AS CONTRIBUIÇÕES DA NEUROCIÊNCIA NA EDUCAÇÃO
POSSIBILIDADES PARA UMA APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA
DOI:
https://doi.org/10.17648/2596-058X-recite-v5n1-2Palavras-chave:
Neurociência, Aprendizagem Significativa, Informática EducativaResumo
O presente artigo apresenta um panorama dos estudos e aplicação da Neurociência na Educação com dados oficiais de avaliações externas do desempenho escolar no Brasil, por meio de uma revisão bibliográfica. Estabelece uma análise a partir de levantamento de dados por meio de questionário online com professores, que desempenham atividades com recursos tecnológicos digitais no processo ensino e aprendizagem em uma rede municipal de ensino no Estado do Rio de Janeiro. A partir dos dados indicativos sobre a temática da Neurociência na Educação fica evidente a necessidade de investimento na formação inicial e continuada dos professores, de forma que o processo ensino e aprendizagem ocorra em uma perspectiva colaborativa, em que professores e alunos possam interagir. Sendo o aluno o protagonista da aprendizagem, ativo e integrado às atividades que constituem o aprendizado. E assim todos os atores do processo educativo possam contribuir para a construção de um currículo com viés mais colaborativo que conduza para uma aprendizagem significativa.
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