PERCEPÇÕES SOBRE CIDADANIA, ERGONOMIA E PROMOÇÃO DE SAÚDE EM REFLEXÕES SOBRE O ENSINO REMOTO EMERGENCIAL DURANTE A PANDEMIA DO COVID 19
A PROPOSTA DE UM TUTORIAL DIGITAL COM DEZ DICAS PARA PROFESSORES
DOI:
https://doi.org/10.29327/2283237.7.1-3Palavras-chave:
ensino remoto emergencial, saúde ocupacional, ergonomiaResumo
INTRODUÇÃO. A ciência que estuda a dinâmica laboral é a ergonomia que, ao promover a busca pelo aprimoramento e eficiência do trabalho, também evita potenciais agravos de saúde. O surto mundial causado pelo coronavírus SARS-CoV-2, denominado COVID-19, evocou novos cenários de ação em saúde relacionado principalmente à fácil transmissibilidade do vírus nas coletividades. O ensino remoto emergencial emergiu como alternativa de reflexões acerca de cidadania e, na educação, para aplicação de estratégias de adaptação didática para a manutenção de ensino-aprendizagem neste período. OBJETIVO. Sintetizar 10 dicas para a promoção de saúde para aulas no ensino remoto emergencial para os professores. METODOLOGIA. Este estudo trata-se de uma revisão bibliográfica associada a proposta de um tutorial digital com 10 dicas de cuidados de saúde do professor relacionados ao ensino remoto emergencial (ERE) no contexto da pandemia do COVID 19. RESULTADOS. Foram apresentados 10 dicas para o bom desenvolvimento de aulas virtuais em tempos de ERE envolvendo cuidados com destaque às instalações elétricas, cuidados visuais, cuidados acústicos, posturais, luminosidade, atenção psicológica e social relacionada ao professor e família. CONCLUSÃO. A medida que os professores passam a desenvolver rotinas de autocuidado em relação a prática profissional no ambiente domiciliar e virtual a contenção de uma epidemia de patologias secundárias a tecnificação do trabalho se concretiza na forma de boas práticas. Assim, muitos prejuízos econômicos e sociais advindos dos tratamentos dos agravos de saúde citados como presenteísmo, perda de produtividade e diminuição qualidade de vida poderão ser prevenidos ou minimizados.
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