REVISTA CARIOCA DE CIÊNCIA, TECNOLOGIA E EDUCAÇÃO https://recite.unicarioca.edu.br/rccte/index.php/rccte <p>A RECITE - Revista Carioca de Ciência Tecnologia e Educação é uma publicação, do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu Mestrado Profissional em Novas Tecnologias Digitais na Educação da UniCarioca (<a title="Mestrado Profissional em Novas Tecnologias Digitais na Educação da UniCarioca" href="https://unicarioca.edu.br/cursos/mestrado/novas-tecnologias-digitais-na-educacao" target="_blank" rel="noopener">MPNTDE</a>), sem custos para os autores dos artigos publicados. Seu objetivo principal é a divulgação de pesquisas na área de Ciência, Tecnologia e Design aplicados à Educação.</p> <p>A Revista aceita artigos originais, ensaios teóricos e revisões bibliográficas e/ou sistemáticas que abordam o uso, a avaliação e a ressignificação das novas tecnologias digitais na Educação e áreas afins. Isso também inclui as diferentes modalidades da educação como informal, não formal e formal, bem como a formação inicial e continuada de professores para tal.</p> <p>&nbsp;</p> pt-BR <p>O autor vem por meio desta declarar que o artigo, aprovado para publicação na <strong>Revista Carioca de Ciência, Tecnologia e Educação </strong>é um trabalho original, que não foi publicado ou está sendo considerado para publicação em outra revista, que seja no formato impresso ou no eletrônico. O autor do manuscrito em questão, também:</p> <ol> <li class="show">Declara que participei suficientemente do artigo para tornar pública minha responsabilidade pelo conteúdo.</li> <li class="show">Declara que o uso de qualquer marca registrada ou direito autoral dentro do manuscrito foi creditado a seu proprietário ou a permissão para usar o nome foi concedida, caso seja necessário.</li> <li class="show">Declara que todas as afirmações contidas no manuscrito, são fatos, são verdadeiras ou baseadas em pesquisa com razoável exatidão.</li> <li class="show">Declara que concordo que os direitos autorais referentes o artigo acima referenciado se tornarão propriedade exclusiva da <strong>Revista Carioca de Ciência, Tecnologia e Educação</strong>.</li> </ol> rccte@unicarioca.edu.br (Regina Célia Pereira de Moraes) rccte@unicarioca.edu.br (Regina Célia Pereira de Moraes) Thu, 12 Dec 2024 00:00:00 +0000 OJS 3.3.0.13 http://blogs.law.harvard.edu/tech/rss 60 OS TALENTOS NA TELA: PROFESSORES DE INGLÊS PRODUZINDO CONTEÚDO AUDIOVISUAL https://recite.unicarioca.edu.br/rccte/index.php/rccte/article/view/305 <p>Neste artigo, apresenta-se a análise da formação continuada oferecida aos professores de Língua Inglesa do Ensino Fundamental II e da Educação de Jovens e Adultos do município de São Gonçalo/RJ, com foco na produção de conteúdo audiovisual. O objetivo da pesquisa foi avaliar o impacto da oficina intitulada <em>‘The</em> <em>on-screen talents’</em> (Os talentos na tela) na prática pedagógica dos docentes, a partir da troca de experiências, da visualização de vídeos produzidos pela formadora e por seus alunos da escola pública, bem como da produção de conteúdo audiovisual integrando Língua Inglesa e TDE, em um ambiente de sala de aula de escola pública municipal com recursos limitados. A metodologia utilizada para coletar os dados da pesquisa foi exploratória, de abordagem qualitativa, realizada por meio de um questionário on-line. Os resultados evidenciaram que a experiência foi desafiadora, empolgante e estimulante, levando à conclusão de que a oficina pôde contribuir significativamente para a inovação da práxis pedagógica dos participantes da formação, podendo trazer inúmeros benefícios para o ensino-aprendizagem.</p> Neuza Siqueira de Souza, Luciane Medeiros de Souza Conrado, Rosa Lidice de Moraes Valim Copyright (c) 2024 Neuza Siqueira de Souza, Luciane Medeiros de Souza Conrado, Rosa Lidice de Moraes Valim http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0 https://recite.unicarioca.edu.br/rccte/index.php/rccte/article/view/305 Fri, 13 Dec 2024 00:00:00 +0000 JOGO DA VELHA: UMA FORMA DIFERENTE DE DESENVOLVER O RACIOCÍNIO LÓGICO NAS AULAS DE MATEMÁTICA https://recite.unicarioca.edu.br/rccte/index.php/rccte/article/view/276 <p>Tornar as aulas de Matemática mais lúdicas e interessantes tem sido um desafio para os docentes desta disciplina. Neste artigo será apresentada uma estratégia, utilizando como base o jogo da velha, de como podemos desenvolver o raciocínio lógico dos discentes de forma lúdica. Apresentaremos inicialmente o conceito de raciocínio lógico e evidenciaremos a importância de trabalhá-lo nas aulas de Matemática, a fim de formar alunos mais preparados para o mundo real. Na sequência serão apresentados alguns parâmetros sobre o jogo da velha como, por exemplo, as suas regras, alguns dos seus nomes em diferentes partes do mundo e a sua história. Apresentaremos uma das formas possíveis de trabalhar e desenvolver o raciocínio lógico dos discentes, usando o “jogo da velha” como instrumento pedagógico. A metodologia utilizada para a construção deste artigo consiste em pesquisa bibliográfica e análise dos jogos. Serão apresentadas sete possibilidades de jogadas diferentes que podem ser executadas pelos estudantes visando o desenvolvimento do raciocínio. O trabalho será finalizado com algumas considerações sobre a utilização do jogo da velha como instrumento pedagógico para desenvolver o raciocínio lógico e tornar as aulas de Matemática mais lúdicas.</p> Augusto Schwager Carvalho Copyright (c) 2024 Augusto Schwager Carvalho http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0 https://recite.unicarioca.edu.br/rccte/index.php/rccte/article/view/276 Fri, 13 Dec 2024 00:00:00 +0000 FUNDAMENTOS CIENTÍFICOS DOS CONCEITOS DE MATÉRIA ESCURA E ENERGIA ESCURA PARA O ENSINO DE FÍSICA https://recite.unicarioca.edu.br/rccte/index.php/rccte/article/view/280 <p>Este artigo tem como objetivo investigar as possibilidades educacionais do uso no ensino de Física dos conceitos de matéria escura e energia escura em atividades de sala de aula e de divulgação científica. Para a fundamentação teórica do trabalho desenvolvido, foi feita uma ampla revisão bibliográfica da literatura científica sobre temas como matéria escura, energia escura e ensino de Física, por meio da leitura e análise de teses, dissertações, artigos em revistas especializadas, trabalhos apresentados em congressos acadêmicos e livros científicos. Uma ênfase foi conferida para a evolução histórica dos conceitos de matéria escura e de energia escura, o chamado setor escuro. Os argumentos físicos, para as evidências experimentais acerca da existência de ambas, são apresentados, a partir dos seus efeitos gravitacionais. Os desafios existentes atualmente pelas questões associadas à natureza da matéria escura e da energia escura são comparados com os problemas que existiam na História da Astronomia do século XIX referentes às órbitas dos planetas Urano e Mercúrio. Este trabalho também procura investigar formas pelas quais temas situados na fronteira da Física atual podem ser trabalhados educacionalmente.</p> Diego Corrêa Peres de Souza, Ricardo Roberto Plaza Teixeira Copyright (c) 2024 Diego Corrêa Peres de Souza, Ricardo Roberto Plaza Teixeira http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0 https://recite.unicarioca.edu.br/rccte/index.php/rccte/article/view/280 Fri, 13 Dec 2024 00:00:00 +0000 O ESPERANÇAR FREIRIANO NA EDIFICAÇÃO DE VIDA DAS ALUNAS DO PROEJA DURANTE A PANDEMIA DE COVID-19 https://recite.unicarioca.edu.br/rccte/index.php/rccte/article/view/298 <p>O objetivo do presente artigo foi traçar uma noção do esperançar freiriano no decorrer do uso do Ensino Remoto Emergencial (ERE) no Brasil no auge da pandemia de Covid-19, quando as aulas presenciais das instituições escolares estavam suspensas. Para tanto, buscou-se exemplificar o esperançar freiriano através das narrativas de alunas do Programa Nacional de Integração da Educação Profissional com a Educação Básica na Modalidade de Educação de Jovens e Adultos (Proeja). O período eleito para trazer a realidade destas alunas foi o de maior impacto nesta crise sanitária, julho de 2021. A metodologia adotada foi pesquisa do tipo exploratória descritiva, calcada em entrevistas como procedimento de coleta de dados, estabelecendo, assim, ordem qualitativa ao estudo. Como conclusão, a pesquisa conferiu a existência do esperançar freiriano na vida das alunas do Proeja no decorrer de uma situação-limite, a suspenção das aulas presenciais. Constatando-se, que foi a esperança que as fez alcançar o inédito viável, o ERE, levando-as ao enfrentamento de obstáculos conexos as aulas em meio digital. Sendo a esperança um componente motivador na edificação de suas vidas.</p> Aline Rocha Santana da Silva, Patricia Cipriano Barcellos da Silva, Ana Carolina de Gouvea Dantas Motta Copyright (c) 2024 Aline Rocha Santana da Silva, Patricia Cipriano Barcellos da Silva, Ana Carolina de Gouvea Dantas Motta http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0 https://recite.unicarioca.edu.br/rccte/index.php/rccte/article/view/298 Fri, 13 Dec 2024 00:00:00 +0000 MODELAGEM BIDIMENSIONAL PLANA, PROPOSIÇÃO DE PROBLEMAS E TECNOLOGIA SOCIAL EM MATEMÁTICA https://recite.unicarioca.edu.br/rccte/index.php/rccte/article/view/317 <p>Esta proposta de trabalho de pesquisa visa identificar as potencialidades da Modelagem Matemática e da Proposição de Problemas aliadas à Modelagem Bidimensional na prática pedagógica do professor de relacionar a Matemática usada na confecção de roupas ao ensino da Matemática na Educação de Jovens e Adultos (EJA). Para tanto a pergunta que norteia esse trabalho é “Quais são as potencialidades do uso da Modelagem Bidimensional aliada à Proposição de Problemas no processo de confecção de roupas para o ensino-aprendizagem de matemática de uma turma de costureiras na Educação de Jovens e Adultos?” Para elaboração deste trabalho de pesquisa, a metodologia selecionada foi identificada como qualitativa, por entender-se que esta trata o fenômeno em toda sua complexidade, isto é, ela busca a sua compreensão e seus significados, não somente sua explicação, proporcionando, assim, um melhor entendimento do fenômeno de interesse. A pesquisa será desenvolvida nas seguintes etapas: serão dois encontros de três horas e meia. No primeiro encontro será proposto o problema de fazer uma saia godê para uma aluna na sala, posteriormente será desenvolvida a construção do conhecimento através do diálogo entre os pesquisadores e as costureiras, um diálogo entre o conhecimento técnico-escolar e o conhecimento popular, valorizando os conhecimentos dos sujeitos e construindo os conceitos matemáticos. Para nossa coleta de dados, fez-se da observação participante. Além disso, julgamos que a observação participante é um instrumento adequado para nossa coleta de dados, justamente porque nos dá a condição de observarmos e participarmos das situações inerentes a uma pesquisa pedagógica desenvolvida em sala de aula.</p> Saul Barbosa de Oliveira, Maria Aparecida de Souza Marques Copyright (c) 2024 Saul Barbosa de Oliveira, Maria Aparecida de Souza Marques http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0 https://recite.unicarioca.edu.br/rccte/index.php/rccte/article/view/317 Fri, 13 Dec 2024 00:00:00 +0000 METODOLOGIA ÁGIL PARA O DESENVOLVIMENTO DE PROJETO DE EDUCAÇÃO CORPORATIVA POR EQUIPE MULTIDISCIPLINAR https://recite.unicarioca.edu.br/rccte/index.php/rccte/article/view/316 <p>Objetiva-se aqui reportar o processo de desenvolvimento de um curso de Educação Corporativa por Doutorandos de Educação em disciplina de empreendedorismo da UniCarioca. A equipe multidisciplinar envolvida no projeto trabalhou com metodologia ágil para dar conta do desenvolvimento do curso. O processo de construção do curso, bem como a apreciação final de cada membro da equipe a respeito dos sucessos e desafios vivenciados durante o desenvolvimento do projeto, encontra-se apresentados neste artigo. Para a análise dos resultados, utilizou-se a técnica da análise de conteúdo de Bardin. Identificou-se, entre outras coisas, que o comprometimento da equipe é fundamental para o desenvolvimento de projetos pautados por metodologias ágeis (particularmente <em>Scrum</em> e <em>Kanban</em>).</p> Marco Cruz, José Silva, Neuza Souza, Rosa Valim, Raissa Fragoso, Ana Beatriz Santos, George Chaves, Márcia Santos Copyright (c) 2024 Marco Cruz, José Silva, Neuza Souza, Rosa Valim, Raissa Fragoso, Ana Beatriz Santos, George Chaves, Márcia Santos http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0 https://recite.unicarioca.edu.br/rccte/index.php/rccte/article/view/316 Fri, 13 Dec 2024 00:00:00 +0000 Editorial https://recite.unicarioca.edu.br/rccte/index.php/rccte/article/view/322 Regina de Moraes, Rosa L. de M. Valim Copyright (c) 2024 Regina Moraes, Rosa Valim http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0 https://recite.unicarioca.edu.br/rccte/index.php/rccte/article/view/322 Thu, 12 Dec 2024 00:00:00 +0000