UMA DISCUSSÃO SOBRE UMA EPISTEMOLOGIA NA EDUCOMUNICAÇÃO E SUA UTILIZAÇÃO NO COTIDIANO ESCOLAR NO CURRÍCULO FORMAL E INFORMAL

Palavras-chave: Educomunicação, Mídias digitais, Redes sociais, Valores éticos, Currículo

Resumo

As novas tecnologias de informação e comunicação transformaram métodos, atividades, a forma de comunicação entre alunos e professores e mudou o ambiente escolar. As novas tecnologias intensificaram os aspectos colaborativos do ensino/aprendizado e toda esta dinâmica está à disposição dos professores e alunos. No entanto, é preciso um olhar reflexivo e crítico sobre o uso das novas tecnologias, pois está em jogo a comunicação, a memória, a interação, os novos comportamentos aprendidos. Tudo isto vincula-se ao conceito de educomunicação, que no cotidiano escolar permite integrar atividades pedagógicas, ampliar a possibilidade de comunicação, promoção e disseminação do conhecimento. Daí a importância de uma Teoria do Conhecimento – uma Epistemologia - que apoie a prática profissional docente no compromisso integral de ensinar, juntando tecnologia e a percepção e a vivência do bem comum.

Publicado
2019-11-05