GRADUAÇÃO VIA FACEBOOK

DESAFIOS E PERCEPÇÕES SOBRE AULAS VIRTUAIS EM ÉPOCA DE PANDEMIA

Autores

Palavras-chave:

Facebook, Rede social, Ensino superior, Plataformas educacionais

Resumo

O artigo apresenta um relato de experiência em torno do uso da rede social Facebook como plataforma educacional para aulas ao vivo em uma disciplina de graduação. Foi realizada uma breve revisão de literatura sobre o tema de forma a nortear a descrição e análise do caso, bem como foi conduzida pesquisa com os alunos para avaliar suas percepções sobre a experiência. Demonstrou-se que o Facebook pode ser utilizado para fins acadêmicos, inclusive contando com a preferência de discentes em comparação a outras ferramentas de transmissão de aulas ao vivo.

Biografia do Autor

Diogo Pereira, Doutorando e mestre em Administração (COPPEAD/UFRJ)

Instituto COPPEAD de Administração, Universidade Federal do Rio de Janeiro (COPPEAD/UFRJ). Professor do Centro Universitário Unicarioca.

Referências

AYDIN, Selami. Foreign language learners' interactions with their teachers on Facebook. System, v. 42, p. 155-163, 2014.
BAHATI, Bernard. Extending student discussions beyond lecture room walls via Facebook. Journal of Education and Practice, v. 6, n. 15, p. 160-171, 2015.
BUCHANAN, Tom; BENSON, Vladlena. Spreading Disinformation on Facebook: Do Trust in Message Source, Risk Propensity, or Personality Affect the Organic Reach of “Fake News”?. Social Media+ Society, v. 5, n. 4, p. 2056305119888654, 2019.
CHUGH, Ritesh; RUHI, Umar. Social media in higher education: A literature review of Facebook. Education and Information Technologies, v. 23, n. 2, p. 605-616, 2018.
GREENHOW, Christine; ASKARI, Emilia. Learning and teaching with social network sites: A decade of research in K-12 related education. Education and information technologies, v. 22, n. 2, p. 623-645, 2017.
JUNCO, Reynol. Engaging students through social media: Evidence-based practices for use in student affairs. John Wiley & Sons, 2014.
MANCA, Stefania; RANIERI, Maria. “Yes for sharing, no for teaching!”: Social Media in academic practices. The Internet and Higher Education, v. 29, p. 63-74, 2016.
MOMO, F.S.; BEHR, A.; MARCOLIN, C. B.; FARIAS, E. da S. Um Diagnóstico do uso das Tecnologias da Informação e Comunicação (TICs) em uma Instituição de Ensino Superior. Revista de empreendedorismo, educação e tecnologia, v.4, n.2, 2017.
VELETSIANOS, George; KIMMONS, Royce. Scholars and faculty members' lived experiences in online social networks. The Internet and Higher Education, v. 16, p. 43-50, 2013.

Publicado

2020-09-25

Como Citar

Pereira, D. (2020). GRADUAÇÃO VIA FACEBOOK: DESAFIOS E PERCEPÇÕES SOBRE AULAS VIRTUAIS EM ÉPOCA DE PANDEMIA. REVISTA CARIOCA DE CIÊNCIA, TECNOLOGIA E EDUCAÇÃO, 5(especial), 62–64. Recuperado de https://recite.unicarioca.edu.br/rccte/index.php/rccte/article/view/125