O olhar do Professor sobre a Inclusão na Educação Infantil da Rede Pública do Rio de Janeiro

  • Débora Videira Gonçalves (Departamento de Educação Inclusiva e Continuada - Faculdade de Educação - UERJ)
  • Flavia B. da Silva Dutra ( Departamento de Educação Inclusiva e Continuada Faculdade de Educação - UERJ)
Palavras-chave: Inclusão. Escola pública. Pesquisa preliminar de dados. Educação infantil.

Resumo

O objetivo deste artigo é trazer a percepção de um grupo de professores sobre a inclusão de crianças com deficiência na educação infantil da rede pública, tendo em vista todos os problemas e dificuldades enfrentados pela inclusão, realizando uma breve abordagem histórica com base nas leis sobre a inclusão, relacionando inclusão e infância, identificando a formação necessária para professores e apontando a atual situação das escolas do Rio. Através de uma pesquisa preliminar de dados, aplicada a professores da prefeitura do Rio foram obtidos diferentes olhares do professor sobre a inclusão, permitindo concluir que prevalece o olhar positivo sobre a inclusão, porém com muitos desafios e obstáculos que podem ser superados a partir de políticas pública de inclusão.

Publicado
2019-01-15