Relações entre acessibilidade e colaboração em três ambientes virtuais
DOI:
https://doi.org/10.17648/2596-058X-recite-v3n2-6Palavras-chave:
Acessibilidade. Colaboração. Ambientes virtuais. Deficiência visual.Resumo
Esta pesquisa tem como objetivo investigar se os problemas de acessibilidade afetam a colaboração por participantes com deficiência visual em três ambientes virtuais averiguados. Para tal, a análise da acessibilidade destas ferramentas foi realizada de dois modos: com o uso ferramentas de validação automática, e validação com usuário real. Participaram do processo uma professora cega e uma estudante com baixa visão. A partir dos resultados das validações, foi possível identificar que nem todo problema de acessibilidade implicará dificuldade na colaboração. Contudo, os problemas referentes à descrição de botões, links, formulários, imagens e vídeos não somente obstaculizam a colaboração, como também impedem a utilização autônoma dos ambientes.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
O autor vem por meio desta declarar que o artigo, aprovado para publicação na Revista Carioca de Ciência, Tecnologia e Educação é um trabalho original, que não foi publicado ou está sendo considerado para publicação em outra revista, que seja no formato impresso ou no eletrônico. O autor do manuscrito em questão, também:
- Declara que participei suficientemente do artigo para tornar pública minha responsabilidade pelo conteúdo.
- Declara que o uso de qualquer marca registrada ou direito autoral dentro do manuscrito foi creditado a seu proprietário ou a permissão para usar o nome foi concedida, caso seja necessário.
- Declara que todas as afirmações contidas no manuscrito, são fatos, são verdadeiras ou baseadas em pesquisa com razoável exatidão.
- Declara que concordo que os direitos autorais referentes o artigo acima referenciado se tornarão propriedade exclusiva da Revista Carioca de Ciência, Tecnologia e Educação.