UTILIZAÇÃO DAS FERRAMENTAS DE TECNOLOGIAS DIGITAIS DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO PELO PROFESSOR NO ENSINO SUPERIOR
DOI:
https://doi.org/10.17648/2596-058X-recite-v4n2-4Palavras-chave:
Pesquisa, Educação Superior, CapacitaçãoResumo
Este artigo investiga a relação dos professores com as Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação (TDICs) na educação e o uso das ferramentas adequadas a serem aplicados em cursos a distância e presenciais, cujo objeto de investigação são as tecnologias da informação e comunicação como ferramenta no processo ensino-aprendizagem no ensino a distância e presencial, sempre visando à melhor capacitação profissional do professor e do tutor. Sobre o processo de mediação e aprendizagem, o trabalho está embasado nas análises do uso das tecnologias digitais na utilização por parte dos professores no ensino superior. A metodologia fundamenta-se na pesquisa por meio de formulário eletrônico como instrumento de coleta de dados. Os resultados apontaram problemas enfrentados no conhecimento das ferramentas de TDICs aplicadas na educação superior. Conclui-se que em função das inovações tecnológicas, os professores encontram-se desatualizados, sugerindo-se capacitação mais frequente na área das inovações tecnológicas, dando ao professor o direito de acompanhar as constantes mudanças que acontecem na educação digital, mas também por sua proposta inicial de permanecer como um centro de oferta de cursos a distância na instituição pesquisada. Portanto, essa pesquisa busca uma melhoria contínua dos processos educacionais aliados aos tecnológicos, para contribuir nas sequências pedagógicas e da aprendizagem do discente, docente e instituição de ensino.
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