IMPACTOS NA SAÚDE SOCIOEMOCIONAL DOS EDUCADORES DURANTE A PANDEMIA DE COVID-19

PRÁTICAS E DESAFIOS EM TEMPOS DE PANDEMIA

Autores

Palavras-chave:

Covid-19, Educação, Impactos, Saúde emocional

Resumo

O presente artigo buscou analisar os impactos na saúde socioemocional dos educadores frente ao cenário de pandemia do novo coronavírus e o papel da escola neste processo. Para tanto, procurou-se estruturar este artigo através de questionário voltado a professores através de uma pesquisa de caráter descritivo e exploratório. Com base nos resultados apresentados, concluímos que muitos são os problemas enfrentados por profissionais de ensino em decorrência da pandemia e do isolamento social provocado pelo COVID-19, portanto se faz necessário o desenvolvimento das competências socioemocionais para que estes profissionais consigam lidar com suas emoções, reduzindo os prejuízos emocionais causados.

Referências

BRASIL. Base Nacional Comum Curricular. Brasília: MEC, 2017. Disponível em: http://basenacionalcomum.mec.gov.br/a-base
GOLEMAN, Daniel; SENGE, Peter. O foco triplo: Uma abordagem para a educação. Objetiva, 2015.
Nakano, T. C. Psicologia positiva aplicada à educação. São Paulo: Vetor, 2018.

Publicado

2020-09-29

Como Citar

Tomaz da Silva, P. F., Ribeiro Batista, A. A., & Trotta, L. M. (2020). IMPACTOS NA SAÚDE SOCIOEMOCIONAL DOS EDUCADORES DURANTE A PANDEMIA DE COVID-19: PRÁTICAS E DESAFIOS EM TEMPOS DE PANDEMIA. REVISTA CARIOCA DE CIÊNCIA, TECNOLOGIA E EDUCAÇÃO, 5(especial), 80–82. Recuperado de https://recite.unicarioca.edu.br/rccte/index.php/rccte/article/view/134