Podcast: utilização da mídia como instrumento na educação formal

  • Karla Michelle de Meneses Caeiro Braga (MPNTDE | UniCarioca)
Palavras-chave: Podcast; educação formal; tecnologias educacionais; mobilidade; assincronicidade

Resumo

O modelo educacional tradicional vigente é oriundo de um período em que a velocidade da produção, do acesso e do
processamento das informações ocorria de forma mais lenta e gradual. A entrada na Era Digital, o aumento no volume de
informações e o surgimento de inúmeras plataformas de acesso a conteúdo trouxeram outra perspectiva e, por conseguinte,
exigem uma nova estrutura de ensino-aprendizagem que considere as mudanças do século XXI. Nesse aspecto, a mídia
podcast representa um desses novos formatos de acesso a conteúdo e, para compreender sua aplicabilidade na educação,
faz-se necessário conhecer suas principais características, bem como analisar o contexto do seu surgimento e da sua divulgação
no Brasil. Neste trabalho, examinaremos a mídia podcast como instrumento da educação formal, sobretudo em
razão da mobilidade como sua principal característica, como ela funciona, de que maneira é utilizada no Brasil e qual é o
perfil do ouvinte, entre outros aspectos. Com base nessa análise, levantaremos as possibilidades de utilização na educação
formal, como instrumento de integração dos alunos com o conhecimento e com a tecnologia, tendo o professor como
mediador e catalisador desse processo.

Publicado
2018-09-20