A influência do meio escolar na construção das diferenças étnico-raciais na educação infantil

  • Ana Carolina M.B. da Silva (Pedagoga Pós-graduação-Neuropsicopedagogia Institucional- Univers. Cândido Mendes)
  • Veronica Eloi de Almeida (Doutora em Sociologia, Núcleo de de Pesquisa em Sociologia da Cultura - UFRJ/IFCS)
Palavras-chave: Educação infantil. Relações étnico-raciais. Racismo.

Resumo

Este trabalho teve como objeto de estudo compreender como a escola lida com as diferenças étnico -
raciais na educação infantil. Com isso, pretende-se lançar luzes sobre a forma com que professores e
gestores educacionais vêm o racismo na escola, através de uma pesquisa bibliográfica. Foram analisados e discutidos de que maneira as políticas públicas corroboram a integração no negro no ambiente
escolar, a identidade da criança negra, o papel do professor nas práticas pedagógicas não discriminatórias e práticas pedagógicas libertadoras. E concluiu-se que é vital para a socialização das crianças
e para a formação de suas identidades que a escola valorize as diferenças étnico-raciais e o respeito
mútuo

Publicado
2019-01-15