REDES SOCIAIS E O ENSINO DE BIOLOGIA

O USO DO QUIZ DO INSTAGRAM COMO RECURSO DIDÁTICO

Autores

DOI:

https://doi.org/10.17648/2596-058X-recite-v5n2-1

Palavras-chave:

Quiz, Biologia, Recursos Tecnológicos, Redes Sociais

Resumo

O presente trabalho tem como objetivo avaliar o uso do Quiz de Biologia por meio do Instagram, por alunos da educação básica, como recurso tecnológico didático para auxiliar a construção do conhecimento relacionado a temas desenvolvidos durante as aulas de Biologia. Para tal, foi aplicado um questionário a 58 alunos do terceiro ano do Ensino Médio, do Colégio Estadual Deodato Linhares (Miracema/RJ), 40 dos quais participaram do jogo de perguntas e respostas digital. Os dados obtidos apontam para uma excelente avaliação da atividade como recurso para motivar, ampliar e aprofundar os conteúdos de forma lúdica e dinâmica, buscando despertar nos alunos a capacidade de analisar, refletir e contextualizar sobre os temas biológicos abordados.

Biografia do Autor

Dominique Guimarães de Souza, Professora de Biologia e Química SEEDUC - RJ

Professora de Biologia e Química SEEDUC - RJ

Mestre em ensino UFF

Jean Carlos Miranda, Professor Adjunto - Departamento de Ciências Exatas, Biológicas e da Terra (UFF) Professor do Programa de Pós-Graduação em Ensino (PPGEn-UFF) Universidade Federal Fluminense

Professor Adjunto - Departamento de Ciências Exatas, Biológicas e da Terra (UFF)

Professor do Programa de Pós-Graduação em Ensino (PPGEn-UFF)Universidade Federal Fluminense

Lincoln Mansur Coelho, SEEDUC/RJ - Professor

Professor de História e Filosofia na Rede estadual e particular.

Mestre em Ensino pela UFF.

Referências

ALMEIDA, I. de; CARVALHO, L. J.; GUIMARÃES, C. R. P. Recursos midiáticos no Ensino de Ciências e Biologia. Scientia Plena, v. 12, n. 11, p. 1-8, 2016.

ALVES, A. L.; MOTA, M. F.; TAVARES, T. P. O Instagram no Processo de Engajamento das Práticas Educacionais: A dinâmica para a socialização do ensino-aprendizagem. Rios Eletrônica (Fasete), v. 12, p. 25-43, 2018.
ALVES, R. M. M.; GEGLIO, P. C.; MOITA, F. M. G. da S. C.; SOUSA C. N. da S.; ARAÚJO M. S. M. de. O quiz como recurso pedagógico no processo educacional: apresentação de um objeto de aprendizagem. In: CONGRESSO INTERNACIONAL DE TECNOLOGIA NA EDUCAÇÃO, 13., Anais... Pernambuco. 2015.

BARBOSA, C.; BULHÕES, J.; ZHANG, Y.; MOREIRA, A. Utilização do Instagram no ensino e aprendizagem de português língua estrangeira por alunos chineses na Universidade de Aveiro. Revista Latinoamericana de Tecnología Educativa-RELATEC, v. 16, n. 1, p. 21-33, 2017.

BRASIL. Lei 9394/96. Estabelece as Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Brasília, 1996.

BRASIL. Lei nº. 13.853/2019. LGPD - Lei Geral de Proteção aos Dados Pessoais. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2015-2018/2018/lei/L13709.htm .Acesso em: 28 abr. 2020.

BRASIL: Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular: Educação é a base. Brasília, 2018. Disponível em: <http://basenacionalcomum.mec.gov.br/images/BNCC_EI_EF_110518_versaofinal_site.pdf>. Acesso em: 28 abr. 2020.

FORBES. Brasil é o maior usuário de redes sociais da América Latina. Disponível em: https://forbes.com.br/fotos/2016/06/brasil-e-o-maior-usuario-de-redes-sociais-da-america-latina/ Acesso em :01 maio 2020.

GHISLENI, T. S.; TRINDADE, N. S. The digital presence on the market Instagram Adidas in 2017. Brazilian Journal of Education, Technology and Society, v. 12, n. 4, p. 335-353, 2019.

LEMOS, A.; DE SENA, C. Mais livre publicar: efemeridade da imagem nos modos galeria e stories do Instagram. Mídia Cotidiano, v. 12, n. 2, p. 6-26, 2018.

LOPES, I. E. S. A. R. ; SILVA, J. V. L. ; SOUZA, R. E. S. . Quiz em Metodologias Ativas: Suporte no Ensino Aprendizagem. In: CONGRESSO NACIONAL DE EDUCAÇÃO - CONEDU, 5., Anais... 2018.

MACHADO, L. C. A Utilização das Mídias Sociais na Educação: Facebook, Instagram e Whatsapp. 38 f. Monografia (Especialização) - Curso de Especialização em Mídias na Educação, Universidade Federal de São João del Rei, Araxá, 2019.
MIRANDA, J. C.; GONZAGA, G. R.; COSTA, R. C. Produção e avaliação do jogo didático “Tapa Zoo” como ferramenta para o estudo de Zoologia por alunos do Ensino Fundamental Regular. Holos, v. 4, p. 383-400, 2016.

MIRANDA, J. C.; SOUZA, D. G. de; ARRUDA, K. M.; COSTA, R. C. Avaliação de um jogo didático para o ensino de Botânica. In: ENCONTRO REGIONAL DE ENSINO DE BIOLOGIA (Regional 2), 9., Anais... p. 1-15, 2019.

MOTA, M. F.; DE MELO, L. J. F.; ANDRADE, D. de C. M. Seria o educador um digital influencer para a difusão de saberes na cultura ciber? In: ENCONTRO REGIONAL NORTE-NORDESTE DA ABCIBER, 2., Anais..., 2020.

PRUDENTE, N. O uso da affordance “faça sua pergunta” no Instagram para ensino de língua inglesa. In: CONGRESSO NACIONAL UNIVERSIDADE, EAD E SOFTWARE LIVRE, Anais... Belo Horizonte, v. 2, n. 9, p. 1-6, 2018.

SAVI, R.; ULBRICHT, V. R. Jogos digitais educacionais: benefícios e desafios. RENOTE-Revista Novas Tecnologias na Educação, v. 6, n. 2, p. 1-10, 2008.

SANTOS, J. W. R. ; LUCAS, F. E. ; BRITO, J. C. J. ; BENASSI, V. M. ; SANTOS, J. W. R. Bioquiz: jogo eletrônico de biologia para o ensino médio. Revista UFG, v. 15, n. 16, p. 44-60, 2015.

SANTOS, J. R. S. dos; SOUZA, B. T. C. de. A Utilização das Tecnologias da Informação e Comunicação no Ensino de Biologia: uma Revisão Bibliográfica. ID on line Revista de Psicologia, v. 13, n. 45, p. 40-59, 2019.

SEABRA, S.F.F.; SANTANA, E. B.; SANTOS, M. T.; VALENTE, J.A.S. Facebook e genética: uma experiência no ensino de Ciências. In: CONGRESO IBEROAMERICANO DE CIENCIA, TECNOLOGÍA, INNOVACIÓN Y EDUCACIÓN 2014. Anais... Buenos Aires: OEI, 2014.

SENE, A. M.; CUNHA, I. M. F.; LOURENCO, C. O.; NASCIMENTO JUNIOR, A. F. O uso de metodologias alternativas como recurso pedagógico para o ensino de biologia celular: um relato de experiência. In: EREBIO - ENCONTRO REGIONAL DE ENSINO DE BIOLOGIA, 4., 2017. Anais... 2017.

SILVA, F. U. da. Uso de Quiz em smartphones visando o auxílio na aprendizagem de física no ensino médio. 2015. 132 f. Dissertação (Mestrado) - Curso de Mestrado Profissional em Ensino de Física, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte, Natal, 2015
SILVÉRIO, A. P. M. O poder das redes sociais: fazendo marketing em redes sociais. In: LAS CASAS, A. L. (Coord.) Marketing interativo: a utilização de ferramentas e mídias digitais. São Paulo: Saint Paul Editora, 2010.

SOUZA, D. G.; MIRANDA, J. C.; GONZAGA, G. R.; SOUZA, F. S. Desafios da prática docente. Revista Educação Pública (Rio de Janeiro), v. 17, p. 1-8, 2017.

REIS, A. P. dos. Dificuldades dos estudantes nas disciplinas de exatas do ensino médio. 2016. 18 f. TCC (Graduação) - Curso de Ciências Naturais, Faculdade Unb Planaltina, Planaltina, 2016.

RIBEIRO, M. P.; MOSCON, D. Reflexões sobre o uso do Instagram na contemporaneidade. SEMINÁRIO ESTUDANTIL DE PRODUÇÃO ACADÊMICA, Anais... v. 17, p. 35-56, 2018.

RIO DE JANEIRO. Currículo Mínimo - Ciências e Biologia. Rio de Janeiro: Secretaria de Estado de Educação do Rio de Janeiro, 2012.

SCUP CONTENT. Instagram: as atualizações na rede social. Disponível em: https://ideas.scup.com/pt/instagram-atualizacoes/. Acesso em: 03 maio 2020.

Publicado

2020-12-11

Como Citar

de Souza, D. G., Miranda, J. C., & Coelho, L. M. (2020). REDES SOCIAIS E O ENSINO DE BIOLOGIA: O USO DO QUIZ DO INSTAGRAM COMO RECURSO DIDÁTICO. REVISTA CARIOCA DE CIÊNCIA, TECNOLOGIA E EDUCAÇÃO, 5(2), 2–17. https://doi.org/10.17648/2596-058X-recite-v5n2-1