Discursos orientadores do uso do Design em práticas educativas
DOI:
https://doi.org/10.17648/2596-058X-recite-v3n1-9Palavras-chave:
Design; práticas educativas; aprendizagem ativa; Formação de professores; Professor-fazedorResumo
Este trabalho fundamenta-se na pesquisa de doutorado da autora1
e tem como intenção apresentar uma trama conceitual
que oportuniza a construção do discurso do uso do Design nas práticas educativas e, em consequência, a concepção
do Professor como um Designer de experiências de aprendizagem. Esmiuçam-se os conceitos de multirreferencialidade,
multiplicidade e rizoma (ARDOINO, 1998; DELEUZE, 1994, 1997); a invenção de conceitos e concepções de problemas
(DELEUZE, 1994, 1997 e RITTEL, 1973) e, ainda, a conexão entre estas noções e o campo da aprendizagem, trazendo
uma discussão a respeito da aprendizagem inventiva (KASTRUP, 1999, 2005, 2008) para discutir a relevância do trabalho
com problemas de design durante o processo de aprendizagem escolar (NORMAN, J., 2015; PINK, D., 2009; MARTINS,
2007; FONTOURA, A., 2002; HERNANDEZ, F, 1998; COUTO, R. 1997; ROYAL COLLEGE OF ART., 1979; ARCHER, B.,
1979). Nesse sentido, discutem-se diferentes abordagens a respeito do currículo, sujeito, cultura e sociedade na intenção
de encontrar o lugar do Design nas práticas educativas a partir de uma perspectiva que seja multiculturalista e interessada
em valorizar o protagonismo dos sujeitos em relação à construção do conhecimento. Por fim, e para dar consistência ao
discurso do Professor-Designer de Experiências de Aprendizagem, lança-se mão das discussões a respeito da Formação
Docente e Cotidiano Escolar (ALVES, 2003). Assim, procura-se argumentar a relevância do trabalho com problemas de
Design durante o processo de aprendizagem escolar e seus reflexos na formação docente. O artigo termina com as aproximações
a uma Epistemologia para o uso do Design nas práticas educativas e, assim, busca-se argumentar os conceitos
norteadores para colocá-la em prática, contribuindo para salientar a relevância do trabalho com problemas de Design
durante o processo de aprendizagem escolar.
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