O DESAFIO DE COLETAR DADOS PARA UMA PESQUISA ACADÊMICA NO MOMENTO DE ISOLAMENTO SOCIAL

Autores

  • Marcos Antonio Gomes Xavier Mediador Pedagógico Presencial na Fundação Centro de Ciências e Educação Superior a Distância do Estado do Rio de Janeiro (CECIERJ – Consórcio CEDERJ). Especialista em Design Instrucional para EaD Virtual https://orcid.org/0000-0001-5898-416X
  • André Cotelli Espírito Santo Colaborador de Projetos no Instituto de Engenharia Nuclear. Professor no Centro Universitário Carioca. Mestre em Ciência e Tecnologia Nucleares pelo IEN. https://orcid.org/0000-0002-6593-5259
  • Antonio Carlos de Abreu Mól Pró-Reitor de Ensino na Comissão Nacional de Energia Nuclear. Pesquisador INCT. Professor no Centro Universitário Carioca. Doutor em Engenharia Nuclear pela COPPE/UFR. https://orcid.org/0000-0002-1744-1692

Palavras-chave:

Coleta de dados, Fire in Rio, Incêndio, Novo Coronavírus

Resumo

Este relato aborda um momento crucial da minha pesquisa acadêmica, de um mestrado, que tem como objetivo promover uma educação à prevenção, redução do risco e combate de incêndio, para os principais atores (alunos, professores e colaboradores) do ambiente educacional formal. O momento em questão se trata da etapa de coleta de dados. Devido ao cenário de isolamento social, imposto pela pandemia do Novo Coronavírus, ficou impossível de acontecer a aplicação em ambiente presencial, ou seja, tudo que havia planejado para acontecer no presencial tive que adaptar para ser implementado no ambiente virtual, pela internet, distante dos participantes convidados. Por fim, apresento, pontos relevantes detectados, através da aplicação de formulários online, que também viabilizaram atingir todos os objetivos específicos previstos no planejamento do projeto da minha pesquisa acadêmica.

Biografia do Autor

Marcos Antonio Gomes Xavier, Mediador Pedagógico Presencial na Fundação Centro de Ciências e Educação Superior a Distância do Estado do Rio de Janeiro (CECIERJ – Consórcio CEDERJ). Especialista em Design Instrucional para EaD Virtual

Na Ita House atuo como Gestor administrativo , financeiro e comercial da empresa. Lider de varias equipes de projetos em varios ramos de atividades comerciais e industriais. No CEDERJ atuo como Tutor presencial na disciplina de Introdução à Informática, coordenada pela UFF, para os cursos de nível superior, ofertados pelo Consórcio CEDERJ, Fundação CECIERJ, UAB, no Pólo Campo Grande / RJ. No Centro Universitário Unicarioca estou aluno do Mestrado Profissional em Novas Tecnologias Digitais na Educação da UniCarioca (MPNTDE) que tem o obejetivo de promover a formação avançada de educadores, empreendedores e demais profissionais interessados no curso Stricto Sensu Profissional, de forma a prepará-los a criar ambientes interativos, com uso de tecnologias digitais, adaptados às novas demandas da sociedade.

Referências

BRASIL. Ministério da Educação.Portaria nº 343, de 17 de março de 2020. Diário Oficial da União (DOU).Disponível em:http://www.in.gov.br/en/web/dou/-/portaria-n-343-de-17-de-marco-de-2020-248564376. Acesso em: jun 2020.
CUNHA, E. Tecnologias e inteligência: novas maneiras de aprender e ensinar. In:Pedro Waldir (org.).Guiaprático de Neuroeducação: Neuropsicopedagogia, Neuropsicologia e Neurociência. Rio de Janeiro, Wak Editora, 2017.
MOREIRA, M. A. Aprendizagem significativa em mapas conceituais.Porto Alegre: UFRGS, Instituto de Física,2013. Disponível em: http://www.if.ufrgs.br/public/tapf/v24_n6_moreira_.pdf. Acesso em: jun. 2020.
RIO DE JANEIRO(Estado). Decreto nº 46.925, de 05 de fevereiro de 2020.Dispondo sobre o código de segurança contra incêndio e pânico -COSCIP.Diário Oficial do Estado do Rio de Janeiro, RJ. Disponível em: http://www.cbmerj.rj.gov.br/pdfs/from_dgst/Decreto%20N%C2%BA%2046.925_05.02.2020_retificado_DOERJ%20036_27.02.2020.pdf. Acesso em: set. 2019.
XAVIER, M. A. G.; CARVALHO, A. C. de; BRANDÃO, L. P.; FREITAS, V. G. G. A relação entre a formação dos professores e o ambiente virtual de aprendizagem. RECITE-Revista Carioca de Ciência, Tecnologia e Educação,v. 4, n. 2, 2019.Disponível em:https://doi.org/10.17648/2596-058X-recite-v4n2-1. Acesso em:jun.2020.

Publicado

2020-09-29

Como Citar

Xavier, M. A. G., Santo, A. C. E., & Mól, A. C. de A. (2020). O DESAFIO DE COLETAR DADOS PARA UMA PESQUISA ACADÊMICA NO MOMENTO DE ISOLAMENTO SOCIAL. REVISTA CARIOCA DE CIÊNCIA, TECNOLOGIA E EDUCAÇÃO, 5(especial), 59–61. Recuperado de https://recite.unicarioca.edu.br/rccte/index.php/rccte/article/view/124

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

1 2 > >>