A influência do meio escolar na construção das diferenças étnico-raciais na educação infantil
Resumo
Este trabalho teve como objeto de estudo compreender como a escola lida com as diferenças étnico -
raciais na educação infantil. Com isso, pretende-se lançar luzes sobre a forma com que professores e
gestores educacionais vêm o racismo na escola, através de uma pesquisa bibliográfica. Foram analisados e discutidos de que maneira as políticas públicas corroboram a integração no negro no ambiente
escolar, a identidade da criança negra, o papel do professor nas práticas pedagógicas não discriminatórias e práticas pedagógicas libertadoras. E concluiu-se que é vital para a socialização das crianças
e para a formação de suas identidades que a escola valorize as diferenças étnico-raciais e o respeito
mútuo
O autor vem por meio desta declarar que o artigo, aprovado para publicação na Revista Carioca de Ciência, Tecnologia e Educação é um trabalho original, que não foi publicado ou está sendo considerado para publicação em outra revista, que seja no formato impresso ou no eletrônico. O autor do manuscrito em questão, também:
- Declara que participei suficientemente do artigo para tornar pública minha responsabilidade pelo conteúdo.
- Declara que o uso de qualquer marca registrada ou direito autoral dentro do manuscrito foi creditado a seu proprietário ou a permissão para usar o nome foi concedida, caso seja necessário.
- Declara que todas as afirmações contidas no manuscrito, são fatos, são verdadeiras ou baseadas em pesquisa com razoável exatidão.
- Declara que concordo que os direitos autorais referentes o artigo acima referenciado se tornarão propriedade exclusiva da Revista Carioca de Ciência, Tecnologia e Educação.