GRADUAÇÃO VIA FACEBOOK
DESAFIOS E PERCEPÇÕES SOBRE AULAS VIRTUAIS EM ÉPOCA DE PANDEMIA
Palavras-chave:
Facebook, Rede social, Ensino superior, Plataformas educacionaisResumo
O artigo apresenta um relato de experiência em torno do uso da rede social Facebook como plataforma educacional para aulas ao vivo em uma disciplina de graduação. Foi realizada uma breve revisão de literatura sobre o tema de forma a nortear a descrição e análise do caso, bem como foi conduzida pesquisa com os alunos para avaliar suas percepções sobre a experiência. Demonstrou-se que o Facebook pode ser utilizado para fins acadêmicos, inclusive contando com a preferência de discentes em comparação a outras ferramentas de transmissão de aulas ao vivo.
Referências
BAHATI, Bernard. Extending student discussions beyond lecture room walls via Facebook. Journal of Education and Practice, v. 6, n. 15, p. 160-171, 2015.
BUCHANAN, Tom; BENSON, Vladlena. Spreading Disinformation on Facebook: Do Trust in Message Source, Risk Propensity, or Personality Affect the Organic Reach of “Fake News”?. Social Media+ Society, v. 5, n. 4, p. 2056305119888654, 2019.
CHUGH, Ritesh; RUHI, Umar. Social media in higher education: A literature review of Facebook. Education and Information Technologies, v. 23, n. 2, p. 605-616, 2018.
GREENHOW, Christine; ASKARI, Emilia. Learning and teaching with social network sites: A decade of research in K-12 related education. Education and information technologies, v. 22, n. 2, p. 623-645, 2017.
JUNCO, Reynol. Engaging students through social media: Evidence-based practices for use in student affairs. John Wiley & Sons, 2014.
MANCA, Stefania; RANIERI, Maria. “Yes for sharing, no for teaching!”: Social Media in academic practices. The Internet and Higher Education, v. 29, p. 63-74, 2016.
MOMO, F.S.; BEHR, A.; MARCOLIN, C. B.; FARIAS, E. da S. Um Diagnóstico do uso das Tecnologias da Informação e Comunicação (TICs) em uma Instituição de Ensino Superior. Revista de empreendedorismo, educação e tecnologia, v.4, n.2, 2017.
VELETSIANOS, George; KIMMONS, Royce. Scholars and faculty members' lived experiences in online social networks. The Internet and Higher Education, v. 16, p. 43-50, 2013.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
O autor vem por meio desta declarar que o artigo, aprovado para publicação na Revista Carioca de Ciência, Tecnologia e Educação é um trabalho original, que não foi publicado ou está sendo considerado para publicação em outra revista, que seja no formato impresso ou no eletrônico. O autor do manuscrito em questão, também:
- Declara que participei suficientemente do artigo para tornar pública minha responsabilidade pelo conteúdo.
- Declara que o uso de qualquer marca registrada ou direito autoral dentro do manuscrito foi creditado a seu proprietário ou a permissão para usar o nome foi concedida, caso seja necessário.
- Declara que todas as afirmações contidas no manuscrito, são fatos, são verdadeiras ou baseadas em pesquisa com razoável exatidão.
- Declara que concordo que os direitos autorais referentes o artigo acima referenciado se tornarão propriedade exclusiva da Revista Carioca de Ciência, Tecnologia e Educação.