Proposta de dinamização da prática de revisão de conteúdos no ensino Fundamental ii através do uso da Ferramenta Kahoot

  • Bianca Joaquim Albuquerque de Melo (MPNTDE | UniCarioca)
  • Bruno de Sousa Vieira (MPNTDE | UniCarioca)
  • Thalita Martins Rocha (MPNTDE | UniCarioca)
  • Bianca Martins (NUCAP | MPNTDE | UniCarioca | PUC-Rio)
  • Victor Gonçalves Freitas (NUCAP | MPNTDE | UniCarioca)
Palavras-chave: Prática pedagógica; Tecnologias digitais; Revisão; Ensino-aprendizagem

Resumo

Propõe-se, através da presente pesquisa, identificar possibilidades de apropriação do Kahoot, uma ferramenta educacional
baseada em jogos, visando dinamizar a prática de revisão de conteúdos no Ensino Fundamental II. Embora comum em
diversos ambientes escolares, tal prática ainda porta características oriundas de modelos antigos de educação, que têm
sido criticados quanto a sua significância e eficiência na formação dos indivíduos. Neste artigo, apresentamos a ferramenta
Kahoot e sugestões de seu uso para a revisão de conteúdos. A metodologia aplicada para tal teve por base o uso da
ferramenta Mapa da Empatia, que foi elaborada com base em entrevistas realizadas com um grupo de seis professores. A
intenção foi identificar aspectos importantes para tornar a prática de revisão mais dinâmica, prazerosa e relevante para
alunos do Ensino Fundamental II. Por fim, identificamos algumas oportunidades de aprimoramento da prática de revisão
com a utilização do Kahoot que se alinham às necessidades desses professores.

Publicado
2018-09-20