Podcast: utilização da mídia como instrumento na educação formal
Resumo
O modelo educacional tradicional vigente é oriundo de um período em que a velocidade da produção, do acesso e do
processamento das informações ocorria de forma mais lenta e gradual. A entrada na Era Digital, o aumento no volume de
informações e o surgimento de inúmeras plataformas de acesso a conteúdo trouxeram outra perspectiva e, por conseguinte,
exigem uma nova estrutura de ensino-aprendizagem que considere as mudanças do século XXI. Nesse aspecto, a mídia
podcast representa um desses novos formatos de acesso a conteúdo e, para compreender sua aplicabilidade na educação,
faz-se necessário conhecer suas principais características, bem como analisar o contexto do seu surgimento e da sua divulgação
no Brasil. Neste trabalho, examinaremos a mídia podcast como instrumento da educação formal, sobretudo em
razão da mobilidade como sua principal característica, como ela funciona, de que maneira é utilizada no Brasil e qual é o
perfil do ouvinte, entre outros aspectos. Com base nessa análise, levantaremos as possibilidades de utilização na educação
formal, como instrumento de integração dos alunos com o conhecimento e com a tecnologia, tendo o professor como
mediador e catalisador desse processo.
O autor vem por meio desta declarar que o artigo, aprovado para publicação na Revista Carioca de Ciência, Tecnologia e Educação é um trabalho original, que não foi publicado ou está sendo considerado para publicação em outra revista, que seja no formato impresso ou no eletrônico. O autor do manuscrito em questão, também:
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