REVISTA CARIOCA DE CIÊNCIA, TECNOLOGIA E EDUCAÇÃO https://recite.unicarioca.edu.br/rccte/index.php/rccte <p>A RECITE - Revista Carioca de Ciência Tecnologia e Educação é uma publicação, do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu Mestrado Profissional em Novas Tecnologias Digitais na Educação da UniCarioca (<a title="Mestrado Profissional em Novas Tecnologias Digitais na Educação da UniCarioca" href="https://unicarioca.edu.br/cursos/mestrado/novas-tecnologias-digitais-na-educacao" target="_blank" rel="noopener">MPNTDE</a>), sem custos para os autores dos artigos publicados. Seu objetivo principal é a divulgação de pesquisas na área de Ciência, Tecnologia e Design aplicados à Educação.</p> <p>A Revista aceita artigos originais, ensaios teóricos e revisões bibliográficas e/ou sistemáticas que abordam o uso, a avaliação e a ressignificação das novas tecnologias digitais na Educação e áreas afins. Isso também inclui as diferentes modalidades da educação como informal, não formal e formal, bem como a formação inicial e continuada de professores para tal.</p> <p>&nbsp;</p> pt-BR <p>O autor vem por meio desta declarar que o artigo, aprovado para publicação na <strong>Revista Carioca de Ciência, Tecnologia e Educação </strong>é um trabalho original, que não foi publicado ou está sendo considerado para publicação em outra revista, que seja no formato impresso ou no eletrônico. O autor do manuscrito em questão, também:</p> <ol> <li class="show">Declara que participei suficientemente do artigo para tornar pública minha responsabilidade pelo conteúdo.</li> <li class="show">Declara que o uso de qualquer marca registrada ou direito autoral dentro do manuscrito foi creditado a seu proprietário ou a permissão para usar o nome foi concedida, caso seja necessário.</li> <li class="show">Declara que todas as afirmações contidas no manuscrito, são fatos, são verdadeiras ou baseadas em pesquisa com razoável exatidão.</li> <li class="show">Declara que concordo que os direitos autorais referentes o artigo acima referenciado se tornarão propriedade exclusiva da <strong>Revista Carioca de Ciência, Tecnologia e Educação</strong>.</li> </ol> rccte@unicarioca.edu.br (Regina Célia Pereira de Moraes) rccte@unicarioca.edu.br (Regina Célia Pereira de Moraes) Mon, 10 Feb 2025 00:00:00 +0000 OJS 3.3.0.13 http://blogs.law.harvard.edu/tech/rss 60 EXPECTATIVAS DOCENTES DO ENSINO SUPERIOR ACERCA DO IMPACTO DO CHATGPT NA ATIVIDADE DOCENTE https://recite.unicarioca.edu.br/rccte/index.php/rccte/article/view/278 <p>O presente artigo tem como objetivo discutir as expectativas de docentes do ensino superior, situados no Estado do Rio de Janeiro, a respeito do impacto gerado pelo uso do ChatGPT na atividade docente. Foi observada que a questão ética centralizou as preocupações docentes, assim como a utilização de uma ferramenta de trabalho. Questões como superficialidade e falta de contexto também foram notadas quanto ao impacto do uso dessa ferramenta na educação. Mas, por outro lado, a prosperidade com a utilização de novas tecnologias na educação, com o uso de recursos de inteligência artificial foram sinalizadas pela potencialidade em elevar o poderio das interações interdisciplinares no ambiente universitário. A presente pesquisa apresentou limitações quanto à variabilidade da amostra, ou seja, as percepções das expectativas docentes não podem ser estendidas para outros profissionais da educação de outros estados da federação, incluindo outros docentes, sem que antes sejam feitas novas análises. Este trabalho foi realizado a partir de uma pesquisa de campo, com uso de entrevistas com roteiro semiestruturado e metodologicamente tendo utilizado a análise de conteúdo, sob o ponto de vista do referencial teórico e das transcrições das nove entrevistas realizadas e analisadas como o auxílio do programa Atlas.ti versão 6.0.15.</p> Emiliano Carlos Serpa Castor, Raphaela Pereira Rangel, Danielle Lisboa da Motta Copyright (c) 2025 Emiliano Carlos Serpa Castor, Raphaela Pereira Rangel, Danielle Lisboa da Motta http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0 https://recite.unicarioca.edu.br/rccte/index.php/rccte/article/view/278 Mon, 10 Feb 2025 00:00:00 +0000 APLICAÇÃO DE OFICINA SOBRE APRENDIZAGEM CRIATIVA A MESTRANDOS EM INFORMÁTICA NA EDUCAÇÃO https://recite.unicarioca.edu.br/rccte/index.php/rccte/article/view/307 <p>Práticas de ensino inovadoras vêm sendo criadas ou recicladas a partir de outras mais antigas, como é o caso da aprendizagem criativa que busca uma expansão do pensamento criativo e da expressão criativa de alunos com o auxílio das tecnologias digitais de informação e comunicação. Considera-se importante que os profissionais da educação internalizem e incorporem em suas práticas de ensino os princípios da aprendizagem criativa. Para tanto, ofereceu-se uma oficina para alunos do Mestrado em Informática na Educação do Instituto Federal do Rio Grande do Sul, cujo objetivo geral é proporcionar ao participante a compreensão dos princípios da aprendizagem criativa. Para a organização da oficina, as atividades foram estabelecidas na forma de uma sequência didática, com a duração de uma hora e quarenta minutos, divididos em cinco momentos. Os participantes responderam a um questionário de avaliação e autoavaliação da atividade. O tempo curto de duração do seminário foi o principal ponto negativo detectado. As atividades propostas foram bem avaliadas pelos participantes e a maioria deles atestaram que reproduziriam a dinâmica desse seminário, envolvendo metodologias ativas e aprendizagem criativa, em suas práticas pedagógicas. A interação entre os participantes do grupo foi fluida, mas a aceitação do processo criativo parece, ainda, demandar alguma resistência.</p> Andréia Ambrósio-Accordi, Silvia de Castro Bertagnolli Copyright (c) 2025 Andréia Ambrósio-Accordi, Silvia de Castro Bertagnolli http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0 https://recite.unicarioca.edu.br/rccte/index.php/rccte/article/view/307 Mon, 10 Feb 2025 00:00:00 +0000 INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL NA EDUCAÇÃO: BENEFÍCIOS E DESAFIOS EM UMA CONVERSA INICIAL https://recite.unicarioca.edu.br/rccte/index.php/rccte/article/view/321 <p>A Inteligência Artificial (IA) tem gerado um impacto profundo na Educação, abrindo oportunidades para a personalização do ensino, ao adaptar conteúdos de forma dinâmica às necessidades individuais dos alunos. Além disso, a IA facilita a identificação de padrões de aprendizagem, permitindo a criação de ambientes mais interativos, imersivos e envolventes. No entanto, é fundamental considerar os desafios associados ao seu uso, garantindo que a IA seja aplicada de maneira responsável, inclusiva e que respeite a diversidade dos alunos. Esta pesquisa objetiva realizar uma revisão narrativa da literatura sobre o uso da IA na educação, com foco na formação de professores para o uso dessa tecnologia em sala de aula. Para tanto, explora benefícios e preocupações em torno da utilização da IA na educação, por meio de uma revisão narrativa. A análise revela que, embora o impacto da IA no ensino seja positivo, ele exige atenção cuidadosa para assegurar que sua implementação seja equilibrada e ética.</p> Joice Pereira Conceição Costa, Veronica Eloi de Almeida, Paulo Victor Rodrigues de Carvalho Copyright (c) 2025 Joice Pereira Conceição Costa, Veronica Eloi de Almeida, Paulo Victor Rodrigues de Carvalho http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0 https://recite.unicarioca.edu.br/rccte/index.php/rccte/article/view/321 Mon, 10 Feb 2025 00:00:00 +0000 IMPLEMENTAÇÃO DA ATENDIMENTO EDUCACIONAL ESPECIALIZADO NO ATENDIMENTO DE DEFICIENCIA INTELECTUAL: UM RELADO DE EXPERIÊNCIA https://recite.unicarioca.edu.br/rccte/index.php/rccte/article/view/319 <p>Este artigo relata a experiência de implementação do Atendimento Educacional Especializado (AEE) no Departamento Atendimento Educacional Especializado (DAEE) colégio de aplicação da UERJ (CAP-UERJ) entre setembro e dezembro de 2023. O objetivo foi desenvolver um Plano de Desenvolvimento Individualizado (PDI) para uma aluna com deficiência intelectual, atendendo suas necessidades específicas e promovendo sua inclusão no ambiente escolar. A metodologia adotada começou com um diagnóstico detalhado da aluna, seguido pela elaboração do PDI, que estabeleceu estratégias personalizadas de aprendizagem. Durante as sessões de AEE, a aluna participou de atividades variadas, como jogos pedagógicos e exercícios de leitura, que estimularam seu desenvolvimento cognitivo e social. A colaboração com os professores da sala regular foi essencial para garantir que as adaptações necessárias fossem feitas no ambiente escolar. O envolvimento da família também se mostrou crucial, com reuniões periódicas para discutir o progresso e ajustar as estratégias conforme necessário. Os resultados demonstraram avanços significativos nas habilidades de leitura e escrita da aluna, além de um aumento na confiança nas interações com os colegas. A inclusão nas atividades da sala de aula e a participação em projetos coletivos foram notáveis. Essa experiência evidenciou a eficácia das salas de recursos multifuncionais na promoção da educação inclusiva, destacando a importância de uma abordagem centrada no aluno. Conclui-se que práticas inclusivas, como as vivenciadas, podem ser replicadas em outras instituições, promovendo uma educação mais equitativa e acessível.</p> Neimar Oliveira das Dores, Felipe Oliveira Copyright (c) 2025 Neimar Oliveira das Dores, Felipe Oliveira http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0 https://recite.unicarioca.edu.br/rccte/index.php/rccte/article/view/319 Tue, 11 Feb 2025 00:00:00 +0000 USO DA INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL NA EDUCAÇÃO: UMA REVISÃO INTEGRATIVA DAS PUBLICAÇÕES DE 2023 E 2024 NA REVISTA BRASILEIRA DE INFORMÁTICA NA EDUCAÇÃO https://recite.unicarioca.edu.br/rccte/index.php/rccte/article/view/310 <p>Este artigo apresenta uma revisão integrativa sobre o uso da inteligência artificial no contexto educacional brasileiro. A pesquisa analisou publicações da Revista Brasileira de Informática na Educação dos anos de 2023 e 2024, com o objetivo de identificar as aplicações e técnicas de inteligência artificial utilizadas na educação. Como metodologia realizou-se a identificação do tema, o estabelecimento de um protocolo para realizar a revisão de literatura, a categorização dos estudos e a síntese do conhecimento. Foi identificado que as técnicas mais utilizadas no contexto educacional são visão computacional, aprendizado de máquina, mineração de dados e processamento de linguagem natural. As áreas da educação impactadas foram as de ensino-aprendizagem e administração/gestão escolar. Identificou-se a existência de lacunas para pesquisas sobre mais aplicações no contexto da administração escolar, um potencial para explorar mais aplicações na sala de aula e a necessidade da expansão do debate ético sobre o uso da inteligência artificial.</p> Rennan Neves de Oliveira, Dyogo Porfirio Almeida Santos Copyright (c) 2025 Rennan Neves de Oliveira, Dyogo Porfirio Almeida Santos http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0 https://recite.unicarioca.edu.br/rccte/index.php/rccte/article/view/310 Mon, 10 Feb 2025 00:00:00 +0000 Editorial https://recite.unicarioca.edu.br/rccte/index.php/rccte/article/view/324 <p>É com muita alegria que publicamos agora a RECITE Vol9N2, com artigos que passaram por um rígido processo de revisão por pares, num fluxo editorial que envolveu pelo menos 20 pessoas, comprometidas e dedicadas a levar ao público leitor artigos inspiradores.</p> <p>O primeiro artigo deste número intitula-se “Expectativas docentes do ensino superior acerca do impacto do ChatGPT na atividade docente”. O artigo, escrito por Emiliano Carlos Serpa Castor, Raphaela Pereira Rangel e Danielle Lisboa da Motta traz uma importante discussão sobre as expectativas de docentes do ensino superior do Estado do Rio de Janeiro, a respeito do impacto gerado pelo uso do ChatGPT como uma ferramenta de trabalho. Os autores observaram que a questão ética centralizou as preocupações docentes; bem notaram preocupação, por parte destes docentes, com impactos relativos ao uso dessa ferramenta na educação – risco de superficialidade e descontextualização. Todavia, os autores trouxeram também para o debate a prosperidade com a utilização de novas tecnologias na educação, com o uso de recursos de Inteligência Artificial (IA) pela potencialidade em elevar o poderio das interações interdisciplinares no ambiente universitário.</p> <p>O segundo artigo trata da “Aplicação de oficina sobre aprendizagem criativa a mestrandos em Informática na Educação”. Este artigo, de Andréia Ambrósio-Accordi e Silvia de Castro Bertagnolli, aborda a temática relacionada às práticas de ensino inovadoras, como é o caso da aprendizagem criativa, que busca uma expansão do pensamento criativo e da expressão criativa de alunos com o auxílio das tecnologias digitais de informação e comunicação. O artigo destaca a importância de os profissionais da educação internalizarem e incorporarem em suas práticas de ensino os princípios da aprendizagem criativa.</p> <p>“Inteligência artificial na educação: benefícios e desafios em uma conversa inicial” é o terceiro artigo deste número. A Inteligência Artificial é hoje, sem dúvida, um assunto polêmico, sem apaziguamento, por enquanto. Escrito por Joice Pereira Conceição Costa, Veronica Eloi de Almeida e Paulo Victor Rodrigues de Carvalho, o artigo procura discorrer acerca do impacto que a Inteligência Artificial (IA) gera na Educação, abrindo oportunidades para a personalização do ensino, ao adaptar conteúdos de forma dinâmica às necessidades individuais dos alunos. Os autores afirmam que a IA facilita a identificação de padrões de aprendizagem, permitindo a criação de ambientes mais interativos, imersivos e envolventes. O artigo instiga leitores a adensarem as discussões em suas escolas, pois a IA possui grande potencial para trabalhos pedagógicos.</p> <p>O penúltimo artigo desta edição intitula-se “Implementação do atendimento educacional especializado no atendimento de deficiência intelectual: um relato de experiência” e foi escrito por Neimar Oliveira das Dores e Felipe Oliveira. O artigo trata da inclusão escolar e relata a experiência de implementação do Atendimento Educacional Especializado (AEE) no Departamento de Atendimento Educacional Especializado (DAEE) do colégio de aplicação da UERJ (CAP-UERJ), entre setembro e dezembro de 2023. O artigo apresenta o Plano de Desenvolvimento Individualizado (PDI) para uma aluna com deficiência intelectual. Os autores mostram a importância do atendimento personalizado para didaticamente lidar com as necessidades específicas do discente e o quanto isto promove a inclusão no ambiente escolar.</p> <p>“Uso da inteligência artificial na educação: uma revisão integrativa das publicações de 2023 e 2024 na revista brasileira de informática na educação” é o artigo que encerra esta edição. O artigo escrito por Rennan Neves de Oliveira e Dyogo Porfirio Almeida Santos apresenta uma revisão integrativa sobre o uso da Inteligência Artificial no contexto educacional brasileiro. Em sua pesquisa, os autores avaliaram publicações da Revista Brasileira de Informática na Educação dos anos de 2023 e 2024, com o objetivo de identificar aplicações e técnicas de inteligência artificial utilizadas na educação. Vale a leitura e reflexão sobre o assunto.</p> <p>Agradecemos a atenção e desejamos que este número forneça a todos muita inspiração e reflexão.</p> <p>Atenciosamente,</p> <p>Regina de Moraes; Editora Científica, Revista RECITE</p> <p>Rosa L. de M. Valim , Editora Científica, Revista RECITE</p> <p>Andrea P. O. Duque, Gerente OJS/PKJ, Revista RECITE</p> Regina Celia Pereira de Moraes Copyright (c) 2025 Regina Celia Pereira de Moraes http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0 https://recite.unicarioca.edu.br/rccte/index.php/rccte/article/view/324 Wed, 12 Feb 2025 00:00:00 +0000