MODELAGEM BIDIMENSIONAL PLANA, PROPOSIÇÃO DE PROBLEMAS E TECNOLOGIA SOCIAL EM MATEMÁTICA
UMA EXPERIÊNCIA NA EJA
Palavras-chave:
Modelagem Matemática; Etnomatemática; Educação de Jovens e Adultos; Modelagem BidimensionalResumo
Esta proposta de trabalho de pesquisa visa identificar as potencialidades da Modelagem Matemática e da Proposição de Problemas aliadas à Modelagem Bidimensional na prática pedagógica do professor de relacionar a Matemática usada na confecção de roupas ao ensino da Matemática na Educação de Jovens e Adultos (EJA). Para tanto a pergunta que norteia esse trabalho é “Quais são as potencialidades do uso da Modelagem Bidimensional aliada à Proposição de Problemas no processo de confecção de roupas para o ensino-aprendizagem de matemática de uma turma de costureiras na Educação de Jovens e Adultos?” Para elaboração deste trabalho de pesquisa, a metodologia selecionada foi identificada como qualitativa, por entender-se que esta trata o fenômeno em toda sua complexidade, isto é, ela busca a sua compreensão e seus significados, não somente sua explicação, proporcionando, assim, um melhor entendimento do fenômeno de interesse. A pesquisa será desenvolvida nas seguintes etapas: serão dois encontros de três horas e meia. No primeiro encontro será proposto o problema de fazer uma saia godê para uma aluna na sala, posteriormente será desenvolvida a construção do conhecimento através do diálogo entre os pesquisadores e as costureiras, um diálogo entre o conhecimento técnico-escolar e o conhecimento popular, valorizando os conhecimentos dos sujeitos e construindo os conceitos matemáticos. Para nossa coleta de dados, fez-se da observação participante. Além disso, julgamos que a observação participante é um instrumento adequado para nossa coleta de dados, justamente porque nos dá a condição de observarmos e participarmos das situações inerentes a uma pesquisa pedagógica desenvolvida em sala de aula.
Referências
ABREU, K. H. G. Tecnologia social: tecendo novos caminhos para a prática interventiva do Serviço Social. 2022. 150 p. Dissertação (Mestrado em Cultura e Sociedade) Programa de Pós-graduação em Cultura e Sociedade, Universidade Federal do Maranhão, São Luís, 2022.
BASSANEZI, R. C. Modelagem matemática: teoria e prática. São Paulo: Contexto, 2015.
BIEMBENGUT, M. S; HEIN. N. Modelagem matemática no ensino. 5. ed. 5. reimp. São Paulo: Contexto, 2018.
BODGAN, R. C.; BIKLEN, S. K. Investigação qualitativa em educação: uma introdução à teoria e aos métodos. Portugal: Porto, 1999.
CAI, J. What research says about teaching mathematics through problem posing. Éducation & didactique, v. 16, n. 3, p. 31-50, 2022. DOI: 10.4000/educationdidactique.10642.
CAI, J.; HWANG, S. Learning to teach through mathematical problem posing: Theoretical considerations, methodology, and directions for future research. International Journal of Educational Research, v. 102, 2020.
CAI, J., HWANG, S. Mathematical problem-posing research: thirty years of advances Building on the publication of “on mathematical problem posing”. In: R. Leikin (Ed.), Mathematical challenges for all, pp. 1–25, Springer, 2023.
COSTA, M. A. F.; COSTA M. F. B. Projeto de pesquisa: entenda e faça. Petrópolis: Vozes, 2011.
DAGNINO, R. (Org.) Tecnologia social: ferramenta para construir outra sociedade. Campinas: Unicamp, 2009.
D’AMBRÓSIO, U. Etnomatemática: elo entre as tradições e a modernidade. 5. ed. 3. reimp. Belo Horizonte: Autêntica 2019. (Tendências em Educação Matemática).
LANKSHEAR, C.; KNOBEL, M. Pesquisa pedagógica: do projeto à implementação. Porto Alegre: Artmed. 2008.
LEFÉVRE, F.; LEFÉVRE, A. M. C. O discurso do sujeito coletivo: um enfoque em pesquisa qualitativa (desdobramentos). 2. ed. Caxias do Sul: Educs, 2005.
LIMA, G; B. A matemática aplicada na confecção de roupas: perspectivas e possibilidades do uso na Educação de Jovens e Adultos. 188f. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências e Educação Matemática) – Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, PB. 2019.
MEYER, J. F. C. A.; CALDEIRA, A. D.; MALHEIROS, A. P. S. Modelagem em educação matemática. 3. ed. 2. reimp. Belo Horizonte: Autêntica, 2018. (Tendências em Educação Matemática).
ROSA, Milton; OREY, Daniel Clark. O campo de pesquisa em etnomodelagem: as abordagens êmica, ética e dialética. Educ. Pesqui., São Paulo, v. 38, n. 04, p. 865-879, out./dez. 2012.
YIIN, R. K. Pesquisa qualitativa do início ao fim. Porto Alegre: Penso, 2016.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Saul Barbosa de Oliveira, Maria Aparecida de Souza Marques

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
O autor vem por meio desta declarar que o artigo, aprovado para publicação na Revista Carioca de Ciência, Tecnologia e Educação é um trabalho original, que não foi publicado ou está sendo considerado para publicação em outra revista, que seja no formato impresso ou no eletrônico. O autor do manuscrito em questão, também:
- Declara que participei suficientemente do artigo para tornar pública minha responsabilidade pelo conteúdo.
- Declara que o uso de qualquer marca registrada ou direito autoral dentro do manuscrito foi creditado a seu proprietário ou a permissão para usar o nome foi concedida, caso seja necessário.
- Declara que todas as afirmações contidas no manuscrito, são fatos, são verdadeiras ou baseadas em pesquisa com razoável exatidão.
- Declara que concordo que os direitos autorais referentes o artigo acima referenciado se tornarão propriedade exclusiva da Revista Carioca de Ciência, Tecnologia e Educação.