A REDE SOCIAL E O HIPERTEXTO COMO ARTEFATOS DE INOVAÇÃO PARA UMA APRENDIZAGEM COLABORATIVA

Palavras-chave: Mídias Sociais, Hipertexto, Ensino, Aprendizagem, Interatividade

Resumo

Este artigo apresenta duas sequências didáticas, usando a mídia social Facebook e o ambiente digital Hipertexto e mostra que a inovação não  necessariamente é algo novo, mas sim algo que está sendo experimentado em um ambiente construído e se revela como um artefato simples, mas de grande influência no ensino aprendizado. Demonstra neste contexto a importância da colaboração, da interação e apresenta os prós e os contras dessa proposta educacional, passando pela questão de ética e privacidade, que deve sempre estar presente a cada acesso do participante. A partir de um experimento com voluntários com bagagens emocionais, experiências e graus de escolaridade diversificados, originou-se uma turma para estudo online através de um grupo de Facebook e Hipertexto, objetivando uma avaliação qualitativa. Nesse processo, é exposto o método e o arrolamento das atividades, finalizando com propostas de avaliação e uma visão geral do processo.

Publicado
2019-11-07