STOP MOTION COMO SUPORTE NO PROCESSO DE APRENDIZAGEM POR MEIO DAS MÍDIAS

Autores

  • Ana Clara Lima Rodrigues Professora de matemática da prefeitura de Nova Iguaçu. Professora do ensino fundamental da SME/RJ. Formadora do PNAIC. Tutora do proletramento de matemática/UFRJ.Mestra em Nova tecnologias Digitais na educação/Unicarioca. https://orcid.org/0000-0002-9232-4429
  • Verônica Eloi de Almeida Doutora em Sociologia - Núcleo de Pesquisa em Sociologia da Cultura - UFRJ/IFCS. Pesquisadora do Mestrado em novas tecnologias digitais na educação - UNICARIOCA https://orcid.org/0000-0003-4694-8617
  • André Cotelli do Espírito Santo Colaborador de Projetos no Instituto de Engenharia Nuclear. Professor no Centro Universitário Carioca. Mestre em Ciência e Tecnologia Nucleares pelo IEN https://orcid.org/0000-0002-6593-5259

DOI:

https://doi.org/10.17648/2596-058X-recite-v5n1-6

Palavras-chave:

Educação, TICs, Audiovisual., Cinema

Resumo

As novas tecnologias e todas as transformações sociais delas advindas têm afetado também a educação e os processos de ensino-aprendizagem, fazendo-se necessária a construção de práticas didáticas diversificadas e inovadoras. Nesse contexto, o objetivo deste artigo é apresentar os resultados da aplicação de uma metodologia de uso do Stop Motion em sala de aula, com a observação do percurso metodológico, relato do professor quanto aos efeitos da atividade nos estudantes e discussões sobre a utilização deste suporte na educação. Trata-se de uma metodologia, cujo alicerce empírico se baseia na coleta de dados referentes ao desenvolvimento dos alunos. Constatou-se que o Stop Motion beneficia os estudantes no processo de letramento, favorecendo a construção do pensamento crítico.

Biografia do Autor

Ana Clara Lima Rodrigues, Professora de matemática da prefeitura de Nova Iguaçu. Professora do ensino fundamental da SME/RJ. Formadora do PNAIC. Tutora do proletramento de matemática/UFRJ.Mestra em Nova tecnologias Digitais na educação/Unicarioca.

Mestre pela UNICARIOCA em Novas Tecnologias Digitais na Educação. Graduada em Matemática pelo Centro Universitário Moacyr Sreder Bastos.  Fui tutora a distância da plataforma educo.on, programa de educação continuada online da prefeitura municipal de Nova Iguaçu, tutora do Pró-letramento de Matemática em parceria com a UFRJ e formadora do PNAIC (Pacto Nacional pela Alfabetização na idade Certa). Atualmente sou Formadora de matemática do município da cidade de Nova Iguaçu, atuando com professores do Ensino Fundamental I e do Ensino Fundamental II e professora do ensino fundamental da Secretaria Municipal de Educação da Cidade do Rio de Janeiro. Tenho experiência na área de Matemática e formação continuada de professores, com ênfase em Matemática.

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Publicado

2020-07-01

Como Citar

Rodrigues, A. C. L., Almeida, V. E. de, & Espírito Santo, A. C. do. (2020). STOP MOTION COMO SUPORTE NO PROCESSO DE APRENDIZAGEM POR MEIO DAS MÍDIAS. REVISTA CARIOCA DE CIÊNCIA, TECNOLOGIA E EDUCAÇÃO, 5(1), 63–77. https://doi.org/10.17648/2596-058X-recite-v5n1-6