MODELAGEM BIDIMENSIONAL PLANA, PROPOSIÇÃO DE PROBLEMAS E TECNOLOGIA SOCIAL EM MATEMÁTICA

UMA EXPERIÊNCIA NA EJA

Autores

Palavras-chave:

Modelagem Matemática; Etnomatemática; Educação de Jovens e Adultos; Modelagem Bidimensional

Resumo

Esta proposta de trabalho de pesquisa visa identificar as potencialidades da Modelagem Matemática e da Proposição de Problemas aliadas à Modelagem Bidimensional na prática pedagógica do professor de relacionar a Matemática usada na confecção de roupas ao ensino da Matemática na Educação de Jovens e Adultos (EJA). Para tanto a pergunta que norteia esse trabalho é “Quais são as potencialidades do uso da Modelagem Bidimensional aliada à Proposição de Problemas no processo de confecção de roupas para o ensino-aprendizagem de matemática de uma turma de costureiras na Educação de Jovens e Adultos?” Para elaboração deste trabalho de pesquisa, a metodologia selecionada foi identificada como qualitativa, por entender-se que esta trata o fenômeno em toda sua complexidade, isto é, ela busca a sua compreensão e seus significados, não somente sua explicação, proporcionando, assim, um melhor entendimento do fenômeno de interesse. A pesquisa será desenvolvida nas seguintes etapas: serão dois encontros de três horas e meia. No primeiro encontro será proposto o problema de fazer uma saia godê para uma aluna na sala, posteriormente será desenvolvida a construção do conhecimento através do diálogo entre os pesquisadores e as costureiras, um diálogo entre o conhecimento técnico-escolar e o conhecimento popular, valorizando os conhecimentos dos sujeitos e construindo os conceitos matemáticos. Para nossa coleta de dados, fez-se da observação participante. Além disso, julgamos que a observação participante é um instrumento adequado para nossa coleta de dados, justamente porque nos dá a condição de observarmos e participarmos das situações inerentes a uma pesquisa pedagógica desenvolvida em sala de aula.

Biografia do Autor

Saul Barbosa de Oliveira, Universidade Estadual da Paraíba

Universidade Estadual da Paraíba

Maria Aparecida de Souza Marques, PMTN

Tenho cursos em nível técnico em Modelagem de Vestuário e Costura de Máquinas Industriais pelo SENAI e sou graduada em Design de Moda pela Universidade Cruzeiro do Sul.

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Publicado

2024-12-13

Como Citar

Oliveira, S. B. de, & Marques, M. A. de S. (2024). MODELAGEM BIDIMENSIONAL PLANA, PROPOSIÇÃO DE PROBLEMAS E TECNOLOGIA SOCIAL EM MATEMÁTICA: UMA EXPERIÊNCIA NA EJA. REVISTA CARIOCA DE CIÊNCIA, TECNOLOGIA E EDUCAÇÃO, 9(1), 62–76. Recuperado de https://recite.unicarioca.edu.br/rccte/index.php/rccte/article/view/317