Formação continuada dos professores e o uso das novas tecnologias em escolas públicas do Rio de Janeiro

  • Ana Márcia da Silva Vieira (MPNTDE | UniCarioca)
  • Débora Alves Morra Loures (MPNTDE | UniCarioca)
  • Paloma Mendes Flores Brandão (MPNTDE | UniCarioca)
  • Ana Paula Legey (NUCAP | MPNTDE | UniCarioca)
  • Antônio Carlos Mol (NUCAP | MPNTDE | UniCarioca | IEN | CNEN)
  • Marcos Antônio Silva (MPNTDE | UniCarioca)
  • Victor Gonçalves Freitas (NUCAP | MPNTDE | UniCarioca)
Palavras-chave: Educação; Formação Continuada; Jogos digitais; Novas tecnologias

Resumo

A partir do reconhecimento das novas tecnologias digitais na sociedade atual e dos benefícios e avanços que podem trazer
para a educação, este trabalho investiga como se encontra a formação do professor para atuar em sala de aula com essas
novas ferramentas e quais tecnologias estão presentes no âmbito escolar. A metodologia utilizada é a de abordagem qualitativa
e quantitativa, mediante a aplicação e tabulação dos resultados realizados através de uma entrevista com professores
da Educação Básica do Município do Rio de Janeiro. Os resultados obtidos evidenciaram a falta de preparo profissional
e de oferta em relação à formação inicial e continuada, as quais não fomentam o ensino e a aplicabilidade dos recursos,
assim como, a deficiência em relação à falta de disponibilização dos recursos tecnológicos nas escolas. Para melhorar este
quadro, foi apresentado um jogo educativo denominado “Estrela do Saber”, de modo a sensibilizar a prática educativa do
professor, permitindo assim, um contato inicial com as novas tecnologias digitais, incluindo os benefícios que o recurso
pode oferecer.

Publicado
2018-09-20