UTILIZAÇÃO DAS FERRAMENTAS DE TECNOLOGIAS DIGITAIS DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO PELO PROFESSOR NO ENSINO SUPERIOR

Autores

DOI:

https://doi.org/10.17648/2596-058X-recite-v4n2-4

Palavras-chave:

Pesquisa, Educação Superior, Capacitação

Resumo

Este artigo investiga a relação dos professores com as Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação (TDICs) na educação e o uso das ferramentas adequadas a serem aplicados em cursos a distância e presenciais, cujo objeto de investigação são as tecnologias da informação e comunicação como ferramenta no processo ensino-aprendizagem no ensino a distância e presencial, sempre visando à melhor capacitação profissional do professor e do tutor. Sobre o processo de mediação e aprendizagem, o trabalho está embasado nas análises do uso das tecnologias digitais na utilização por parte dos professores no ensino superior. A metodologia fundamenta-se na pesquisa por meio de formulário eletrônico como instrumento de coleta de dados. Os resultados apontaram problemas enfrentados no conhecimento das ferramentas de TDICs aplicadas na educação superior. Conclui-se que em função das inovações tecnológicas, os professores encontram-se desatualizados, sugerindo-se capacitação mais frequente na área das inovações tecnológicas, dando ao professor o direito de acompanhar as constantes mudanças que acontecem na educação digital, mas também por sua proposta inicial de permanecer como um centro de oferta de cursos a distância na instituição pesquisada. Portanto, essa pesquisa busca uma melhoria contínua dos processos educacionais aliados aos tecnológicos, para contribuir nas sequências pedagógicas e da aprendizagem do discente, docente e instituição de ensino.

Publicado

2020-01-29

Como Citar

Tagarro, W. X., Lima, A. de A., da Fonseca, J. J. R., Stavrakakis, R., Jatobá, A., & Freitas, V. G. G. (2020). UTILIZAÇÃO DAS FERRAMENTAS DE TECNOLOGIAS DIGITAIS DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO PELO PROFESSOR NO ENSINO SUPERIOR. REVISTA CARIOCA DE CIÊNCIA, TECNOLOGIA E EDUCAÇÃO, 4(2), 39–59. https://doi.org/10.17648/2596-058X-recite-v4n2-4

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)