Histórico

No inicio da RECITE não utilizava o processo editorial do OJS, somente era publicado o arquivo final do artigo na extensão pdf.

A primeira identindade visual.

 

A segunda identindade visual, com destaque para adoção do logotipo cambiante.

 

Neste ano  ocorrem mudanças na Equipe editorial, em destaque para a Editora CientíficaRegina Célia Pereira de Moraes e o  Gerente da Plataforma OJS 3 - Marcos Antonio Gomes Xavier, que com o apoio da equipe, implementam o processo editoral do OJS.

Adotamos o Processo de Avaliação pelos pares - O processo de avaliação é feita em caráter dupla-cega (double blind review) por dois pareceristas do Corpo Editorial e/ou pareceristas externos ad hoc, de modo a manter e a garantir a isenção de julgamento. No site na aba "Equipe Editorial" são listados os parecistas envolvidos em cada edição da RECITE. 

Neste ano passamos a contar com o DOI como indexador, sendo ampliado para todas as publicações já realizadas na revista. Na sequencia o Gerente da Plataforma OJS 3 - Marcos Antonio Gomes Xavier implementou o cadastro da RECITE em outras bases indexadoras (Quadro 1).

 
 

Quadro 1: Icones/links dos diretórios, catálogos e bases bibliográficas aonde a RECITE está indexada.

A revista passou por uma reforma gráfica recebendo nova identidade visual para a revista,  na capa passa ter destaque a logomarca da UniCarioca.

 

Nesse ano os Autores passam a ter acesso a um Modelo de Estrutura de Artigo, onde dentre as várias mudanças, se destaca a questão dos itens: Título, Resumo e Palavras-chave, que requerem ser escritos nas três linguas: Português (Brasil); English e Español (España).

Foi também implementado no site RECITE, pelo Gerente da Plataforma OJS 3, a ativação das três línguas:: Português (Brasil); English e Español (España) e as três novas abas: Guias, Notícias e Podcast.

1. Guias:  contem para dowload na extensão pdf, os três tutorias referentes aos principais papéis no OJS: autor, avaliador e editor.

Há vários papéis no OJS, sendo que o de autor é imprescindível, visto que cabe a ele alimentar o processo de submissão dos originais, o acompanhamento da submissão, o recebimento da avaliação e envio das correções, se for o caso. 

2.Notícias: criada com intiuto de ser o canal de divulgação da Equipe RECITE para postar informações importantes para os leitores da RECITE.

3. Podcast: contem os 12 (doze) links para a plataforma Anchor,  para que o leitor tenha acesso ao áudio da entrevista realizada com a autora sobre o seu Relato de experiência publicado na RECITE.

Publicado a 1ª Edição Expecial da RECITE, que traz relatos de experiências sobre ações de docência, em relação aos desafios e oportunidades com as novas tecnologias digitais, durante os primeiros meses, do ano de 2020, de pandemia do Novo Coronavírus (Covid-19).

 

A RECITE passa a ter 3 (três) seções: Artigo, Ensaio e Revisão (bibliográfica/sistemática) para atender ao público que nos procuram. Para cada seção é disponibilizado um Modelo de Formatação. As colaboradoras: Andréa Paula Osório Duque,  Rosa Lidice de Moraes Valim e Verônica Elói assumem a função de Editora de Seção, na sequencia repectivamente.

A atual identindade visual, com destaque para o novo logotipo da RECITE, não mais cambiante, e a inserção de ilustração na capa que se relaciona com o Editorial da edição.

Seguimos focados na inclusão da revista RECITE em novos indexadores e para as principais métricas de publicações científicas (citações, índice h, índice i10), pois buscamos ampliar cada vez mais a sua visibilidade no cenário nacional e mundial.