https://recite.unicarioca.edu.br/rccte/index.php/rccte/issue/feed REVISTA CARIOCA DE CIÊNCIA,TECNOLOGIA E EDUCAÇÃO 2021-07-03T09:20:06E. South America Standard Time Regina Célia Pereira de Moraes rccte@unicarioca.edu.br Open Journal Systems <p>A RECITE - Revista Carioca de Ciência Tecnologia e Educação é uma publicação do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu Mestrado Profissional em Novas Tecnologias Digitais na Educação da UniCarioca (<a title="Mestrado Profissional em Novas Tecnologias Digitais na Educação da UniCarioca" href="https://unicarioca.edu.br/cursos/mestrado/novas-tecnologias-digitais-na-educacao" target="_blank" rel="noopener">MPNTDE</a>). Seu objetivo principal é a divulgação de pesquisas na área de Ciência, Tecnologia e Design aplicados Educação.</p> <p>A Revista aceita artigos originais e revisões bibliográficas e/ou sistemáticas que abordam o uso, a avaliação e a ressignificação das novas tecnologias digitais na Educação e áreas afins. Isso também inclui as diferentes modalidades da educação como informal, não formal e formal, bem como a formação inicial e continuada de professores para tal.</p> <p>&nbsp;</p> https://recite.unicarioca.edu.br/rccte/index.php/rccte/article/view/210 Editorial - 2021.1 2021-07-03T07:53:41E. South America Standard Time Regina Celia Pereira de Moraes rmoraes@unicarioca.edu.br 2021-07-03T07:52:23E. South America Standard Time ##submission.copyrightStatement## https://recite.unicarioca.edu.br/rccte/index.php/rccte/article/view/123 APROFUNDANDO O CONHECIMENTO SOBRE A ZONA DE DESENVOLVIMENTO PROXIMAL (ZDP) DE VYGOTSKY 2021-07-03T07:53:41E. South America Standard Time Renato Guimarães Rodrigues r.guimaraes1970@gmail.com José Luiz Teixeira da Silva joseluizts@yahoo.com.br Marcos Antonio Silva msilva@unicarioca.edu.br <p>O presente artigo apresenta uma revisão bibliográfica com objetivo de aprofundar o conhecimento do leitor sobre a relevância do conceito de zona de desenvolvimento proximal de Vygotsky no contexto do desenvolvimento de propostas de criação de tecnologia social, e sua importância para uma aprendizagem significativa, por meio da educação em espaços não formais. A aprendizagem colaborativa possibilita a construção do conhecimento, a partir dos processos de interação social. Para a análise, utilizou-se a revisão bibliográfica da literatura, uma vez que tanto o conhecimento popular quanto o conhecimento científico se misturam no cotidiano em diferentes realidades fora dos muros da escola, apresentando questões que precisam ser debatidas. O conhecimento popular se correlaciona com o conhecimento científico. Esse conhecimento constitui um conhecimento contingente, pois suas proposições ou hipóteses possuem sua veracidade ou falsidade conhecida por meio da experimentação, e não apenas pela razão. Esse artigo conclui recomendando fortemente o uso da aprendizagem colaborativa a partir da aplicação do conceito de zona de desenvolvimento proximal (ZDP) como uma das estratégias para criação e desenvolvimento de tecnologia social que pode e deve ser explorado pelos educadores estimulando o engajamento em situações de aprendizagem cada vez mais complexas.</p> 2021-07-01T00:00:00E. South America Standard Time ##submission.copyrightStatement## https://recite.unicarioca.edu.br/rccte/index.php/rccte/article/view/188 FIRE IN RIO 2021-07-03T07:53:44E. South America Standard Time Marcos Antonio Gomes Xavier magxita@yahoo.com.br André Cotelli Espírito Santo cotelli.andre@gmail.com Antonio Carlos de Abreu Mól amol@unicarioca.edu.br <p>O desconhecimento da população em geral sobre o procedimento de combate ao princípio de incêndio e na forma pouco atrativa de como é apresentado este procedimento são fatores que interferem na cultura de prevenção no Brasil. Assim, este artigo apresenta um estudo sobre o Fire In Rio, um jogo sério que permite ao usuário aprender os procedimentos básicos do combate ao princípio de incêndio, pois é uma reprodução lúdica de um treinamento. A metodologia utilizada foi o estudo de caso. Na coleta de dados, foram aplicados questionários e utilizou-se a fase do tutorial do jogo denominada Café Torrado. Dentre as fases do percurso metodológico destaca-se a avaliação, que possibilitou identificar e analisar o nível de conhecimento&nbsp; adquirido decorrente da utilização do objeto de aprendizagem - o Fire in Rio, durante um experimento realizado em Instituição de Ensino Superior, localizada no Estado do Rio de Janeiro. Os resultados permitiram inferir que o jogo possui mais aspectos educativos do que a de um simples jogo para diversão, pois foi eficaz como objeto de experiência no processo de ensino e aprendizagem, conforme o excelente desempenho dos dois Grupos participantes, que obtiveram índices de acertos superiores a 80% em cada objetivo previsto na fase tutorial.</p> 2021-06-24T08:33:59E. South America Standard Time ##submission.copyrightStatement## https://recite.unicarioca.edu.br/rccte/index.php/rccte/article/view/195 USO DE NOVAS TECNOLOGIAS DIGITAIS PARA DISSEMINAÇÃO DO ENSINO DA CORROSÃO E PROTEÇÃO ANTICORROSIVA 2021-07-03T07:53:46E. South America Standard Time Caroline Sousa dos Santos Xavier carolinesousax@hotmail.com <div class="page" title="Page 1"> <div class="layoutArea"> <div class="column"> <p>O presente artigo aborda a implementação de cursos de Ensino Distância (EaD) com o uso de novas tecnologias digitais da informação e comunicação (TDIC) na qualificação profissional durante a pandemia da COVID-19. Tendo como objetivo avaliar o uso das novas tecnologias digitais na adaptação de um curso na temática de Pintura Industrial da modalidade presencial para o EaD, aplicado pela coordenação de cursos de uma associação brasileira, durante o período de março de 2020 a março de 2021. Diante do objetivo foi elaborada uma pesquisa exploratória, com a utilização de uma pesquisa de opinião para capturar dados sobre a eficácia do novo método de EaD. Um novo método foi implementado com sucesso em oito turmas alcançando a eficácia desejada. A Associação Brasileira de Corrosão (ABRACO) identificou um conjunto de vantagens, principalmente relacionadas a operacionalização e a qualidade dos cursos realizados. A pesquisa possibilitou concluir que a adaptação da modalidade de ensino presencial para o EaD confirmou a eficácia do uso das novas tecnologias da informação para auxiliar na disseminação de conhecimentos relativos qualificação profissional no âmbito da indústria nacional.</p> </div> </div> </div> 2021-06-24T17:28:33E. South America Standard Time ##submission.copyrightStatement## https://recite.unicarioca.edu.br/rccte/index.php/rccte/article/view/197 SEQUÊNCIAS DIDÁTICAS PERMEADAS POR TECNOLOGIAS DIGITAIS 2021-07-03T08:56:45E. South America Standard Time Rosayna Frota Bazhuni rosaynabazhuni@gmail.com Tharcila de Abreu Almeida tharcila78@gmail.com Soyane De Sant'anna Pedretti soyane_pedretti@yahoo.com.br Ana Paula Legey asiqueira@unicarioca.edu.br André Do Espírito Santo Cotelli asanto@unicarioca.edu.br Antonio Carlos de Abreu Mól amol@unicarioca.edu.br Marcos Antonio Silva msilva@unicarioca.edu.br <p>O presente estudo tem o objetivo de avaliar a utilização de Sequência Didática elaborada por professores e alunos de um curso de Mestrado e disponibilizada por meio de uma Plataforma Digital Educativa, a fim de auxiliar docentes de escolas públicas e particulares, discentes, bem como suas respectivas famílias, em tempos de pandemia da COVID-19. Para tal elaboramos uma Sequência Didática e posteriormente desenvolvemos um questionário para avaliar a mesma, com questões de acordo com a escala de <em>Likert</em> para serem respondidas por professores que atuam na Educação Básica das redes de ensino do Estado do Rio de Janeiro e proximidades. Os resultados apontam que essas atividades facilitam o processo de aprendizagem sobre qualquer assunto, atendendo a necessidade de implementação de novas tecnologias na Educação Infantil, contemplando os eixos previstos na Base Nacional Comum Curricular (BNCC), por meio de aulas motivadoras e significativas para as crianças, que se encontravam em situação de isolamento social.</p> <p>&nbsp;</p> 2021-07-01T17:23:40E. South America Standard Time ##submission.copyrightStatement## https://recite.unicarioca.edu.br/rccte/index.php/rccte/article/view/199 CRIATIVIDADE E TECNOLOGIAS DIGITAIS NA EDUCAÇÃO EM TEMPOS DE PANDEMIA 2021-07-03T07:53:48E. South America Standard Time Andrea Verbena Clementino Rodrigues Barbosa verbenaclementino@gmail.com Elaine do Nascimento Mendes profelainenmendes@gmail.com Luciana dos Santos lucyanadossantos@gmail.com Tharcila de Abreu Almeida tharcila78@gmail.com Ana Paula Legey de Siqueira asiqueira@unicarioca.edu.br Luciane Medeiros de Souza Conrado lconrado@unicarioca.edu.br Victor Gonçalves Glória Freitas vfreitas@unicarioca.edu.br Bianca Maria Rêgo Martins maildabia@gmail.com Alessandro Jatobá ajatoba@unicarioca.edu.br <p>O presente artigo, desenvolvido em uma disciplina de Interculturalidade por alunos do Mestrado Profissional de um Centro Universitário do Rio de Janeiro, tem como objetivo refletir a importância da criatividade e das tecnologias digitais na Educação, sendo a mesma de primordial necessidade a ser desenvolvida e utilizada pelos docentes e discentes nesse momento de reinvenção perante o novo momento que estamos vivendo com a pandemia da Covid-19. A metodologia utilizada foi uma pesquisa exploratória, descritiva,&nbsp; de revisão teórica simples, em bibliografias com eixo voltado para a criatividade e tecnologias digitais, relevantes prática tanto do professor quanto do aluno, embasada em autores como Gardner, Moran, Saturnino de La Torre, Torrance, artigos que corroboram com o tema, na Base Nacional Comum Curricular e no Relatório para a UNESCO da Comissão Internacional sobre Educação para o século XXI. Concluiu-se que a criatividade é de grande importância para a educação e que o estímulo da mesma, por meio das tecnologias digitais, é de grande aplicabilidade e fundamental para a Educação.</p> 2021-07-01T17:24:49E. South America Standard Time ##submission.copyrightStatement## https://recite.unicarioca.edu.br/rccte/index.php/rccte/article/view/200 UM DIÁLOGO COM O ALUNO NA AVALIAÇÃO DA EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA 2021-07-03T09:20:06E. South America Standard Time Daniele Cristine Novaes Sucena de Almeida daniele.net@uol.com.br Sabrina Rodrigues de Sousa sabrinarsousa41@gmail.com Regina Célia Pereira de Moraes rccte@unicarioca.edu.br Alessandro Jatobá ajatoba@unicarioca.edu.br Leonardo Monteiro Trotta ltrotta@unicarioca.edu.br <p>O objetivo geral é transmitir novas formas de ensinar e aprender e para tanto é preciso avaliar continuamente o processo educacional, é preciso ter um diálogo com o aluno, descobrir como ele aprende, introduzindo as metodologias ativas com o uso de diferentes Tecnologias Digitais Informação e Comunicação (TDICs) no Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) chamado Moodle para inovar as estratégias de ensino. A experiência que se traz neste trabalho foi adotada nos cursos de ensino superior de uma organização de ensino pública federal ofertados na Educação a Distância (EAD). Em nível mais específico objetiva-se apresentar as ferramentas tecnológicas disponíveis que podem ser trabalhadas no Moodle para atingir o objetivo geral. Os métodos utilizados foram essenciais para o desenvolvimento desse trabalho, sendo realizadas pesquisas em artigos científicos, consultas em referências bibliográficas, coletas de dados e testes nas ferramentas tecnológicas. Os resultados das pesquisas revelaram que as implementações das TDICs no Moodle foram satisfatórias melhorando o desempenho e o interesse dos alunos proporcionando a participação em massa, onde o aluno foi o protagonista em todas as atividades propostas. A introdução de metodologias ativas e de tecnologias dialógicas na avaliação do processo educativo também gerou uma grande repercussão positiva impulsionando os professores e tutores a planejar e executar tarefas diferenciadas. Por fim, concluiu-se, que é possível aplicar metodologias ativas na educação a distância com o uso de TDICs para uma aprendizagem significativa, sendo o docente como mediador e o aluno protagonista a fim de alcançar as melhores práticas pedagógicas de ensino conforme o plano de aula do professor.</p> 2021-07-01T21:35:44E. South America Standard Time ##submission.copyrightStatement## https://recite.unicarioca.edu.br/rccte/index.php/rccte/article/view/198 MULTILETRAMENTOS E ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA NA CONTEMPORANEIDADE 2021-07-03T07:53:54E. South America Standard Time Luana Gomes Pereira lua_gomes@hotmail.com <p>A vivência em um mundo multicultural, com a integração de diversas semioses, leva-nos a repensar o ensino de língua na escola e as inevitáveis mudanças emergentes para adequá-lo s necessidades atuais. Neste sentido, este trabalho busca apresentar considerações sobre os desdobramentos dos multiletramentos com o uso das Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDIC) e sua relação com o ensino de língua portuguesa na Educação Básica. Faremos uma exposição de levantamento bibliográfico, tendo em vista a utilização dos gêneros textuais discursivos contemporâneos prevista na BNCC (Base Nacional Comum Curricular) e a abordagem de ensino de multiletramentos, buscando refletir sobre como as novas tecnologias podem influenciar nossa prática institucional de ensinar e aprender no século XXI. Com esta análise, concluímos que é necessária uma postura reflexiva do educador que atua como um facilitador da aprendizagem significativa, tornando o aluno um sujeito ativo na construção do conhecimento da língua ao demonstrar domínio na produção e utilização dessas linguagens.</p> 2021-07-01T21:48:51E. South America Standard Time ##submission.copyrightStatement##