A RELAÇÃO ENTRE A FORMAÇÃO DOS PROFESSORES E O AMBIENTE VIRTUAL DE APRENDIZAGEM

ESTUDO DE CASO PROJETO ESCOLA VIRTUAL

Autores

  • Marcos Antonio Gomes Xavier Mediador Pedagógico Presencial na Fundação Centro de Ciências e Educação Superior a Distância do Estado do Rio de Janeiro (CECIERJ – Consórcio CEDERJ). Especialista em Design Instrucional para EaD Virtual e em Planejamento, Implementação e Gestão em EaD. http://orcid.org/0000-0001-5898-416X
  • Alexandre Costa de Carvalho CEO na EDIT - Educação Digital e Inteligência Tecnológica MEI Especialista em Tecnologia e Projeto de Redes de Computadores, LIBRAS. http://orcid.org/0000-0002-8353-9276
  • Leonardo Pereira Brandão Coordenador Técnico na Fundação Bradesco e Professor Tutor na Unicarioca. Especialista em Design Instrucional para EaD Virtual e em Planejamento, Implementação e Gestão em EaD. http://orcid.org/0000-0002-0119-0825
  • Victor Gonçalves Gloria Freitas CEO na AresVR. Professor no Centro Universitário Carioca. Doutor em Engenharia Nuclear pela COPPE/UFRJ. Mestre em Engenharia de Reatores pelo Instituto de Engenharia Nuclear. http://orcid.org/0000-0002-0154-606X

DOI:

https://doi.org/10.17648/2596-058X-recite-v4n2-1

Palavras-chave:

Ambiente virtual de aprendizagem, Formação dos professores, Tecnologia digital, Unidade escolar pública

Resumo

O artigo tem por objetivo investigar a situação da formação dos professores em relação ao nível de dificuldades referentes à utilização do Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA). Para tal, buscou-se inicialmente elaborar questões para a coleta dos dados, no Centro Interescolar de Agropecuária José Francisco Lippi, que identificasse a situação atual da formação dos professores em relação ao AVA e aos fatores de sua aceitação para implantação. Na análise e apresentação de resultados dos dados, utilizou-se a Teoria Unificada de Aceitação e Utilização de Tecnologia visando facilitar a investigação. Os resultados indicaram existir um grande interesse do grupo pesquisado em aprimorar e colocar em prática os conhecimentos referentes ao AVA. Por fim, o foco da capacitação estará pautado em abordar, de forma prática, processos metodológicos e estratégias didáticas no AVA.

Publicado

2020-01-29

Como Citar

Xavier, M. A. G., Carvalho, A. C. de, Brandão, L. P., & Freitas, V. G. G. (2020). A RELAÇÃO ENTRE A FORMAÇÃO DOS PROFESSORES E O AMBIENTE VIRTUAL DE APRENDIZAGEM: ESTUDO DE CASO PROJETO ESCOLA VIRTUAL. REVISTA CARIOCA DE CIÊNCIA, TECNOLOGIA E EDUCAÇÃO, 4(2), 2–14. https://doi.org/10.17648/2596-058X-recite-v4n2-1

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

1 2 > >>