no Instituto Superior de Educação do Rio de Janeiro - ISERJ. Pesquisador associado do GT/DGP/CNPq de Tecnologias Sociais para Popularização da Ciência.

José Silva, FAETEC, Unicarioca

Doutorando em Novas Tecnologias Digitais em Educação (Unicarioca); Doutorando em Educação pela UCSF Argentina; Mestre em Novas Tecnologias Digitais em Educação ( Unicarioca); Graduado em Sociologia pela UNIFAVENI;  Graduado em Pedagogia pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ); Especialização em Psicopedagogia, Pedagogia Empresarial, Gestão Pública, Segurança do Trabalho (com Ênfase em Meio Ambiente e Sustentabilidade), Saúde, Segurança do Trabalho e Direito Público. Trabalha na área de Educação, com ênfase em Planejamento, Avaliação e Formação Educacional de Docentes, como Supervisor Educacional concursado na ETESHJS (Fundação de Apoio à Escola Técnica do Estado do Rio de Janeiro, FAETEC) desde 2011.

Neuza Souza, SEEDUC, Unicarioca

Doutoranda em Novas Tecnologias Digitais na Educação pelo Centro Universitário Carioca - UniCarioca; Mestra em Novas Tecnologias Digitais na Educação pelo Centro Universitário Carioca - UniCarioca (2023); Especialista em Informática Educativa pela Universidade Plínio Leite - UNIPLI (2003); Especialista em Língua Inglesa pelo Instituto Superior Anísio Teixeira - ISAT (2008); Graduada em Letras - Português/Inglês pela Universidade Estadual do Rio de Janeiro - UERJ (1991). Atua como formadora no Núcleo de Tecnologia Municipal (NTM), integrado ao Centro Municipal de Formação Continuada Prefeito Hairson Monteiro dos Santos (CREFCON) e desempenha a função de revisora copidesque da empresa IDIOMAS CIA LTDA.

Rosa Valim, UniCarioca

Doutora em Psicossociologia (Programa EICOS/UFRJ), Mestre em Design (PUC-Rio), Bacharel em Comunicação Social (PUC-Rio) com extensão em Empreendedorismo (PUC-Rio) e Especialista em interpretação de conferências no par linguístico português-inglês (PUC-Rio). Atua como Professora de Empreendedorismo na Graduação da Unicarioca, Professora de Liderança e de Criatividade da Pós-graduação em Gestão de Projetos da Unicarioca, Professora de Metodologia do Mestrado em Educação da UniCarioca (MPNTDE) e Professora de Empreendedorismo do Doutorado em Educação da UniCarioca (DPNTDE). Pesquisadora associada do GT/DGP/CNPq de Tecnologias sociais para popularização da ciência. Editora de Seção de ensaios da revista acadêmica RECITE.

Raissa Fragoso, Prefeitura Municipal de Macaé, Unicarioca

Doutoranda do Programa de Pós-graduação Stricto Sensu em Novas Tecnologias Digitais na Educação, do Centro Universitário Carioca (Unicarioca, 2024); Mestra do Programa de Pós-graduação Stricto Sensu em Novas Tecnologias Digitais na Educação, pelo Centro Universitário Carioca (Unicarioca, 2023); Graduada em Psicologia e Licenciatura pela Universidade Estácio de Sá (UNESA, 2004); Especialista em Psicopedagogia, pela Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Macaé (FAFIMA, 2011). Atuou como Psicóloga no Centro Municipal de Atendimento Especializado de Apoio ao Escolar CEMEAES, na Secretaria Municipal de Educação de Macaé/RJ (2005 a 2012) e atua como Psicopedagoga no Centro Municipal de Atendimento Especializado de Apoio ao Escolar CEMEAES, na Secretaria Municipal de Educação de Macaé/RJ (2013 a 2024).

Ana Beatriz Santos, UNIRIO, Unicarioca

Doutoranda em Novas Tecnologias Digitais na Educação (UniCarioca, Rio de Janeiro, RJ), Mestre em Novas Tecnologias Digitais na Educação (UniCarioca, Rio de Janeiro, RJ), Bacharel em Fonoaudiologia (Universidade Veiga de Almeida, Rio de Janeiro, RJ). Atua como Fonoaudióloga Preceptora no Hospital Universitário Gaffrée e Guinle (Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, RJ) e como Fonoaudióloga no Instituto Nacional de Educação de Surdos, Rio de Janeiro, RJ.

George Chaves, OPLIUM Segurança Digital, Unicarioca

Doutorando em Novas Tecnologias Digitais na Educação (Unicarioca - RJ), Mestre Novas Tecnologias Digitais na Educação (Unicarioca - RJ), Pós-Graduado em Inteligência de Ameaças Cibernéticas (IDESP - SP), Pós-Graduado em Perícia Forense Computacional (DARYUS - SP), Graduado em Sistemas da Informação (UNIABEU - RJ), Certificado como Educador Maker (Casa Thomas Jefferson - DF) e Certificado DPO, CISO e C31000. Atua como Executivo de Cibersegurança em Multinacional, sendo responsável pela célula de inovação da empresa e pelos projetos de Gestão de Riscos e Compliance. Na área docente, tem experiência como Instrutor, Professor, Mentor, Coordenador de Curso e Especialista de Produtos Educacionais. Atualmente exerce a docência como Professor de Pós-Graduação em disciplinas de Tecnologia, Cibersegurança e Indústria 4.0 em Instituições como Daryus, Senac e Senai, além de atuar como Orientador de TCC e Mentor de Projetos de Internet das Coisas e Robótica.

Márcia Santos, Prefeitura da Cidade de Nova Iguaçu, Unicarioca

Doutoranda em Novas Tecnologias Digitais em Educação na Unicarioca (2024); Mestre em Novas Tecnologias Digitais em Educação pela Unicarioca (2020); Pós-Graduada em Gestão Pedagógica pela UFRJ (2017); Pós graduada em Psicopedagogia Clínica e Institucional (2013); Graduada em Pedagogia pela Universidade Iguaçu (2005); Graduada em Ciências Contábeis pela Universidade Federal Fluminense (1990). Formação complementar em Pedagogia Sistêmica pelo INSTITUTO HVF (2023). Atualmente é Professora II da Prefeitura da Cidade de Nova Iguaçu. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Avaliação da Aprendizagem e Gestão Pedagógica. 

Referências

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Publicado

2024-12-13

Como Citar

Cruz, M., Silva, J., Souza, N., Valim, R., Fragoso, R., Santos, A. B., Chaves, G., & Santos, M. (2024). METODOLOGIA ÁGIL PARA O DESENVOLVIMENTO DE PROJETO DE EDUCAÇÃO CORPORATIVA POR EQUIPE MULTIDISCIPLINAR. REVISTA CARIOCA DE CIÊNCIA, TECNOLOGIA E EDUCAÇÃO, 9(1), 77–95. Recuperado de https://recite.unicarioca.edu.br/rccte/index.php/rccte/article/view/316