Relações entre acessibilidade e colaboração em três ambientes virtuais

  • Alessandro Jatobá (FIOCRUZ)
  • Bianca Martins (PUC-Rio)
  • Mariana Lopes da Silva (Professora do Instituto Benjamin Const)
  • Vanessa França da Silva (Professora do Instituto Benjamin Const)
Palavras-chave: Acessibilidade. Colaboração. Ambientes virtuais. Deficiência visual.

Resumo

Esta pesquisa tem como objetivo investigar se os problemas de acessibilidade afetam a colaboração por participantes com deficiência visual em três ambientes virtuais averiguados. Para tal, a análise da acessibilidade destas ferramentas foi realizada de dois modos: com o uso ferramentas de validação automática, e validação com usuário real. Participaram do processo uma professora cega e uma estudante com baixa visão. A partir dos resultados das validações, foi possível identificar que nem todo problema de acessibilidade implicará dificuldade na colaboração. Contudo, os problemas referentes à descrição de botões, links, formulários, imagens e vídeos não somente obstaculizam a colaboração, como também impedem a utilização autônoma dos ambientes.

Publicado
2019-01-15